Curso Online de Aprender brincando na educação infantil
4 estrelas 10 alunos avaliaram

Curso Online de Aprender brincando na educação infantil

É um curso que vai levar professores de educação infantil a valorizar o lúdico e enriquecer suas aulas.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

É um curso que vai levar professores de educação infantil a valorizar o lúdico e enriquecer suas aulas.

Professora de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Tracunhaém. Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú-UVA- Ceará. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Luso Brasileira em Carpina.


"Muito bom"

- Jussara Vieira Dias

"Dentro do contexto social e educacional a oportunização do brincar assumiu características próprias, pôs seu papel dentro do campo da educação cresceu e hoje podemos afirmar, com segurança, que ela é um agente de mudança do ponto de vista educacional, e por acreditar nesta afirmação, consideramos que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo. Brincando e jogando, a criança reproduz as suas vivências, transformando o real de acordo com os seus desejos e interesses. Mary Celina"

- Mary Celina Barbosa Do Nascimento

"ACHEI UM CURSO COMPLETO ,UMA LINGUAGEM FÁCIL DE ENTENDER. TENHO CERTEZA QUE VAI AJUDAR MUITOS EDUCADORES A PROPORCIONAR MAIS MOMENTOS DE BRINCADEIRAS COM SEUS ALUNOS POIS ESSA É UMA FERRAMENTA MUITO PRODUTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS."

- Claudete Leme Da Silva Martins

- Márcia Regina Marion Galeazzi

"EU ESTOU ADORANDO! EXCELENTE, MUITA INFORMAÇÃO. MAIS AINDA NÃO TERMINEI POR FALTA DE TEMPO. PARABÉNS AOS RESPONSAVEIS COORDENADORES E PROFESSORES E OBRIGADA!!"

- Sandra Gomes Da Silva

"Adorei, achei bem esclarecedor e muito importante,pois apresenta detalhes de suma importancia, para observarmos no cotidiano escolar."

- Rosimeri Nunes Machado

"penso que o curso devereia ter mais atividades praticas não so teoria como po9r exemplo jogos sugestoes de atividades para trabalhar a pre alfabetizaçlão na educação infantil .obrigado"

- Patricia Elena Meneguello Monteiro

"APESAR DE NÃO TER CONCLUIDO AINDA, POIS PRECISEI ME AUSENTAR POR MOTIVOS DE SAÚDE NA FAMILIA, É BASTANTE INTERESSANTE, TODA ESSA PARTE TEORICA APRESENTADA COM RIQUEZA TANTO NO VOCABULÁRIO COMO EM CONCEITOS , NOS ORIENTANDO ENTÃO PARA UMA MELHOR PREPARAÇÃO DENTRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL(NO MEU CASO, POIS SOU COORDENADORA DE CRECHES).ESPERO TERMINAR COM LOUVOR,PODENDO EM DIAS PRÓXIMOS TER ACESSO A OUTROS CURSOS DIRECIONADO A AREA A QUAL ATUO ATUALMENTE, CONFORME FALEI.SÓ TENHO A AGRADECER A VOCES, BOM DIA!!!!!"

- Acilda Barbosa Ferreira

"O curso na minha opinião foi de grande valia, pois pude aprender como e o que trabalhar na educação infantil, gostei muito e assim que puder farei outros para melhor desempenho com a minha turma.O pessoal de apoio na qual esclareceu as minha dúvidas também foram atenciosas.Parabenizo o curso e todos da equipe."

- Regina Gonçalves De Oliveira

"DEVERIA HAVER ATIVIDADES"

- Cristina Rodrigues Pittigliani

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Aprender brincando

    aprender brincando

    na educação infantil

  • Apresentação

    apresentação

    maria célia dantas de paula
    professora de ensino fundamental
    graduada em pedagogia pela universidade vale do acaraú.
    pós-graduada em psicopedagogia pela faculdade luso brasileira.

  • Introdução

    introdução

    os mundos onde as crianças vivem se constituem em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. no mundo das crianças existem uma infinidade de temas que a interessam (pequenos animais, dinossauros, insetos, bichos de jardim, tempestades, castelos, heróis, tubarões, programas de tv e até notícias da atualidade,etc). as vivencias sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural, são para as crianças parte de um todo integrado, a intenção é que tudo ocorra de forma integrada, respeitando as especificidades de cada um.

  • O lúdico

    o lúdico

    o lúdico refere-se a jogos e brincadeiras. as brincadeiras são universais, fazem parte cultural da humanidade. é nas brincadeiras que as crianças desenvolvem suas capacidades e potencialidades com criatividade. “a origem da ludicidade deu-se com os achados arqueológicos do século iv a.c na grécia, onde descobriram bonecos em túmulos de criança.”revista construir (2003,p.26). há também referências às brincadeiras e jogos em obras tão diferentes como a “odisséia” de ulisses e o quadro “jogos infantil” de peter brueghel, pintor flamengo do século xvi. nessa tela, de 1560, são apresentadas cerca de 84 bandeiras que ainda estão presentes em diversas sociedades.

