Curso Online de Ética e Cidadania
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Curso Online de Ética e Cidadania

A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada socied...

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A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, certa tradição cultural, etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político. Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Exceto quando atacada: justifica-se dizendo-se universal, supostamente válida para todos. 

Engenheiro Civil, graduado na Universidade Federal do Ceará (UFC) no ano de 2005, com pós-graduação Lato Sensu no Curso de Gestão e Direito de Trânsito na FALC, curso de extensão universitária em Meio Ambiente, curso de extensão universitária em Higiene e Segurança do Trabalho, curso de extensão em CAD, curso de extensão em orçamentos públicos e planejamento estratégico e vários outros curso na área da tecnologia, tendo experiência em gerenciamento e planejamento estratégico de obras de engenharia civil de alta complexidade técnica de segurança em trabalhos em altura e em projetos de arquitetura, cálculo estrutural, instalações hidro-sanitárias. Experiência voltada na elaboração de orçamentos, laudos técnicos, inspeções prediais, avaliações de imóveis e perícias na área da engenharia civil.


- Raiane Araujo Lopes

- Rafael Monteiro Brucelli

- Avelina Pimentel

- Fernando Jorge Dos Santos Pedrosa

- Solange Espedita Calucio Dos Santos

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    Manual do Aluno

  • Autor: Ronaldo M. Fernandes

    Curso de Ética e Cidadania

  • A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, certa tradição cultural, etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político. Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Exceto quando atacada: justifica-se dizendo-se universal, supostamente válida para todos. 

    A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, certa tradição cultural, etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político. Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Exceto quando atacada: justifica-se dizendo-se universal, supostamente válida para todos. 

    Ementa do Curso

  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    INTRODUÇÃO

    Nosso cotidiano vive sempre em busca do sentido das pessoas e das coisas à nossa volta. Esse sentido emerge da participação, da fraternização e do amor que mantêm permanentemente a complementaridade, como acredita Edgar Morin (2003).“Esse mundo não tem sentido sem nosso olhar que lhe dá forma. Como então refletir sobre essa qualidade formal para buscar a flexibilidade necessária diante de uma realidade que é apenas formalizável?”.

  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    Valorizar o erro, as dúvidas, o imprevisível disponibiliza-nos a aprender formas alternativas de viver e conviver.
    “A busca de satisfação material por sí só não garante a qualidade de vida e a sustentabilidade da Sociedade, uma vez que a criação de oportunidades implica o desenvolvimento humana. A educação é vista como mola propulsora que preservarão futuro de novas gerações. ”(Marlene  Marra,2004).

  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    Tal como Freire(1993), concebemos a educação como um processo permanente e contínuo de mudança , no qual estamos sempre nos educando.
    A construção de novos significados, a emergência da qualificação do conhecimento real, o compromisso ético de participação, a teoria e prática do Socius na compreensão relacional do sujeito, bem como todas as demais teorias que falam da importância da construção de uma realidade na interação, são pressupostos da pós-modernidade. Transformam padrões e atitudes e promovem novas possibilidades de intervenções interativas e abordagens, gerando mudanças epistemológicas e paradigmáticas.

  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    O sujeito está ligado à linguagem e à cultura e intercomunica-se com seus pares. Mediante esse instrumento, que é a linguagem verbal e não-verbal, pode tomar consciência de si mesmo- auto -referência. Esse sujeito está, ainda, ligado ao princípio da incerteza, no qual ordem, desordem e ambivalências convivem num mesmo contexto, dando ao sujeito a liberdade de escolhas entre várias alternativas. A questão não é viver na desordem, mas dar lugar a uma nova ordem.

  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    O ser humano é de natureza multidimensional. A realidade é, por conseguinte, multifacetada, sendo renovada, experimentada e criada pelos organismos vivos, pelos sistemas, assim como pelas famílias, pelos grupos sociais e pelas sociedades, mediante conversações, significados e vivências que descrevem a auto- referência das pessoas e dos grupos (Morin, 1996).


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  • 1 - APRESENTAÇÃO
  • 2 - O AGENTE SOCIAL QUE TRANSFORMA
  • 3 - A ORGANIZAÇÃO DA PERCEPÇÃO SOCIAL
  • 4 - O PENSAMENTO SISTÊMICO
  • 5 - ANTROPOLOGIA CULTURAL
  • 6 - COMUNIDADE E SOCIEDADE
  • 7 - ÉTICA E CULTURA
  • 8 - COMO EXERCEMOS A CIDADANIA?
  • 9 - CIDADANIA 
  • 10 - REFERÊNCIAS