Curso Online de TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO

Curso Online de TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas

De: R$ 90,00 Por: R$ 59,90
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.

Currículo da autora: PRISCILLA AMARAL Pedagoga com habilitação em séries iniciais, Administração Escolar e com Pós-Graduação em Deficiência Intelectual. Experiência de 12 anos entre Instituições e Escolas. Vários artigos publicados. Participação em programa de televisão on-line, sendo entrevistada por Célia Coev sobre o tema: Deficiência intelectual e programa de rádio AM chamado Espaço Alternativo, sendo entrevistada por Edson Natale sobre o tema: Autismo e deficiência Intelectual. Palestrante convidada pela Câmara Municipal do Estado de São Paulo para versar sobre o tema: Transtornos diversos. Autora do livro Transtornos de conduta - Síndromes diversas e Autismo no Tempo da Delicadeza. Professora convidada de Pós-Graduação no Centro-Sul de pesquisa, extensão e graduação (Censupeg), lecionando temas relacionados à saúde mental e à inclusão social e educacional. Professora de Sala de Recursos em Escola Estadual e professora itinerante de Educação Especial. Cursos de especialização realizados: Processo de Inclusão; Introdução ao Autismo e Psicose Infantil; Estimulação Precoce; Prontidão para alfabetização; Estimulação para pessoas com Necessidades Especiais; Curso de Dislexia; Atitudes que favorecem o sucesso Escolar; Síndromes diversas; Educação Especial: Condutas típicas; Introdução ao Estudo das Neurociências; Curso básico de libras e alfabetização para pessoas com deficiência visual. Neuropsicopedagoga e psicomotricista clínica e relacional em formação pela UCM. Autora de mais de 70 cursos on-line da área de Educação Especial pelo Buzzero.com e uma das fundadoras da plataforma de cursos NeuroPsicopedagogiar. Contato: E-mail: priscamaral@uol.com.br wathsapp: (11)95239-5049 Site: professora-priscilla.webnode.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO

    TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO

  • Biografia...

    Biografia...

    Biografia... Pedagoga com habilitação em séries iniciais, Administração Escolar e em Deficiência Intelectual com 900 horas. Experiência de 10 anos entre Instituições e Escolas. Cinco artigos publicados. Já participou de programa de TV on line sendo entrevistada por Célia Coev.Tema:Deficiência intelectual; programa de rádio AM chamado Espaço Alternativo sendo entrevistada por Edson Natale. Tema: Autismo e deficiência Intelectual; Palestrante convidada pela Câmara Municipal do Estado de São Paulo. tema:Transtornos diversos;Autora do livro Transtornos de conduta - Síndromes diversas que poderá ser adquirido pelo link:
    http://www.allprinteditora.com.br/transtornos-de-conduta-sindromes-diversas?filter_name=priscilla+amaral ;Professora convidada de pós graduação no Centro Sul de pesquisa,extensão e graduação(Censupeg) lecionando temas relacionados a saúde mental e a inclusão social e educacional; Professora de Sala de Recursos em Escola Estadual e professora itinerante de Educação Especial. Cursos de especialização realizados: Processo de Inclusão; Introdução ao Autismo e Psicose Infantil; Estimulação Precoce; Prontidão para alfabetização; Estimulação para pessoas com Necessidades Especiais; Curso de Dislexia; Atitudes que favorecem o sucesso Escolar; Síndromes diversas; Educação Especial: Condutas típicas; Introdução ao Estudo das Neurociências, curso básico de libras e alfabetização para pessoas com deficiência visual. Autora de mais de 60 cursos on line da área de Educação especial neste site e autora do livro “Transtornos de Conduta-Síndromes Diversas”

  • Na antiguidade

    Na antiguidade

    Na antiguidade, as pessoas com deficiência eram consideradas incapazes e pecadoras ou então, que haviam nascido para que as pessoas de seu convívio se tornassem caridosas.
    Na idade média, as pessoas passaram a considerar as pessoas com deficiência eram vistas como “vitimas” de desordens neurológicas ou cromossômicas.
    Na idade moderna e contemporânea, passou a haver uma valorização de outros aspectos tais como aspecto social, cultural, psicológico, além do biológico. O ser humano passou a ser considerado biopsicossocial e cultural.

  • Pessoas com Deficiências

    Pessoas com Deficiências

    É importante enfatizar que ainda nos dias de hoje, em algumas tribos indígenas, pessoas com deficiências, ao nascerem, são enterradas vivas pelos familiares e amigos – assim como acontecia na antiguidade.

