Curso Online de A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL
4 estrelas 4 alunos avaliaram

Curso Online de A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL

Este curso possibilitará ao leitor fazer uma reflexão sobre a formação dos professores nos dias atuais. O mesmo aponta os aspectos: pesso...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso possibilitará ao leitor fazer uma reflexão sobre a formação dos professores nos dias atuais. O mesmo aponta os aspectos: pessoal e profissional do professor como meio para superar as dificuldades encontradas no cotidiano escolar.

Maria Salete da Conceição,formações: Magistério , pela Escola Professor Manuel Joaquim Leite Cedro-Pe e graduada em Pedagogia licenciada em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Nove de Julho de São Paulo - SP, Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Educacional. Atua aproximadamente há 10 anos na Educação Infantil.


"Bastante interessante, principalmente na informação de como bustar a identidade do professor e do aluno, e como elas devem interagir para que haja uma harmonia entre o transmissor e o receptor da informação. Para que ocorra a integração perfeita, não basta uma das partes apenas querer, vai bem além dessa metotologia empregada por muitos profissionais e até mesmo do agente receptor."

- Hemeterio Joaquim Moreira Charão

"Gostei muito dos cursos. Muito Obrigada e boa tarde!"

- Maria Luiza Dos Santos Marques

- Cristiane Pereira Dos Santos De Azevedo

"Muito interessante, adorei, vai me ajudar muito na minha profissão."

- Maria Aparecida Tavares Silva

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • a formação do professor e a construção da identidade pessoal e profissional.

  • Introdução

    introdução

    nas últimas décadas a formação do professor tem sido tema central nas propostas de reformas educacionais.

  • por muito tempo a formação docente teve como foco o conhecimento de conteúdos, ou seja, visava um professor com um conhecimento específico nas disciplinas que iria ensinar. mas atualmente o conhecimento é considerado tão importante, quanto as atitudes na ação educativa.

  • segundo alarcão (2003, p31), o professor nos dias de hoje tem que desenvolver competências relacionadas a estruturar, dinamizar situações de aprendizagem, auto confiança nas capacidades individuais para aprender.

  • nesse sentido, a relação professor aluno, vai além da transmissão de conteúdos, envolve as características psicológicas de ambos. sua formação vai além da aquisição de conhecimentos, é um processo de desenvolvimento pessoal.

  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

    a formação do professor

  • segundo amaral (1994, p15), a formação dos professores precisa ser revista, uma vez que a diversidade de alunos, coloca o professor diante de situações existenciais pouco compreendidas e estudada tornando de essencial importância a inclusão do professor por meio de uma capacitação que venha “abarcar” não só habilidades e conhecimentos técnicos, mais também uma reflexão sobre os conteúdos internos desses profissionais.

  • diante do exposto vale ressaltar as considerações de nóvoa (1992, p17), de que:
    “não é concebível uma formação que separe o “eu profissional” do “eu pessoal” em virtude de que ser professor nos obriga a opções constantes que cruzam nossa maneira de ser com a maneira de ensinar e que desvendam na nossa maneira de ensinar a nossa maneira de ser”.

  • com base na citação pressupõe-se que o lado profissional e pessoal do educador, estão interligados.
    ao iniciar o curso de formação inicial, os alunos já possuem saberes sobre o que é ser professor. esses saberes dizem respeito a sua experiência de aluno que vivenciou com diferentes professores durante sua vida escolar.

  • os conteúdos ensinados podem até ser esquecidos, mas os bons professores, que contribuíram para a sua formação humana, esses não são esquecidos, farão parte da sua trajetória profissional.

  • sendo assim, o conhecimento só se torna significativo, quando vivenciado na prática de forma contextualizada. a competência profissional está vinculada a um processo de ação-reflexão do professor num processo contínuo de busca de conhecimentos e da identidade profissional.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
  • A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL DO PROFESSOR.
  • O autor Ibérnon (2001, p16) cita que:
  • Considerações Finais
  • Sites sugeridos para aprofundar estudos sobre o tema
  • Bibliografia ALARCÃO,Isabel: Professores Reflexivos, em uma Escola Reflexiva IBÈRNON, Francisco: Formação Docente e Profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza.2 ed. São Paulo, Edit. Cortez, 2001.