Curso Online de Sociologia e Educação
4 estrelas 41 alunos avaliaram

Curso Online de Sociologia e Educação

É partir da educação que os homens conseguem ensinar uns aos outros como fazer coisas, ou seja ensinam como eles devem ? aprender. Estam...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 2500 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

É partir da educação que os homens conseguem ensinar uns aos outros como fazer coisas, ou seja ensinam como eles devem ? aprender. Estamos falando de educação num sentido bem amplo, e não só aquela que se restringe á escola.
Desta forma, o ser humano consegue transmitir seus conhecimentos para outro, seja aqui no Brasil numa tribo de índios bem afastada da zona urbana, ou numa grande metrópole como Nova York, nos Estados Unidos. Mas, embora isso ocorra em todos os lugares, esse processo transmissão não dá de uma única forma! Sabe por que existe um elemento social chamado Diversidade cultural, ou seja, as culturas das sociedades humanas são diferentes. Cada sociedade possui uma identidade.

professora, psicopedagoga. graduada e pós graduada em letras-inglês, experiência de 26 anos em sala de aula, coordenadora pedagógica de ensino fundamental I e II. vários cursos em educação.


- Edvaldo Sena De Almeida Filho

- Gabrielle Cristina De Siqueira Marques

- Regina Sephora Sousa Madeiro

- Marisnete Domingos De Souza Duraes

"foi um bom aprendizado ganhei novas experiencias."

- Lea Maria S. Bonfim

"O curso Sociologia e Educação é ecxelente. Possui dados muito importantes para a sociedade atual, é muito bem contextualizado e apresenta referências bibliográficas muito ricas."

- Rosaly Aciole Dos Santos Soares

- Zilyana Moreira Justa

"Gostei muito do curso, embora não seja graduada na area, atuo com formação em padagogia, uma capacitaçao é muito importante, necessitamos estar sempre nos atualizando e o curso veio acalhar. grata e um abraço."

- Neuza Aparecida Miglionari De Souza

"De absorvição pratica e aprendizagem concreta no entendimento teórico."

- Wagner Bertant

"Boa noite, É notável a excelência do Curso. Recomendaria ou melhor já recomendei a alguns colegas. Sugiro se me permitem, um Curso de Sociologia Clássica, Contemporânea e da Violência, pois, sou Graduado em Ciências Sociais e Especialista em Sociologia e gostaria de rever essas áreas da Sociologia com a excelência dos conteúdos que vocês nos proporcionam. Farei a divulgação a todos os meus colegas sem nenhum sobressalto. Sergivano A. Santos"

- Sergivano Antonio Dos Santos

"gostei muito, pois acrecentou muito no meu curriculo."

- Daniela Januário Gelsleichter

"como professora de sociologia, gostei muito do curso, precisamos estar sempre nos atualizando e o curso superou minhas expectativas. parabens! um grande abraço."

- Neuza Aparecida Miglionari De Souza

"Excelente!!! E indiquei aos amigos da universidade!"

- Jorge Alexandre Teixeira Correa

"Muito bom os cursos, adorei !!! Espero ter sempre oportunidade para realizar outros cursps...."

- Juliana Cristina Caetano

"Adorei o curso, bem dinamico e claro nas informções. Consegui compreender o conteúdo, muito bem transmitido facilitando assim o seu entendimento. Que me auxiliou na pratica da sala de aula."

- Prisciele Nipoti Cardoso Ramires

"ainda nao conclui o curso mas ate o ponto que acessei o curso, é otimo, recomendo que todas as pessoas que puder fazer esse curso, faça, pois é de grande importancia para o ensino da Sociologia."

- Rosilene Pereira Serra

- Eliane Luz Brito

"OTIMO"

- Carlos Alberto Samarelli

"Conteúdo excelente."

- Dyrcineia Alves Zan Santana

- Leonilde Zamuner

- Ana Claudia De Lima Barbosa

"Achei o curso muito enriquecedor onde poderei pensar sobre a minha pratica pedagogica."

