Curso Online de PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

Curso Online de PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

O curso é um embasamento para profissionais da área de educação que lecionam para crianças de 4 a 8 anos, na área da Lingua Portuguesa. A...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 120,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso é um embasamento para profissionais da área de educação que lecionam para crianças de 4 a 8 anos, na área da Lingua Portuguesa. Através deste, os professores, coordenadores e profissionais da área irão entender e aprender como planejar, aplicar e intervir de maneira positiva na alfabetização dos educandos inseridos na filosofia construtivista.

Curso Superior: Pedagogia Pós Graduação: Psico-pedagogia Curso 15 dias na Universidade de Barcelona - Espanha: Construtivismo e sua essência Curso em Régio Emilia - Itália: O sistema de educação infantil em Régio Emilia Encontro Mundial de Educação - Paris -França



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • by...roseurel

    “processo de aquisição da leitura e escrita”

  • “processo de aquisição da leitura e escrita”

  • alfabetização

    vai além da aquisição da leitura e escrita

  • a criança quando chega a escola, já trás consigo uma história de vida, carga genética e personalidade própria. além disso ao longo de seus dias vai acumulando informações do seu convívio diário com a família em seu lar, com familiares (tios, avós, primos, amigos, etc), passeios a locais públicos, igrejas, etc...

    todas essas informações somam-se as informações das demais crianças que também chegam ao seu grupo escolar e essas informações tornam-se ricas no compartilhamento deste ambiente que passou a ser seu primeiro ambiente social.

    a leitura de mundo que as crianças fazem por memória visual constitui-se em importante ferramenta no processo de aquisição da leitura e escrita, pois desde muito cedo reconhece e nomeia simbologias que mais tarde se tornarão efetivamente na leitura (coca-cola, mcdonalds, nescau, omo, etc...)

  • como as crianças aprendem a ler e escrever ?

    emília ferreiro

    emília ferreiro, a psicolinguística argentina, estudando os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever, ao invés de perguntar como se ensina  a ler e escrever, perguntou como alguém aprende a ler e escrever independente do ensino. a partir daí desenvolveu teorias que deixam de fundamentar-se em concepções mecanicistas/interacionistas fundamentando-se em vygotsky e piaget.

    .

  • o que isso significa?
    significa que o processo de ensinar se desloca para  o ato de aprender, por meio da construção do conhecimento que será realizado pelo educando, que se torna agente de sua aprendizagem.
    os conceitos que os professores trabalham  separadamente, de acordo com ferreiro, como imaturidade, prontidão, habilidades motoras e perceptuais deixam de ter sentido isoladamente. os aspectos motores, cognitivos e afetivos são importantes, na medida que tratados no contexto da realidade sociocultural dos alunos. “hoje a perspectiva construtivista considera a interação de todos eles, numa visão política, integral, para explicar a aprendizagem” ,diz ferreiro.

    sendo assim, são necessários:

    pré-requisitos da criança:

    maturidade biológica e emocional;
    habilidades motoras;
    aspectos cognitivos e afetivos

  • pré-requisitos da escola:

    filosofia construtivista

    profissionais qualificados
    na filosofia construtivista

    ambiente motivador e desafiador

    materiais adequados

    ambiente alfabetizador

  • os níveis diferentes em que normalmente os alunos se encontram e vão se
    desenvolvendo durante o processo de alfabetização, e a interação entre eles,
    é muito importante para o desenvolvimento do processo.

    os níveis estruturais da linguagem escrita podem as diferenças individuais e os diferente ritmos dos alunos :

    1- diferenciar entre desenho e escrita;

    2-utilizar no mínimo duas ou três letras para poder escrever palavras;

    3- reproduzir os traços da escrita, de acordo com seu contato com as formas gráficas (imprensa ou cursiva), escolhendo a que lhe é mais familiar para usar nas suas hipóteses de escrita;

    4- perceber que é preciso variar os caracteres para obter palavras diferentes.

  • aprendizagem

    conhecimentos prévios

    zona proximal

    conflitos cognitivos

    desafios além do que a estrutura do pensamento permite

  • construção de novos conhecimentos ou conhecimento real

  • durante o processo de alfabetização os níveis estruturais vão se organizando internamente , individualmente e com diferentes ritmos, a criança então:


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 120,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.