Curso Online de INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL

Curso Online de INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL

PARABÉNS POR PARTICIPAR DO CURSO INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL CURSO DESTINADO A PROFISSIONAIS E ESTUDANTES. CAR...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

PARABÉNS POR PARTICIPAR DO CURSO INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL

CURSO DESTINADO A PROFISSIONAIS E ESTUDANTES.

CARGA HORÁRIA 10 HORAS AULA.

Desenvolvimento de cursos online. São mais de 1200 cursos apresentados em diversas áreas de formação.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL

  • SEJA BEM VINDO(A) AO CURSO

    A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL

  • CURSO DESTINADO AOS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DA GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO.

    NÃO EXISTE PRÉ REQUISITO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO.

  • OBJETIVO DO CURSO

    Estudar a Geografia no Brasil, no que tange sua história e as mudanças ocorridas no intercâmbio de localidades e culturas.

  • INTRODUÇÃO

    A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente (Geografia Humana). Para alguns a Geografia também pode ser uma prática humana de conhecer onde se vive para compreender e planejar o espaço onde se vive. Um dos temas centrais da geografia é a relação homem-natureza. A natureza é entendida aqui como as forças que geraram ou contribuem para moldar o espaço geográfico, isto é, a dinâmica e interações que existem entre a atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. O homem é entendido como um organismo capaz de modificar consideravelmente as forças da natureza através da tecnologia..

  • Há muitas interpretações do que seria o objeto geográfico. Ratzel afirma que a Geografia estuda as "relações recíprocas entre sociedade e meio, entre a vida e o palco de seus acontecimentos". Filósofos que buscaram criar uma ontologia marxista, como Georg Lukács, influenciaram a construção de um modelo de análise do objecto da Geografia. Milton Santos se debruçou sobre a construção de um modelo ontológico, explicitado na análise dialética do movimento da "totalidade para o lugar".

  • Uma afirmação comum é de que Há tantas geografias quanto forem os geógrafos. Apesar de as múltiplas possibilidades de orientações teórico metodológicas caminharem em direções diferentes, deve-se respeitar a caracterização da Ciência Geográfica e as formulações acerca de seu objecto.

  • Cabe ainda afirmar que a distinção entre Geografia Humana e Geografia Física se refere aos ramos da Ciência Geográfica, pois as Geograficidades não apresentam essa fragmentação, decorrente exclusivamente da construção do conhecimento sobre a realidade.

  • De qualquer forma a ciência deve dar conta de questionar a relação dialética do homem com a natureza, é impossível analisar o "meio natural" sem entender a relação que tem com o homem e da mesma forma é impossível analisar o "meio social" sem compreender as determinações que vem da relação que tem com a natureza. Há ainda discussões entre a Geografia técnica e a Geografia escolar, porem ambas as parte do conhecimento cientifico apurado através do questionamento da razão, ou seja, "advém" da filosofia grega.

  • Princípios básicos
    O estudo da geografia compreende quatro linhas de investigação principais: São elas:
    a localização de acidentes geográficos, localidades e povos;
    a descrição das diversas partes do mundo e o estudo das diferenças existentes entre elas;
    a explicação da origem dos diferentes acidentes geográficos do globo terrestre;
    o estabelecimentos de relações espaciais entre os acidentes e regiões.

  • Uma das principais tarefas da geografia é dizer onde se situam as diferentes localidades do mundo e interpretar as vantagens e as desvantagens da localização. Assim que o homem começou a se afastar dos limites da sua casa, precisou medir as distâncias e registrar essas medidas. Começou a desenhar mapas grosseiros para mostrar as distâncias e as direções. No século XV, quando começou a grande era das explorações, mais que nunca foram necessários cartógrafos (desenhistas de mapa) para registrar as descobertas dos novos continentes e oceanos.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • A EVOLUÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL
  • INTRODUÇÃO
  • ASPECTO HISTORICOS
  • Epistemologia
  • RAMOS DA GEOGRAFIA
  • A Geografia como Disciplina Escolar
  • Milton Santos