Curso Online de Comunicação Alternativa

Curso Online de Comunicação Alternativa

SEJA BEM VINDO AO CURSO COMUNICAÇÃO ALTERATIVA. O curso de Comunicação alternativa tem o intuito de compilar informações para que os int...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

SEJA BEM VINDO AO CURSO COMUNICAÇÃO ALTERATIVA. O curso de Comunicação alternativa tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu conhecimento sobre as principais características da área, tais como: comunicação facilitada, tratamento e educação do autista, potencializadores da educação, símbolos, recurso e técnicas.

Desenvolvimento de cursos online. São mais de 1200 cursos apresentados em diversas áreas de formação.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Comunicação Alternativa

    08
    HORAS

  • Seja bem vindo

    Ao curso

    Comunicação Alternativa

  • Curso livre

    Modalidade online.

    O curso de Comunicação alternativa tem o intuito de compilar informações para que os interessados sobre a temática possam aprimorar seu conhecimento sobre as principais características da área, tais como: comunicação facilitada, tratamento e educação do autista, potencializadores da educação, símbolos, recurso e técnicas.

  • SISTEMA BLISS

    O Sistema Bliss, desenvolvido pelo austríaco Charles K. Bliss, foi um dos primeiros sistemas gráficos de símbolos a ser criado entre 1942 e 1965, porém, com o objetivo de ser uma linguagem universal entre os homens e não como comunicação alternativa às pessoas com distúrbios de comunicação.

  • O sistema de símbolos Bliss é um sistema simbólico gráfico-visual, não vocal, aumentativo ou substituto da comunicação e com ajuda, uma vez que necessita de algo externo ao indivíduo uma tabela de símbolos. É formado por 100 símbolos básicos.

  • O Sistema de Símbolos Bliss foi o resultado do trabalho do austríaco Karl Blitz durante 20 anos. É indicado para pessoas com problemas de expressão oral e que tenham possibilidades de adquirir novas aprendizagens, por crianças e jovens com problemas de aprendizagem e indivíduos que não estão preparados para utilizar o alfabeto gramatical e que necessitam de um extenso vocabulário.

  • As tabelas de comunicação utilizadas são superfícies de madeira, acrílico, cartolina ou plástico onde são colocados os símbolos gráficos. Estes quadros são postos na frente do utilizador, para que este possa selecionar o símbolo que deseja, apontando com o dedo ou com o olhar.
    Pode também ser utilizado um sistema informático, o que permite utilizar um vocabulário mais extenso e variado.
    Pessoas com boas capacidades inteletuais são capazes de usar este sistema com grande habilidade, usando tabuleiros que podem apresentar entre 150 e 400 símbolos

  • O sistema Bliss foi o resultado do trabalho do austríaco Karl Blitz durante 20 anos.
    Nascido na Áustria foi enviado para um campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial. Conseguiu fugir para Inglaterra e mudou o nome para Charles Bliss.
    Uma vez refugiado na China, constatou que, apesar de existirem vários dialetos não compreendidos por todos os chineses, a escrita era compreendida por todos. Devia-se tal ao facto deste tipo de escrita ser baseado em conceitos, representados por um conjunto de símbolos relacionados.
    Descobriu assim uma forma de pôr em prática a sua ideia: elaborar um sistema baseado não em sons mas em significados.
    Ainda que não fosse esse o seu objetivo, o seu sistema gráfico de símbolos foi o primeiro adotado na comunicação alternativa e aumentativa.

  • Em relação à composição, os símbolos podem ser simples, quando os seus componentes não podem ser decompostos, ou compostos, constituídos por símbolos simples combinados para criar outro significado. Estes últimos podem ser sobrepostos, quando uns elementos são colocados por cima de outros; sequenciais, quando os elementos são colocados lado a lado; mistos, quando resultam da sobreposição e sequenciação ao mesmo tempo.
    Os símbolos simples podem ser pictográficos, quando se parecem com aquilo que representam; ideográficos, se representam ideias; de dupla significação, se tanto podem ser considerados pictográficos como ideográficos; arbitrários, se a sua forma não tem uma relação convencional com o significado.
    Como referência para a elaboração de cada símbolo, existe um quadrado. A linha superior corresponde à linha do céu, enquanto a inferior equivale à linha da terra. Acima da linha do céu, a uma distância de meio quadrado de referência, localizam-se os indicadores (sendo os mais usados os de plural, atributo, ação, passado, futuro).Para alterar os significados, existem ainda símbolos designados por estratégias, como por exemplo, o símbolo de «oposição» ou «parte de», que podem ser combinados com os símbolos.

  • Os símbolos estão organizados da esquerda para a direita segundo a ordem sujeito-ação-complemento, de forma a facilitar a construção sintática da língua falada.
    Existem seis categorias vocabulares, apresentando cada uma cor específica (o que torna a tabela mais atrativa, permite maior agilidade na seleção e facilita a memorização).
    O símbolo, o seu contorno ou o seu fundo são, então, coloridos da seguinte forma:
    Amarelo pessoas ou pronomes pessoais; Verde verbos; Laranja substantivos; Azul adjetivos e advérbios; Rosa expressões sociais; Branco restantes símbolos (ex.: preposições, dias da semana).
    Na parte superior da tabela está localizado o alfabeto e na parte lateral direita a numeração.
    Cada símbolo tem como parte integrante a glosa, ou seja, a palavra correspondente ao significado.

  • É indicado para pessoas com problemas de expressão oral e que tenham possibilidades de adquirir novas aprendizagens (ex.: paralisia cerebral, deficiência mental surdos, afásicos, autistas e adultos com doenças degenerativas), por crianças e jovens com problemas de aprendizagem e indivíduos que não estão preparados para utilizar o alfabeto gramatical e que necessitam de um extenso vocabulário.
    Pode ser usado por pessoas de qualquer faixa etária.
    Antes de ser introduzido é necessário avaliar determinadas caraterísticas do indivíduo: capacidades cognitivas, nível de representação simbólica, discriminação visual (da forma, tamanho e orientação dos símbolos), capacidades motoras (necessárias para indicar o símbolo pretendido) e acuidade e compreensão auditiva e visual.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Comunicação Alternativa
  • SISTEMA BLISS
  • SISTEMA PICTOGRÁFICO
  • COMUNICAÇÃO FACILITADA
  • ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
  • SÍMBOLOS, RECURSO E TÉCNICAS
  • POTENCIALIZADORES DA EDUCAÇÃO
  • COMUNICAÇÃO BASEADA EM FIGURAS
  • TRATAMENTO E EDUCAÇÃO DO AUTISTA
  • PRINCIPAIS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
  • CUIDADOS NA MANUTENÇÃO DO RECURSO
  • COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS MAIS JOVENS