- Cristiane Aparecida Franzin Baldim

- Silvia Brito De Aguiar

- Jorge Alexandre Teixeira Correa

- Romilda De Oliveira CÉzar

- Margareth De Deus Francisco

- Bruno Formiga Dos Santos

- José Geraldo Barbosa Flor

"Não acho um curso excelente, mas sim muito bom , este curso nos promove conhecimento de tal forma que poderas seguir em frente"

- Raphae Menin Cippola

"Gostei muito,sempre que posso tenho aproveitado para me aperfeiçoar mais fazendo diversos cursos online."

- Rosana De Fátima Coutinho Campos

- Yane Celly Alves Da Silva

- Géssica Flávia De Oliveira Nazário

"Muito bom, através desse curso obtive muitas dicas e conhecimento!"

- Elaine Cristina De Moraes

- Maria Barbosa De Lucena

"Esse curso é muito bem estruturado, pois fala do importante papel que a sociedade tem para poder melhorar a educação de forma geral, citando o conhecimento profundo de alguns autores consagrados."

- João Batista Mendes Aragão

"poderia ser mais detalhdo, com uma linguagem mais clara e objetiva."

- Eugenia N. Cruz

"Boa noite equipe do curso de Sociologia e Educação foi bom mas devria agora ter a 2ª etapa aprofundar um pouco mais estas materia para quem trabalha nos movimentos sociais ,eu sou uma Promotora Legal Popular,goste de ler e estudar e passar a diante os conhecimentos para as pessoas que não tem acesso a essas informações. Mas continuem que esta bom. Abraço atodos. Leonilde Zamuner plp"

- Leonilde Zamuner

- Kely Cristina Dos Santos Nunes

"O curso é bom, mas ficaria ainda melhor se a cada módulo ou ao final de cada curso passássemos por uma avaliação/revisão do material apresentado a fim de testar se o objetivo foi atingido satisfatóriamente. O curso foi bastante válido como revisão de conteúdo."

- Rosemar Bertelli

- Bruno Alves

- Ronaldo Moreira Radimann

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO

    sociologia e educação

    marivaldasousa@yahoo.com.br

    1

  • “ ensinar é um exercício de imortalidade. de alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos, aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. o professor, assim, não morre jamais...”

    olá, vou começar nosso curso contando uma história de rubem alves. você já ouviu falar sobre ele? rubem- permitam-me essa intimidade- é um escritor que contribui para que compreendamos o verdadeiro papel da educação. vamos lá?

    2

    sociologia e educação

  • sociologia e educação
    “ a mariana é minha neta. tem seis anos . entrou para a escola e anuncia orgulhosamente que está no ‘pré a’. ela aguardou este momento com grande ansiedade. agora ela se sente possuidora de uma nova dignidade. está crescendo. está entrando no mundo dos adultos. novas responsabilidades: deveres de casa, pesquisas. passados uns poucos dias do início das aulas ela voltou da escola como um novo dever: uma pesquisa sobre uma palavra que eu nunca usara, não sabia o que era. ela deveria encontrar uma resposta para a seguinte palavra: ‘o que é política?’ [...] reascendeu-se em mim uma antiga convicção de que as escolas não gostam de crianças. convicção que é partilhada por muita gente, inclusive o calvin e o charlie brown. parece que as escolas são máquinas de moer carne: numa extremidade entram as crianças com suas fantasias e seus brinquedos. na outra saem rolos de carne moída, prontos para consumo, ‘formados’ em adultos produtivos.

    3

  • então você concorda com isso? sobretudo,acredita que pode ser agente transformador dessa realidade? como a política e a sociologia poderiam contribuir para essa transformação? ressalte-se que usamos a palavra transformação e não mudança, pois a mudança, nada mais é do que uma transformação adiada.
    nessa perspectiva , estudaremos no decorrer desse curso aspectos da sociologia e da política que podem contribuir para a nossa transformação docente, e, sobretudo, para nos conscientizarmos de que o verdadeiro destino da educação está nas nossas mãos. aliás, em nossa conduta no dia-a-dia com nossos amigos, alunos, familiares etc. porquanto, como já nos disse rubem “ensinar é um exercício de imortalidade”

    4

    sociologia e educação

  • no livro sociologia e educação , o pensador e sociólogo émile durkheim, argumenta que; a palavra educação, tem sido muitas vezes empregada em sentido demasiadamente amplo para designar o conjunto de influências que são exercidas sobre nossa inteligência ao longo da vida. durkheim entende a educação como um fator cultural e social. a educação assim definida, - como um conjunto de influências exercida sobre os indivíduos - é responsável pelas atitudes e ações destes na sociedade.

