Curso Online de Educação Indígena
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Curso Online de Educação Indígena

LANÇAMENTO!APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS CONHECENDO COMO É A EDUCAÇÃO INDÍGENA...BASEADO NAS LEIS BRASILEIRAS.

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LANÇAMENTO!APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS CONHECENDO COMO É A EDUCAÇÃO INDÍGENA...BASEADO NAS LEIS BRASILEIRAS.

Sou Autora e Tutora da EaD;Pós graduada em Ed. Infantil pela UNICID-SP e Pós graduada em Educação pela Faculdade Metodista ES;Pós graduanda em Psicopedagogia e Pedagogia Empresarial pela Faculdade Candido Mendes Graduada em Pedagogia pela Faculdade Metodista ES; Técnica em Contabilidade; Formação Cristã em Missiologia; Extensão Acadêmica em Educação Especial, Ead, Secretariado Escolar, Recursos Humanos, Jogos e Brincadeiras, Diagnóstico/Intervenção Psicopedagógico, Elaboração de Projetos,Saúde Bucal e Modle para Criadores de Cursos. Mais cursos na página www. http://www.buzzero.com/autores/simone


- Renato Cruz De Souza

"excelente"

- Patrícia Florêncio Ferreira De Alencar

- Rosemari Duarte Cabrera

"Olá boa tarde,é um prazer muito grande de participar dos cursos do buzzero, pois sou formada em pedagogia,comeste curso foi muito amplo para meus conhecimentos,onde pude também aprender e compreendera Educação Indigena."

- Mariana Malta Mascalhusk

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  • EDUCAÇÃO INDÍGENA

    educação indígena

  • APRESENTAÇÃO

    apresentação

    profª simone gonçalves themoteo
    pós graduada em educação pela faculdade metodista es
    graduada em pedagogia pela faculdade metodista es

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    secretariado escolar
    gestão escolar
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    o lúdico e o risco (gratuito)
    educação especial inclusiva
    educação especial: deficiência: auditiva, física, mental e visual
    comportamento infantil: auto estima, depressão e tdah
    formação continuada para professores ed. infantil e eja
    alfabetização
    berçarista e recreador(a)
    o nosso compromisso e propagar seu conhecimento!

  • INTRODUÇÃO

    introdução

    o direito a uma educação escolar indígena - caracterizada pela afirmação das identidades étnicas, pela recuperação das memórias históricas, pela valorização das línguas e conhecimentos dos povos indígenas e pela revitalizada associação entre escola/ sociedade/identidade, em conformidade aos projetos societários definidos autonomamente por cada povo indígena - foi uma conquista das lutas empreendidas pelos povos indígenas e seus aliados, e um importante passo em direção da democratização das relações sociais no país.

  • OS POVOS INDÍGENAS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

    os povos indígenas e a educação escolar

    a escola para índios no brasil começa a se estruturar a partir de 1549, quando chega ao território nacional a primeira missão jesuítica enviada de portugal por d. joão iii. composta por missionários da companhia de jesus e chefiada pelo padre manuel da nóbrega, a missão incluía entre seus objetivos o de converter os nativos à fé cristã.
    no processo de catequização, os missionários jesuítas procuraram antes se aproximar dos indígenas, para conquistar sua confiança e aprender suas línguas. esses primeiros contatos entre jesuítas e índios ocorreram ora em clima de grande hostilidade, ora de forma muito amistosa.

  • 1. segundo leonardi (1996), quando o índio se recusava a trabalhar ou se revoltava, opondo resistência ao processo de escravização (completa ou parcial), ele era duramente perseguido e reprimido.
    2. os índios que ofereciam resistência eram vistos como selvagens e embrutecidos, precisando ser pacificados.
    segundo freire (2004:23): quando a escola foi implantada em área indígena, as línguas, a tradição oral, o saber e a arte dos povos indígenas foram discriminados e excluídos da sala de aula.

