Curso Online de Princípios e Regras para Alfabetização e Letramento

Curso Online de Princípios e Regras para Alfabetização e Letramento

Desenvolvimento infantil ( o a 5 anos: ações, comportamento e comunicação) Pré-requisitos para alfabetização Escola Especial Como desenvo...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 27,00
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Desenvolvimento infantil ( o a 5 anos: ações, comportamento e comunicação)
Pré-requisitos para alfabetização
Escola Especial
Como desenvolver aspectos anteriores à Alfabetização
Psicomotricidade e suas etapas na vida da criança (1 a 6 anos)
Elementos básicos da psicomotricidade
Desenvolvimento psicossocial, linguagem e Autonomia Infantil
A importância da pré-escola
Orientação espacial, expressão corporal e educação física na pré-escola
Dificuldades de Aprendizagem e escrita




Fonoaudióloga Formada em no ano 2000 pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR Especialista em Linguagem pela mesma Instituição Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo ESAP Multiplicadora do Método das Boquinhas (JARDINI,Renata). Especializanda em Disfagia pelo Hospital A.C Camargo-SP. Fonoaudióloga da Apae de Jaboti-PR. Fonoaudióloga da Apae de Pinhalão-PR Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica na Prefeitura de Jaboti. Clínica Particular e Atendimento Home Care. www.leandrafonoaudiologia.com.br



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Princípios e regras para alfabetização e letramento

    Princípios e regras para alfabetização e letramento

    Fga. Leandra T. Falcão
    Fonoaudióloga e Psicopedagoga
    Especialista em Linguagem
    Neurologia Infantil

    1

  • Proposta de Planejamento Pedagógico e Terapêutico

    Como desenvolver aspectos anteriores à alfabetização?

    Quais são os maiores desafios à serem superados no âmbito do desenvolvimento infantil para ocorrer o Letramento e a Alfabetização?

    O que precisamos saber sobre o desenvolvimento infantil normal para podermos aperceber as anormalidades?

    Como conhecer seu aluno? Você o conhece e sabe em que fase do desenvolvimento ele se encontra?

    Conhecer a vida extradisciplinar do aluno é importante?

  • Trabalhando numa Escola Especial

    Trabalhando numa Escola Especial

    Existe diferenças no método de ensino? O que difere?

    Essas crianças têm a chance de obter ganhos educacionais? Possuímos a ideia de achar que elas nunca irão melhorar e nos acomodar?

    Os estigmas impostos pela sociedade que Escola Especial não é uma verdadeira escola. Como romper isso?

  • Como ocorre o desenvolvimento infantil?

    Como ocorre o desenvolvimento infantil?

    Características do Desenvolvimento Infantil segundo faixa etária...

  • A fonoaudiologia irá trabalhar todos os aspectos que julgam ser necessários para o desenvolvimento do indivíduo como um todo. Sendo assim aspectos como :
    Linguagem e pensamento (Simbolismo)
    Fala (articulação)
    Voz (alterações laríngeas)
    Deglutição, mastigação, respiração ( posicionamento, autonomia, modificação de hábitos deletérios (chupeta, mamadeira, dedo, onicofagia)
    Linguagem escrita: leitura, escrita, interpretação, raciocínio lógico elaborado e matemático. Sendo assim para desenvolver esses aspectos a criança necessita de estimulação em outras áreas do desenvolvimento que são trabalhadas: aspecto viso-motores, coordenação visual, destreza manual, orientação espacial e temporal, etc...

  • Como desenvolver os aspectos primordiais anteriores à Alfabetização?

    -

    Sabemos que durante o desenvolvimento infantil as crianças passam por várias fases que julgamos necessárias para o desenvolvimento futuro nos processos para a alfabetização, sendo assim vamos explanar.

    O que podemos falar sobre a Psicomotricidade e o desenvolvimento da Escrita para a Alfabetização?

  • O QUE É PSICOMOTRICIDADE?
     
    A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos.
    Psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade.

  • O movimento é a primeira manifestação de vida do ser humano, pois desde a vida intra-uterina realizamos movimentos com o nosso corpo.

