Curso Online de A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM  DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso Online de A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este curso vem mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança, num aspecto físico, psíquico, cognitivo e social.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas

Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso vem mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança, num aspecto físico, psíquico, cognitivo e social.

Formação: Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Experiência Profissional:Professora de educação Infantil e Ensino Fundamental I, Diretora de Polo, Coordenadora Pedagogica, Técnica Pedagógica .



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Professora: Vânia Ferreira Cavalheiro Brito
    Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional

  • Este curso vem mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança.

  • A Educação infantil corresponde à educação ministrada desde o nascimento até os 5 anos, assim ela é considerada indispensável na vida escolar das crianças, porque oferece os fundamentos do desenvolvimento da criança num aspecto físico, psíquico, cognitivo e social (FREIRE, 2006).

  • EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: Um Breve Histórico

  • A história da educação infantil é relativamente recente no país. Foi nas últimas décadas que o atendimento a criança menor de sete anos de idade em creches e pré-escolas nasceu mais significativa e aceleradamente. Esse crescimento é motivado pelo aumento da demanda por instituições de educação infantil decorrente da inserção, cada vez maior, da mulher no mercado de trabalho.

  • Através de muita luta a partir da Constituição de 1988, é que a Educação Infantil pela primeira vez na história do Brasil reconheceu um direito próprio da criança pequena que era o direito à creche e à pré-escola. Há a reafirmação da gratuidade do ensino público em todos os níveis. A partir daí tanto a creche quanto a pré-escola são incluídas na política educacional, seguindo uma concepção pedagógica e não mais assistencialista. Esta perspectiva pedagógica vê a criança como um ser social, histórico, pertencente a uma determinada classe social e cultural.

  • Foi na Lei das Diretrizes e Bases da Educação nacional, (LDB Nº 9394/1996), que o termo Educação Infantil ganhou a forma mais favorável à criança pequena desde que existe legislação Nacional no Brasil. A LDB declara que a Educação Infantil começa dos 0 aos 3 anos de idade para quem precisa estar numa creche, prosseguindo de 4 a 5 anos de idade como pré-escola, tornando-se Educação Infantil, também um ciclo de 5 anos de formação contínua e parte integrante constituidora da Educação Básica brasileira.

  • Foram muitas lutas, conquistas e derrotas. Por hora, é dizer que após uma longa trajetória, a criança brasileira de 0 a 5 anos é hoje concebida como um sujeito de direitos à educação, direitos que devem ser atendidos por instituições no âmbito dos sistemas escolares e no âmbito das esferas do governo. A Educação Infantil é, portanto, um direito da criança, dever do Estado e opção da família

  • A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA ESCOLA INFANTIL

  • O espaço físico é o lugar do desenvolvimento de múltiplas habilidades e sensações e, a partir de sua riqueza e diversidade, ele desafia permanentemente aqueles que o ocupam. Esse desafio constrói-se pelos símbolos e pelas linguagens que o transformam e o recriam continuamente (BARBOSA, 2006 p. 120). Para Vygotsky (1987) o espaço físico e social é fundamental para o desenvolvimento das crianças, já que através da interação com esses fatores a criança constrói seu conhecimento de si mesma enquanto sujeito.

  • Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.69):

    O espaço na Instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tanto é preciso que o espaço seja versátil e permeável à sua ação, sujeito a modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas.

    O espaço físico e os materiais são componentes ativos do processo educacional, que auxiliam na aprendizagem, no entanto a melhoria da ação educativa esta relacionada também ao uso que os educadores fazem deles junto às crianças com as quais trabalham.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • BRINCAR, BRINQUEDO E BRINCADEIRAS