Curso Online de Arte na Educação de Jovens e Adultos

Curso Online de Arte na Educação de Jovens e Adultos

Este curso trás conhecimentos e dicas para aqueles que buscam desenvolver o ensino de arte na Educação de jovens e Adultos ou para aquele...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 19 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso trás conhecimentos e dicas para aqueles que buscam desenvolver o ensino de arte na Educação de jovens e Adultos ou para aqueles que apenas buscam conhecimentos na temática do curso.
O curso é totalmente online e não requer avaliação final devendo o aluno ler todos os slides dentro do tempo razoável para obter o certificado válido em todo Brasil.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Arte na Educação de Jovens e Adultos

  • Arte na Educação de Jovens e Adultos

    Olá, Seja bem-vindo ao curso Arte na Educação de Jovens e Adultos.

    Este curso é totalmente online e ao final o aluno recebe um certificado válido em todo Brasil.
    Ideal para professores que desejam atuar na área de EJA ou para aqueles que buscam apenas conhecimento na temática da Arte na educação.

    Este curso não tem Avaliação final o que exige do aluno a leitura total dos slides.

    Dito isso, bons estudos.

  • Arte na Educação de Jovens e Adultos

  • Arte na Educação de Jovens e Adultos

    Para que serve a arte? O que significa? Que contribuições traz? Segundo o depoimento da aluna, significa “o espelho da vida”, o inexplicável, “vida”. Para alguns, a arte concretiza-se na música que gostam de ouvir, tocar ou cantar; na dança que os faz felizes; na personagem com a qual se identificam, em uma peça de teatro; na pintura, na produção plástica que elaboram; na imagem na qual seus olhos passeiam e os leva a dialogar com o que estão vendo; na fruição, na apreciação das manifestações artísticas de que gostam. Para outros, talvez signifique algo que não consigam expressar e talvez até não signifique nada. Pode ser ainda um pano de fundo dos espaços onde vivem, onde trabalham, assim como a música ambiente das lojas, ou os quadros que foram esquecidos na parede. Mas ela pode significar muito e ser a portadora de muitos conhecimentos e valores para os alunos, ampliando suas possibilidades de participação social e cultural de forma crítica, criadora e autônoma.

  • Arte na Educação de Jovens e Adultos

    O que muda na área de Arte na EJA é a forma como o ensino e o aprendizado dessa disciplina acontecem. Por isso, é importante que os professores aperfeiçoem suas práticas pedagógicas e que, nos sistemas educacionais, os aspectos legislativos, organizacionais, espaciais e os recursos humanos e materiais sejam orientados no sentido de permitir que o ensino e a aprendizagem de arte ocorram da maneira adequada. Para tanto, é fundamental a implementação de políticas de formação continuada de professores que trabalham na área, levando-os a ver que a Arte propicia um modo novo de compreender o mundo contemporâneo, de com ele se relacionar e nele se inserir, que ela estabelece uma nova ordem no contato com o mundo cultural, um novo olhar que pode ressignificar conceitos e práticas.

  • Arte na Educação de Jovens e Adultos

    Na década de 90, associações de professores de Arte e grupos engajados na luta pela obrigatoriedade da disciplina na educação básica também faziam sua defesa enquanto área de conhecimento, empenhando-se em obter avanços no ensino e na aprendizagem de Arte nas escolas. Uma conquista importante ocorreu com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que estabeleceu:
    O ensino de Arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (Art. 26, §2º)

  • Arte na Educação de Jovens e Adultos

    Posteriormente, essa obrigatoriedade foi mais bem definida, a partir da Resolução CNE/CEB n.º 1, Art. 18, 5 jul. 2000:
    Respeitando o Art. 5º desta resolução, os cursos de Educação de Jovens e Adultos que se destinam ao Ensino Fundamental deverão obedecer em seus componentes curriculares aos Arts. 26, 27, 28, 35 e 36 da LDB e às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

  • Arte na Educação de Jovens e Adultos

    Muitas ações se tornam, portanto, indispensáveis para que o ensino e a aprendizagem de Arte realmente se concretizem na educação de jovens e adultos. São também indispensáveis ações conjuntas entre os segmentos da educação básica e superior, mesmo porque a lei prevê ainda:
    A educação superior tem por finalidade: I. estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; II. formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua. LDBEN n.º 9.394/96, Art. 43

  • Uma pergunta se coloca: será que a história do ensino de Arte na educação de jovens e adultos só pode ser considerada a partir do que estabelecem a Lei de Diretrizes e Bases e a resolução CNE/CEB? Ou o país tem muito mais a relatar e a registrar sobre a presença (ou não) da Arte nos cursos de educação de jovens e adultos?
    Arte na Educação de Jovens e Adultos

  • A obrigatoriedade imposta pela legislação não basta. Há que se 137 ARTE caminhar para que a área de Arte seja trabalhada como área de conhecimento, com conteúdos próprios junto aos alunos da EJA, pela sua relevância no acesso aos bens culturais e na participação dos alunos na sociedade, por intermédio da arte.
    Portanto, ao se refletir sobre o processo educativo, observa-se que as questões sociais da atualidade tratadas pelos temas transversais têm na Arte um campo privilegiado para seu desenvolvimento.
    Arte na Educação de Jovens e Adultos

  • Os objetivos gerais da área de Arte apresentados para a educação de jovens e adultos estão relacionados a seguir.
    Objetivos do ensino de Arte Objetivos do ensino de Arte


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Arte na Educação de Jovens e Adultos
  • Objetivos do ensino de Arte
  • Conteúdos do ensino de Arte
  • Os eixos de aprendizagem
  • Conteúdos relativos a atitudes e valores
  • O fazer artístico
  • O desenvolvimento da linguagem visual
  • Dança na EJA
  • Música na EJA
  • Teatro na EJA
  • Bibliografia Bibliograf