    A partir deste conceito e através da nossa prática no contexto escolar, consideramos que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
    A psicomotricidade é a “educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”. Os movimentos expressam o que sentimos em nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. Estruturas o corpo com uma atitude positiva de si mesma e dos outros, a fim de preservar a eficiência física e psicológica, desenvolvendo o esquema corporal e apresentando uma variedade de movimentos. Através da ação sobre o meio físico com o meio social e da interação como ambiente social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano. É um processo complexo, em que a combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, produz nele transformações qualitativas. Para tanto desenvolvimento envolve aprendizagem de vários tipos, expandindo e aprofundando a experiência individual.

  • O professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto. Ele deverá estabelecer com seus alunos uma relação de ajuda, atento para as atitudes de quem ajuda e para a percepção de quem é ajudado. Diante disso, percebe-se a importância do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.
    De acordo com Assunção & Coelho (1997, p 108) a psicomotrocidade integra várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo em que põem em jogo as funções intelectuais. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras.
    Diante desta visão, as atividades motoras desempenham na vida da criança um papel importantíssimo, em muitas das suas primeiras iniciativas intelectuais. Enquanto explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos, ela percebe também os meios como quais fará grande parte dos seus contatos sociais.

  • Portanto, a educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma experiência ativa, onde a criança se confronta com o meio. A educação proveniente dos pais e do âmbito escolar, não tem a finalidade de ensinar à criança comportamentos motores, mas sim permite exercer uma função de ajustamento individual ou em grupo. As atividades desenvolvidas no grupo favorecem a integração e a socialização das crianças com o grupo, portanto propicia o desenvolvimento tanto psíquico como motor. Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas possibilidades de utilização (danças, jogos, esportes…), recebem um destaque especial em nosso desenvolvimento fisiológico e psicológico.
    Com base neste contexto, percebemos a importância das atividades motoras na educação, pois elas contribuem para o desenvolvimento global das crianças. Entretanto, as crianças passam por fases diferentes uma das outras e cada fase exige atividades propicias para cada determinada faixa etária. A psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da educação, pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação.

  • Idade 1 a 2 anos
    _ Engatinha escada acima.
    _ Passa da posição sentada para em pé.
    _ Rola uma bola em imitação.
    _ Sobe em cadeira de adulto, vira-se e senta-se.
    _ Coloca aros num pino.
    _ Tira e coloca pinos grandes de uma prancha.
    _ Constrói torre de 3 cubos.
    _ Faz rabisco com lápis de cera ou lápis.
    _ Vira páginas de um livro, várias de uma vez.
    _ Caminha independentemente.
    _ Engatinha escadas abaixo com os pés em primeiro lugar.
    _ Senta-se em cadeira pequena.
    _ Curva-se na altura da cintura para apanhar objetos sem cair.
    _ Empurra e puxa brinquedos enquanto anda.
    _ Usa cavalo de balanço.
    _ Sobe escada com ajuda.
    _ Fica de cócoras e volta a ficar em pé.
    _ Segura o lápis em preensão radial.
    _ Imita movimento circular.
    - Coloca um objeto num recipiente seguindo instrução verbal.
    - Coloca objetos num recipiente esvaziando-o depois.
    - Coloca objetos num recipiente , a pedido.
    - Tira objetos de um recipiente, um de cada vez.
    - Empilha cubos, imitando.
    - Rabisca.
    - Vira páginas de livro - 2 a 3 de cada vez, para achar uma figura que foi nomeada. - Aponta para uma parte do corpo.
    - Aponta para si mesma quando lhe perguntam - Onde está?...
    - Aponta para uma figura nomeada.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 27,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Princípios e regras para alfabetização e letramento
  • Trabalhando numa Escola Especial
  • Como ocorre o desenvolvimento infantil?
  • O que a criança precisa saber antes de ser alfabetizada???
  • PRÉ-ESCOLA
  • Uma crianças com distúrbios de aprendizagem se caracteriza-se por:
  • Estruturação espacial e escrita se define:
  • A Construção no Espaço e sua relação com o Desenvolvimento da criança e a aprendizagem da leitura e da escrita:
  • CONSCIÊNCIA FONÊMICA