  • a função da escola era fazer com que estudantes indígenas desaprendessem suas culturas e deixassem de ser indivíduos indígenas. historicamente, a escola pode ter sido o instrumento de execução de uma política que contribuiu para a extinção de mais de mil línguas.
    a educação escolar, uma das ações de proteção e assistência sob a responsabilidade desses órgãos indigenistas, assume papel fundamental no projeto republicano de integração do índio à sociedade nacional por meio do trabalho.

  • ela é posta como fundamental para a sobrevivência física dos índios e inclui não só o ensino da leitura e da escrita, mas também de outros conhecimentos como higiene, saneamento, estudos sociais, aritmética, ensinamentos práticos de técnicas agrícolas, marcenaria, mecânica e costura. a finalidade disso é fazer com que os indígenas passem a atuar como produtores de bens de interesse comercial para o mercado regional e como consumidores das tecnologias produzidas pelos não-índios, constituindo também uma reserva alternativa de mão-de-obra barata para abastecer o mercado de trabalho.

  • esse papel será instrumentalizado pelo discurso de valorização da diversidade lingüística dos povos indígenas, com a proposição da utilização das línguas maternas no processo de alfabetização7 para grupos que não faziam uso da língua portuguesa, visando facilitar o processo de integração à sociedade nacional. assim, o ensino bilíngüe é estabelecido como prioridade e busca-se implantá-lo nas escolas indígenas por meio de materiais produzidos para a alfabetização e da capacitação de índios para assumirem função de alfabetizadores em seus respectivos grupos.

  • ações alternativas às do governo brasileiro passaram a surgir nos anos 70, quando se iniciou no brasil, com a emergência mundial de debates em torno dos direitos humanos, possibilitados pelos processos de descolonização e pela tendência à globalização, um movimento de recuperação da autonomia e da autodeterminação dos povos indígenas, controlados até então pelo poder tutelar e hegemônico do estado. criaram se organizações civis de colaboração, apoio e defesa da causa indígena9, compostas por pesquisadores não-índios - principalmente, antropólogos e lingüistas – indigenistas e missionários leigos.

  • defendendo o reconhecimento da diversidade sociocultural e lingüística dos povos indígenas e, conseqüentemente, a participação desses povos na definição, formulação e execução de políticas e ações no campo indigenista, as iniciativas dessas organizações acabaram por contribuir para mudanças importantes na visão que a sociedade nacional e o estado brasileiro tinham dos indígenas e de seus direitos.

  • PROJETOS EDUCACIONAIS

    projetos educacionais

    projetos educacionais consistiam na alfabetização de jovens índios das comunidades envolvidas, respeitadas suas demandas políticas e especificidades culturais e lingüísticas. em seguida, de forma autônoma e comunitária, as entidades promotoras passam a responsabilizar-se por iniciativas de formação de professores índios, pela formulação, sistematização e regularização de propostas curriculares alternativas às vigentes nas escolas indígenas até aquele momento e pela elaboração de materiais didáticos de autoria indígena adequados às diferentes realidades.


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  • EDUCAÇÃO INDÍGENA
  • APRESENTAÇÃO
  • INTRODUÇÃO
  • OS POVOS INDÍGENAS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
  • PROJETOS EDUCACIONAIS
  • POLÍTICAS PÚBLICAS
  • A INTERCULTURALIDADE
  • A ESCOLA INDÍGENA
  • INCORPORAÇÃO DO INDÍGENA À SOCIEDADE NACIONAL
  • GARANTIA DE EDUCAÇÃO
  • SISTEMA EDUCACIONAL
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM CURSOS DE LICENCIATURAS INTERCULTURAIS
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS PARA O MAGISTÉRIO INTERCULTURAL
  • CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • CRIAÇÃO DA CATEGORIA ESCOLA INDÍGENA
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  • ESCOLAS EM ÁREAS INDÍGENAS
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA
  • O CURRÍCULO E SUA FLEXIBILIDADE
  • SABERES E PROCEDIMENTOS CULTURAIS
  • RCNEI
  • FLEXIBILIZAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS DAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS
  • PROMULGA A CONVENÇÃO Nº169, DA OIT SOBRE POVOS INDÍGENAS E TRIBAIS
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • BIBLIOGRAFIA