Curso Online de UM DIALOGO INFORMATIVO SOBRE A ROTINA DE UMA PESSOA AUTISTA

Curso Online de UM DIALOGO INFORMATIVO SOBRE A ROTINA DE UMA PESSOA AUTISTA

Autismo é uma dificuldade de bio-neurológica que prejudica a capacidade da criança de interagir e comunicar com os outros. O autismo pod...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas

Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Autismo é uma dificuldade de bio-neurológica que prejudica a capacidade da criança de interagir e comunicar com os outros.

O autismo pode ser tratado com vários tipos de abordagens, incluindo terapias comportamentais e orientação nutricional. 

Ao estabelecer uma rotina diária para uma criança autista que estimula a sua ligação com o mundo exterior através dessas abordagens, você pode ajudá-los a projetar-se de forma mais eficaz dentro de seu ambiente específico.

A rotina é um elemento importante, por proporcionar à criança autista sentimentos de estabilidade e segurança.

A rotina deve proporcionar à criança autista maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar.

A rotina jamais pode ser rígida, sem espaço para invenção.

A rotina deve ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária de aprendizados.

Professora, Pedagoga, Especialista em Supervisão Escolar, Especialista em Educação Infantil Especialista em Neuropsicopedagogia Mestra em Ciências da Educação Simone Helen Drumond Ischkanian é autora do Projeto: Autismo e Educação(portfólios de atividades educacionais)- Os portfólios educacionais de autoria de Simone Helen Drumond Ischkanian, foram projetados em diversos níveis cognitivos e motor. O método e as técnicas estão embasadas no lúdico, com o uso de recursos concretos. As técnicas compreendem que alguns autistas têm dificuldades de relacionamento e de conexão com as pessoas à sua volta, por isso, vale-se de motivações com recursos lúdicos e brinquedos pedagógicos. Os procedimentos metodológicos não oferece falsas esperanças educacionais, mas viabiliza recursos pedagógicos aos pais, educadores e terapeutas de como é possível desenvolver as habilidades de um autista. As técnicas planejadas nos portfólios são a favor do cérebro do autista, por isso, quando algumas atividades são trabalhadas por mais de uma vez, elas são aliadas a etapas de evolução cognitiva e motora. Quando o autista revela que desenvolveu aquela habilidade, logo o portfólio seguinte amplia a motivação e permite que o conteúdo possa ser ampliado e ensinado de diversos pontos de vistas. A resposta são as competências reveladas pelo autista. A partir dos comportamentos ritualistas são planejadas atividades lúdicas de contato ocular, desenvolvimento social e inclusão de diversos conteúdos que permitem o autista projetar-se educacionalmente.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Ideias para elaborar uma rotina diária para uma
    criança autista

  • É um grande prazer encontrar você em mais esse curso.
    Hoje vou reportar algumas ideias para trabalhar a rotina da criança autista.

  • Autismo é uma dificuldade de bio-neurológica que prejudica a capacidade da criança de interagir e comunicar com os outros.

    O autismo pode ser tratado com vários tipos de abordagens, incluindo terapias comportamentais e orientação nutricional. 

    Ao estabelecer uma rotina diária para uma criança autista que estimula a sua ligação com o mundo exterior através dessas abordagens, você pode ajudá-los a projetar-se de forma mais eficaz dentro de seu ambiente específico.
    Fonte: autism.ehoow.org

  • Seja na modificação comportamental, programas nutricionais ou uma combinação de ambos, os pais devem determinar o tipo de terapia que desejam para sua criança e assim, tentar
    estabelecer uma rotina.

  • Mantenha um caderno diário ou diário para documentar o progresso da criança autista durante a sua rotina diária. Isto será especialmente útil para o seu especialista em cuidados de saúde mental para determinar padrões de resposta para a criança.

  • Uma criança autista usa rotinas para se sentir seguro e protegido, e alterando-as drasticamente, você só vai aumentar a sua resistência e forçá-la a
    retirar-se da situação.

  • A rotina ajuda no desenvolvimento de habilidades para aprendizagem.

  • A rotina ajuda a introduzir novas informações para uma criança autista de uma maneira não ameaçadora, como o uso de imagens em vez de palavras. 

  •  A maioria das crianças autistas são “extremamente” orientadas pelo estimulo visual e parecem responder mais positivamente a estes estímulos, por tanto, a rotina é de grande valia em diversos contextos educacionais. 

  •  Quando você configura uma rotina diária que equilibra um fluxo constante de novas informações dentro das estruturas familiares, a criança autista pode ser capaz de processar as informações
    mais facilmente.

  •   Incluir a abundância de estimulação tátil quando você criar uma rotina diária para uma criança autista é muito importante, uma vez que tal estimulação aguça o desenvolvimento de
    novas habilidades.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Autismo é uma dificuldade de bio-neurológica que prejudica a capacidade da criança de interagir e comunicar com os outros.
  • O autismo pode ser tratado com vários tipos de abordagens, incluindo terapias comportamentais e orientação nutricional.
  • Ao estabelecer uma rotina diária para uma criança autista que estimula a sua ligação com o mundo exterior através dessas abordagens, você pode ajudá-los a projetar-se de forma mais eficaz dentro de seu ambiente específico.
  • Ideias para elaborar uma rotina diária para uma criança autista.
  • Aspectos positivos e negativos da rotina.
  • Ideias de calendários de rotina.
  • Ideias de cartazes de comunicação para rotina.
  • Rotina para leitura - TÉCNICA DE LEITURA COM A HISTÓRIA CATARINA E O URSO desenvolvida por Simone Helen Drumond Ischkanian.
  • Rotina para trabalhar o alfabeto.
  • Autismo e Educação (alfabeto massinha de modelar)