Curso Online de HISTÓRIA DA ARTE - EJA

Curso Online de HISTÓRIA DA ARTE - EJA

DESTINA-SE A PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM NA ÁREA DE LINGUAGENS, ESPECIFICAMENTE EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, COM O OBJETIVO DE LEVAR CO...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 15 horas

Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

DESTINA-SE A PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM NA ÁREA DE LINGUAGENS, ESPECIFICAMENTE EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, COM O OBJETIVO DE LEVAR CONHECIMENTO DE FORMA CRONOLÓGICA, OPORTUNIZANDO MAIOR COMPREENSÃO DOS PERÍODOS HISTÓRICOS DA HUMANIDADE, REPRESENTADOS ATRAVÉS DA ARTE. CONTÉM, ALÉM DO CONTEÚDO,ATIVIDADES E AVALIAÇÃO FINAL.

Formada em Educação Artística pela FAAP/SP-1978. Especialista em Arte e Comunicação Visual-IVE - Várzea Grande/MT. Professora Formadora do CEFAPRO/Cuiabá/MT- Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso.Tutora em Licenciatura em Arte pelo Claretiano. Atualmente professora de escola pública.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • PROFA. ESPECIALISTA
    MARLY SILVA DE ALMEIDA PEREIRA

    2015

    HISTÓRIA DA ARTE
    EJA

  • PALEOLÍTICO
     A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista  pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual se procurava interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem.

    CAPÍTULO I

    2

  • 3

    Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas.
    O homem deste período era nômade.
    Instrumentos de marfim, ossos, madeira e pedra: machado, arco e flecha, lançador de dardos, anzol e linha.
    Desenvolvimento da pintura e da escultura.
    Os artistas do Paleolítico realizaram também trabalhos em escultura.

  • Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Destaca-se: Vênus de Willendorf.
    Principais características:
    Aproximadamente 5.000.000 a 25.000 a.C.
    Caça, pesca e coleta de frutos comestíveis.
    Descoberta do fogo.
    Instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados.
    Eram nômades.

    4

  • 5

  • 6

    NEOLÍTICO
     
    A fixação do homem da Idade da Pedra Polida, garantida pelo cultivo da terra e pela manutenção de manadas, ocasionou um aumento rápido da população e o desenvolvimento das primeiras instituições, como família e a divisão do trabalho. Assim, o homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer pano, de fabricar cerâmicas e construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo. Conseguiu ainda, produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais.
    Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte. O homem, que se tornara um camponês, não precisava mais ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização.

  • Como consequência surge um estilo simplificador e geometrizante, sinais e figuras mais que sugerem do que reproduzem os seres. Os próprios temas da arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva. Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto, também esculturas de metal.
    Desse período temos as construções denominadas dolmens. Consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra era colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto. E o menir, que era monumento megalítico, consiste num único bloco de pedra fincado no solo em sentido vertical.

    7

  • 8

    O Santuário de Stonehenge, no sul da Inglaterra, pode ser considerado uma das primeiras obras da arquitetura que a História registra. Ele apresenta um enorme círculo de pedras erguidas a intervalos regulares, que sustentam traves horizontais rodeando outros dois círculos interiores. No centro do último está um bloco semelhante a um altar. O conjunto está orientado para o ponto do horizonte onde nasce o Sol no dia do solstício de verão, indício de que se destinava às práticas rituais de um culto solar. Lembrando que as pedras eram colocadas umas sobre as outras sem a união de nenhuma argamassa.

  • 9

    Principais características:
    Instrumentos de pedra polida, enxada e tear.
    Início dos cultivos do campo.
    Artesanato, cerâmica e tecidos
    Construção de pedra.
    Primeiros arquitetos do mundo.
    Vida coletiva.
    Início das aldeias.

  • 10

    ATIVIDADES
    1) Descreva em tópicos comparativos o que diferencia o Período Paleolítico do Neolítico.
    2) Observar na internet as imagens desses períodos, observando as que fazem parte do Paleolítico, bem como as do Neolítico.

  • 11


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • SUMÁRIO
  • CAPÍTULO I
  • PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO ------------------------------------------------ 02
  • MESOPOTÂMIA E ARTE EGÍPCIA --------------------------------------------- 12
  • ARTE GREGA E ARTE ROMANA ----------------------------------------------- 20
  • ARTE CRISTÃ PRIMITIVA E ARTE BIZANTINA --------------------------------- 31
  • IDADE MÉDIA: ARTE ROMÂNICA E ARTE GÓTICA ------------------------------- 37
  • CAPÍTULO II
  • RENASCIMENTO E MANEIRISMO ---------------------------------------------- 49
  • BARROCO E ROCOCÓ ------------------------------------------------------- 67
  • NEOCLASSICISMO --------------------------------------------------------- 80
  • ROMANTISMO ------------------------------------------------------------- 86
  • REALISMO --------------------------------------------------------------- 90
  • IMPRESSIONISMO --------------------------------------------------------- 94
  • EXPRESSIONISMO --------------------------------------------------------- 98
  • ART NOUVEAU ----------------------------------------------------------- 101
  • CAPÍTULO III
  • ARTE NO SÉCULO XX: CUBISMO ------------------------------------------- 105
  • FUTURISMO ----------------------------------------- 112
  • FOVISMO ------------------------------------------- 116
  • ABSTRACIONISMO ------------------------------------ 119
  • DADAÍSMO ------------------------------------------ 126
  • SURREALISMO --------------------------------------- 130
  • OP ART E POP ART ---------------------------------- 135
  • SUPREMATISMO -------------------------------------- 142
  • CONSTRUTIVISMO ------------------------------------ 146
  • ARTE MODERNA NO BRASIL ------------------------------------------------ 149
  • BIBLIOGRAFIA ---------------------------------------------------------- 158
  • RESPOSTAS DAS ATIVIDADES, SUGESTÕES E AVALIAÇÃO FINAL ----------------- 159
  • INTRODUÇÃO
  • Arte está entre os homens, desde seu surgimento, como forma de expressão e registro da história da humanidade; e para que possamos compreender a evolução dessa história através de imagens, formas, cores e construções, é necessário que conheçamos cronologicamente o seu caminhar. Assim, poderemos compreender os diversos estilos, de acordo com o processo econômico, político e social de cada época.
  • Esse material visa oferecer o entendimento de maneira geral, oportunizando o conhecimento do processo evolutivo dos homens, através dos tempos.
  • Para que o aproveitamento desses estudos seja mais rico, seria interessante que, a cada um dos estilos estudados, façamos uma ?viagem? na internet ou em livros, observando as obras realizadas no período.
  • Professora Especialista
  • Marly Silva de Almeida Pereira