  • As brincadeiras

    as brincadeiras

    as brincadeiras tornam-se recursos didáticos de grande aplicação e valor no processo ensino-aprendizagem. a criança aprende melhor brincando e todos os conteúdos podem ser trabalhados através dos brinquedos e brincadeiras. não existe nada que a criança precise saber que não possa aprender brincando. pois, essas atividades lúdicas terão sempre objetivos didáticos pedagógicos e visarão propiciar o desenvolvimento integral do educando.“as atividades lúdicas são indispensáveis a saúde física emocional e intelectual da criança. o brincar facilita o crescimento e portanto a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais. quando se reporta às (atividades lúdicas) deve-se voltar até uma atividade característica tanto de criança, quanto de adultos, representando para ambos um importante segmento de vida.(winnicott,1975,p.63)

  • Algumas brincadeiras

    algumas brincadeiras

    entre as diversas brincadeiras e brinquedos tradicionais que se destacam, podemos fazer algumas referencias como:
    pandorga: conhecido como papagaio ou pipa. 
    sapata: ou amarelinha que é um jogo universal. 
    bolinhas de vidro: inhaque ou gude, bolitar é o jogo preferido das meninas. 
    pião: brinquedo trazido pelos portugueses para a américa. 
    perna de pau: aparece em destaque na obra de brueghel. 
    cinco marias: joga-se com cinco pedrinhas ou saquinhos de pano com enchimento de grãos de areia. 
    bonecas: é o brinquedo mais antigo que a humanidade conhece.

  • O processo de aprendizagem

    o processo de aprendizagem

    no mundo encantado do faz-de-conta a criança copia modelos e vivencia a seu modo, o mundo adulto.assim prepara-se para um futuro, experimentando as atividades e realidades do seu meio.
    no mundo encantado do faz-de-conta a criança copia modelos e vivencia a seu modo, o mundo adulto.assim prepara-se para um futuro, experimentando as atividades e realidades do seu meio.
    empregadas por alguns autores como semelhantes entre si, as expressões jogos, brinquedos e brincadeiras têm no dicionário aurélio, as seguintes definições: “jogo: atividades físicas ou mentais, fundadas por um sistema de regras que definem a perda ou ganho, passatempo “brinquedo: objeto para crianças brincarem. brincadeira: entretenimento, passatempo, divertimento, brinquedo”.(ferreira, 2001. p.108 e 109)

  • Brincando e aprendendo

    brincando e aprendendo

  • O desenvolvimento cognitivo da criança e a ludicidade

    o desenvolvimento cognitivo da criança e a ludicidade

    de acordo com o referencial curricular nacional para a educação infantil (brasil,1998), “nos jogos, as brincadeiras, a arte visual, o movimento, são atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia, o fato da criança desde cedo poder comunicar-se por meio de musica, dramatizações, irritações, e mais tarde participar de determinados jogos, faz com que suas potencialidades se desenvolvam melhor em relação às daquelas crianças que não foram estimuladas”. 

  • Jogos e brincadeiras

    jogos e brincadeiras

    de acordo com o referencial curricular nacional para a educação infantil (brasil,1998), “nos jogos, as brincadeiras, a arte visual, o movimento, são atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia, o fato da criança desde cedo poder comunicar-se por meio de musica, dramatizações, imitações, e mais tarde participar de determinados jogos, faz com que suas potencialidades se desenvolvam melhor em relação às daquelas crianças que não foram estimuladas”. 
    em qualquer idade, as crianças que revelam atração por atividades lúdicas sendo incansáveis nas repetições dos jogos e brincadeiras. no entanto a espontaneidade e a atenção encontradas nas tarefas (tradicionais de longa duração) a leitura e a escrita.

  • O professor e o lúdico

    o professor e o lúdico

    formar professores para uma plena introdução do lúdico na escola é, sem duvida,meta fundamental e por sinal tarefa difícil.o sentido real, verdadeiro, funcional da educação lúdica estará garantido se o educador estiver preparado para realizá-lo. nada será feito se ele não tiver um profundo conhecimento sobre os fundamentos essenciais da educação lúdica, condições suficientes para socializar o conhecimento. não basta criticar a pedagogia dos brinquedos e dos jogos eletrônicos dos computadores se não há um conhecimento profundo desses “objetos” e das condições para utilizá-los corretamente, não adianta criticar os pais que já não brincam com os filhos se não oferecemos conscientização e condições para fazê-los melhorar, se não apresentamos propostas de mudanças reais e convincentes.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Aprender brincando
  • Apresentação
  • Introdução
  • O lúdico
  • As brincadeiras
  • Algumas brincadeiras
  • O processo de aprendizagem
  • Brincando e aprendendo
  • O desenvolvimento cognitivo da criança e a ludicidade
  • Jogos e brincadeiras
  • O professor e o lúdico
  • Dicas importantes
  • Atividade lúdica
  • O papel das brincadeiras
  • Ludicidade na sala de aula
  • Afirmação de Piaget
  • O brinquedo
  • Utilização de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos
  • O jogo
  • Brincadeiras como ferramentas na construção da aprendizagem
  • Aspecto lúdico da aprendizagem
  • O brincar no contexto escolar.
  • A atividade escolar
  • A busca de conhecimento
  • O brincar
  • O lúdico na Educação Infantil
  • O brinquedo
  • Significado dos brinquedos e brincadeiras
  • Como definir brincadeira
  • Os profissionais de educação infantil
  • A importância do brincar
  • O professor como mediador dos processos lúdicos da criança
  • Ludicidade
  • Resgatando o lúdico
  • Considerações finais
  • MARIA CÉLIA DANTAS DE PAULA