  • Lei 4024 de 1961

    Lei 4024 de 1961

    A Lei 4024 de 1961, a primeira lei de diretrizes e bases da Educação Nacional, abordou direito dos “excepcionais” a Educação. Em 1971, houve retificação no que diz respeito à Educação Especial através da lei 5692. A partir deste momento, os “excepcionais” teriam direito a Educação preferencialmente dentro do sistema regular de ensino com atendimento especializado – as antigas salas especiais. A mais recente LDBEN – 9394/96 altera a lei de 1971, a saber: Direito as pessoas com necessidades especiais a Educação dentro do sistema regular de ensino, com atendimento especializado no contraturno, ou seja, inicia-se o processo de inclusão destas pessoas nas salas de ensino regular.
     

  • Primeiras Instituições

    Primeiras Instituições

    Primeiras Instituições
    No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, hoje denominado Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro. No início do século XX é fundado o Instituto Pestalozzi (1926), instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência intelectual; em 1954, é fundada a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; e, em 1945, é criado o primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi, por Helena Antipoff.

  • Declaração de Salamanca

    Declaração de Salamanca

    Documentos como a Declaração de Salamanca, Espanha, 1994 e Declaração Mundial de Educação para todos - 1990, Jomtien, Tailândia, enfatiza que toda pessoa tem direito à educação, que a educação é um direito fundamental de todos, mulheres e homens, de todas as idades, no mundo inteiro, porém, apesar dos esforços realizados por países do mundo todo para assegurar o direito à educação para todos, ainda persistem alguns obstáculos.

  • Os Transtornos globais ou invasivos de desenvolvimento

    Os Transtornos globais ou invasivos de desenvolvimento

    Os Transtornos globais ou invasivos de desenvolvimento são:
     
    - Autismo
    - Síndrome de Asperger (autismo leve ou de alto funcionamento)
    - Transtorno Invasivo sem Especificação (algumas características autisticas,outras não)
    - Transtorno Desintegrativo de Infância (Apresenta características autisticas com o passar do tempo)
    - Síndrome de Rett (caracterizada pela perda progressiva das funções neurológicas e motoras após um período de desenvolvimento aparentemente normal, que vai de 6 a 18 meses de idade)

  • Síndrome do X-frágil

    Síndrome do X-frágil

    É importante enfatizar que somente uma pequena parcela de pessoas com x-frágil tem autismo.
    Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.

  • Interação Social

    Interação Social

    Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett,os transtornos desintegrativos de infância e os transtornos sem especificação..
    Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não verbais e, ao brincar, preferem brincar com objetos ao invés de crianças.Movimentos repetitivos são muito comuns.

  • Comunicação verbal

    Comunicação verbal

    Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam distúrbios na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente (choros e risos inapropriados,por exemplo) e acessos de raiva são comuns.As crianças apresentam seus interesses de maneira única e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.Dão preferência a objetos que giram como globos Terrestres e bolas.
    Com relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.Por exemplo,quando estão com sede dizem:”Água,água,água”,apresentando dificuldade em formar frases.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 59,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO
  • Biografia...
  • Na antiguidade
  • Pessoas com Deficiências
  • Lei 4024 de 1961
  • Primeiras Instituições
  • Declaração de Salamanca
  • Os Transtornos globais ou invasivos de desenvolvimento
  • Síndrome do X-frágil
  • Interação Social
  • Comunicação verbal
  • Como lidar com o TGD na escola?
  • Atividades
  • UMA PEQUENA INTRODUÇÃO SOBRE O AUTISMO
  • A busca por nós mesmos
  • Universo Imaginário
  • Autismo Clássico
  • Desordens Autísticas
  • O espectro do autismo
  • AUTISMO: UM POUCO MAIS DE HISTÓRIA
  • O termo autismo
  • Contato Afetivo.
  • Linguagem metafórica
  • Delineamento histórico
  • DELINEANDO O CONCEITO DE AUTISMO
  • Atrasos na Linguagem
  • A ecolalia
  • Pensamento Autista
  • Movimentos repetitivos
  • O AUTISMO NO DSM-IV-TR
  • Múltiplas áreas do funcionamento são afetadas
  • Política Nacional de Educação Especial
  • Diagnóstico
  • A aprendizagem do aluno
  • DIAGNÓSTICO
  • Ausência de balbucio
  • Estereotipias
  • Manifestações
  • Consulta ao pediatra, neuropediatra ou psiquiatra infantil
  • Ausência de Contato Visual
  • Reconhecimento de seus brinquedos
  • Sinais de alerta para o TEA
  • Bebês com TEA
  • Sentar sem apoio
  • Brincadeiras de faz de conta
  • Independência nas Atividades de Vida Diária
  • Avaliação Multidisciplinar
  • INCLUSÃO
  • Tema é bastante polêmico
  • Salas poluídas visualmente
  • O Ensino Regular e o aluno com TGD
  • GUIA DO PROFESSOR
  • Ambientes estruturados
  • Referências Bibliográficas