Curso Online de AUTISMO E EDUCAÇÃO - Portfólios de atividades para trabalhar com PECS (PARTE 1)
4 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de AUTISMO E EDUCAÇÃO - Portfólios de atividades para trabalhar com PECS (PARTE 1)

PECS foi desenvolvido em 1985 como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transt...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

PECS foi desenvolvido em 1985 como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. Usado pela primeira vez num programa em Delaware ‘Delaware Autistic Program’, PECS tem recebido reconhecimento mundial por focar no componente de iniciação de comunicação. PECS não requer materiais complexos ou caros. Foi criado pensando em educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma variedade de situações.

PECS começa ensinando uma pessoa a dar uma figura de um item desejado para um "parceiro de comunicação", que imediatamente aceita a troca como um pedido. O sistema passa a ensinar a discriminação de figuras e como juntá-las formando sentenças. Nas fases mais avançadas, os indivíduos aprendem a responder perguntas e fazer comentários.

O protocolo de ensino PECS é baseado no livro de BF Skinner, Comportamento Verbal, de tal forma que operantes verbais funcionais são sistematicamente ensinados usando dicas e estratégias de reforço que levarão a uma comunicação independente. Dicas verbais não são usadas, construindo assim início imediato e evitando a dependência de dicas.

Professora, Pedagoga, Especialista em Supervisão Escolar, Especialista em Educação Infantil Especialista em Neuropsicopedagogia Mestra em Ciências da Educação Simone Helen Drumond Ischkanian é autora do Projeto: Autismo e Educação(portfólios de atividades educacionais)- Os portfólios educacionais de autoria de Simone Helen Drumond Ischkanian, foram projetados em diversos níveis cognitivos e motor. O método e as técnicas estão embasadas no lúdico, com o uso de recursos concretos. As técnicas compreendem que alguns autistas têm dificuldades de relacionamento e de conexão com as pessoas à sua volta, por isso, vale-se de motivações com recursos lúdicos e brinquedos pedagógicos. Os procedimentos metodológicos não oferece falsas esperanças educacionais, mas viabiliza recursos pedagógicos aos pais, educadores e terapeutas de como é possível desenvolver as habilidades de um autista. As técnicas planejadas nos portfólios são a favor do cérebro do autista, por isso, quando algumas atividades são trabalhadas por mais de uma vez, elas são aliadas a etapas de evolução cognitiva e motora. Quando o autista revela que desenvolveu aquela habilidade, logo o portfólio seguinte amplia a motivação e permite que o conteúdo possa ser ampliado e ensinado de diversos pontos de vistas. A resposta são as competências reveladas pelo autista. A partir dos comportamentos ritualistas são planejadas atividades lúdicas de contato ocular, desenvolvimento social e inclusão de diversos conteúdos que permitem o autista projetar-se educacionalmente.


- Eliane De Saousa Maximo

- Patricia Oliveira De Souza

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.

Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • PECS foi desenvolvido em 1985 como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. Usado pela primeira vez num programa em Delaware ‘Delaware Autistic Program’, PECS tem recebido reconhecimento mundial por focar no componente de iniciação de comunicação.
  • PECS não requer materiais complexos ou caros. Foi criado pensando em educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma variedade de situações.
  • PECS começa ensinando uma pessoa a dar uma figura de um item desejado para um "parceiro de comunicação", que imediatamente aceita a troca como um pedido.
  • O sistema passa a ensinar a discriminação de figuras e como juntá-las formando sentenças.
  • Nas fases mais avançadas, os indivíduos aprendem a responder perguntas e fazer comentários.
  • O protocolo de ensino PECS é baseado no livro de BF Skinner, Comportamento Verbal, de tal forma que operantes verbais funcionais são sistematicamente ensinados usando dicas e estratégias de reforço que levarão a uma comunicação independente. Dicas verbais não são usadas, construindo assim início imediato e evitando a dependência de dicas.
  • DRUMOND. Simone Helen Ischkanian. AUTISMO E EDUCAÇÃO - Portfólios de atividades para trabalhar com PECS (PARTE 1)