Curso Online de RECICLAGEM
5 estrelas 33 alunos avaliaram

Curso Online de RECICLAGEM

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres hu...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Bibliotecária


- Solange Da Silva Sposito Peçanha

- Fernando Jorge Dos Santos Pedrosa

- Claudia Nalon Pires

- Simone Colla Leite

- Valéria Jesus Gomes

- Jhenifer Lima Pereira Barros

- Kátia Cristine Zanini Silva

- Suely Martins Siqueira

- Marlene De Oliveira

- Ricardo De Araujo

- Rafaela Santos Horta Cruz

- Romildo Moraes Silva

- Jéssica Gabriela Dos Santos Lamas

- Sérgio Antunes

- Jilian Barbosa De Souza

- Héllen Rodrigues Dias

- Lidiane Cele De Oliveira

- Telma Goreti Guerreiro Pereira Viegas Isidoro

- Aline F. Furlanetto

- Fernanda Lopes De Sousa

- Cleidiomar Alves

- Maria Aparecida De Souza Borges

- Clebia Medeiros Do Nascimento

- Maria Ione Dos Santos Neris

- Thiago Gonçalves Silva

- Mariana Dias Gomes Fernandes

- Camila Nereida De Souza

- Ana Claudia Dos Santos Oliveira

- Gilvana Maria Dos Santos

- Leandro Ribeiro Rodrigues

- Ana Paula Ferreira Porto

- Claudia França Vieira

- Kátia Maria Antunes

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • Reciclagem

  • A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

  • O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização. O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

  • O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.

  • Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
    Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.

  • A palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza.

  • Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose. Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

  • Cores dos cestos de separação para reciclagem

  • Azul: papel/papelão
    Vermelho: plástico
    Verde: vidro
    Amarelo: metal
    Preto: madeira
    Laranja: resíduos perigosos
    Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
    Roxo: resíduos radioativos
    Marrom: resíduos orgânicos
    Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.

  • Vantagens da reciclagem
    Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos. No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.

  • Vantagens em reciclar
        * Economia das matérias primas essenciais;     * Redução do montante de resíduos não biodegradáveis;     * Fornecimento de matérias primas secundárias;     * Economia de energia;     * Remoção de materiais perigosos;     * Redução do impacte ambiental causado pela extração de recursos;     * Criação de postos de trabalho;     * Contribuição para um desenvolvimento sustentável;     * Redução de resíduos a colocar em aterro. 


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.