    5

  • portanto, dada essa a forma da educação, cada sociedade forma o tipo de homem de que deseja e necessita. a educação, do ponto de vista sociológico, é a atividade das gerações adultas exercida sobre as gerações que ainda não alcançou o estado de amadurecimento físico, intelectual, moral e social adequado. durkheim define a educação como a “socialização da criança”. a educação em sua natureza e função, pode ser assim definida por vários pensadores. é a preparação do indivíduo para a vida social, cultural e moral. constitui um fenômeno eminentemente social e cultural. ao longo da história, diferentes sociedades tiveram os mais diferentes sistemas educacionais.

    6

  • ao longo da história, diferentes sociedades tiveram os mais diferentes sistemas educacionais. os indivíduos eram educados de acordo com as regras morais e sociais adotadas por cada sociedade e épocas diferentes. assim foi a história da educação segundo durkheim. uma educação para cada época e para cada povo. cada sistema foi sucedido por outro de acordo com a organização social vigente e as normas sociais e de condutas adotadas. ocorre ainda, de normas de educação diferentes vigorar em espaços geográficos diferentes, como foi o caso de atenas e esparta na grécia. em resumo, durkheim mostra que; diferentes povos, em diferentes lugares e em determinadas épocas, tiveram determinados sistemas de educação que privilegiavam seus ideais de organização social.

    7

  • mas voltando para o modelo de sociedade que temos hoje no brasil

    a sistema educacional brasileiro está inserido no contexto do sistema global capitalista que atualmente se encontra em crise.
    para melhor entendermos tal crise e posteriormente tentar respondê-la é necessária a formação de um projeto político-pedagógico, ou melhor, um projeto de uma educação para a emancipação humana.
    para pensarmos em um projeto emancipatório, temos que analisar algumas questões: a sociedade, o indivíduo e a educação que temos e que queremos. de início fizemos um breve histórico da sociedade que temos, em seguida a perspectiva que temos; posteriormente uma reflexão do indivíduo que temos e que queremos e finalmente um apanhado histórico da educação que temos e sua perspectiva.

    8

  • analisamos a sociedade que temos a partir de um breve histórico. na comunidade primitiva onde o modo de produção era comunal, tudo era feito em comum, não havia classes sociais; em seguida, os povos da antigüidade, onde havia duas classes sociais distintas: a classe dos senhores e dos servos, posteriormente a sociedade na idade média possuía ainda algumas características da sociedade antiga. o meio dominante de produção era a terra e a forma econômica dominante era a agricultura.
    as sociedades pré-modernas não possuíam consciência histórica, eram capazes de reproduzir-se por períodos extremamente longos, o trabalho não constituía uma esfera separada, existia inferioridade social e dependência.

    9

  • por fim, a sociedade moderna que contou com uma força destrutiva para seu progresso; foi a invenção das armas de fogo, ou seja, estavam sendo destruídas as formas pré-modernas, elementos fundamentais do capitalismo passaram a existir porque contaram com a economia militar e de armamento.

    10

  • para ganhar dinheiro as pessoas passaram a vender sua força de trabalho. rompidas as relações naturais com base em laços de sangue em que a nobreza e a servidão eram passadas de pai para filho, na modernidade capitalista as relações passam a ser sociais. inaugura a existência da crítica social: uma imanente ao sistema, e outra categorial. o capitalismo sem limites tinha como objetivo a transformação do dinheiro em dinheiro; o dinheiro é a encarnação do trabalho, ou melhor, o fundamento do sistema capitalista reside na produção do valor, a valorização do dinheiro.
    logo, o capitalismo com limites reduzia o tempo de trabalho ou continuava com o tempo de trabalho como medida de produção; desviava a aplicação do capital; surgia um novo caminho, mercado financeiro; uma grande parte não conseguia mais existir dentro das formas sociais capitalistas. podemos lembrar que a crise se manifesta nos próprios países núcleo-capitalistas.

    11


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO