Curso Online de Educação Inclusiva: Teoria Pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje

Curso Online de Educação Inclusiva: Teoria Pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje

Este curso tem como objetivo apresentar desde o início da Inclusão,até a prática pedagógica inclusiva nos dias atuais, é um curso muito i...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 26 horas

De: R$ 80,00 Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Mais de 80 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso tem como objetivo apresentar desde o início da Inclusão,até a prática pedagógica inclusiva nos dias atuais, é um curso muito interativo e interessante.

Thaís Rufatto dos Santos Pedagoga Psicopedagoga trabalha com crianças comDeficiência, além de ministrar Palestras em Ongs e escolas sobre diversos temas, entre eles, a Inclusão das Pessoas com Deficiência e Educação Ambiental.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  •    Curso Educação Inclusiva Inclusão e Educação: Teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje Organização: Pedagoga Psicopedagoga Thaís Rufatto dos Santos  Consultora Educacional em Educação Inclusiva abpp nº 12572

       curso educação inclusiva inclusão e educação: teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje organização: pedagoga psicopedagoga thaís rufatto dos santos  consultora educacional em educação inclusiva abpp nº 12572

  • 2

    teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje

  • A INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO (LDB 9.394/96 Inc III) Pedagoga Psicopedagoga Thaís Rufatto dos Santos abppnº 12572

    a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no sistema regular de ensino (ldb 9.394/96 inc iii) pedagoga psicopedagoga thaís rufatto dos santos abppnº 12572

    imagem: inclusão
    “acolher pessoas com diferenças desafiantes em nossas escolas e comunidades não é simplesmente para o bem delas; é antes para o bem de nossa própria saúde e de nossa própria sobrevivência”.
    o que será de mim quando eu estiver velho? se eu, agora, não ensinar as crianças a serem inclusivas, acolhedoras, quando chegar a minha velhice, provavelmente, elas me esquecerão. (marsha forest)

    3

    teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje

  • Para Refletir:

    para refletir:

    o que é, o que é inclusâo?
    e a inclusão... e a inclusão, o que é? diga lá cidadão! ela é um movimento de integração? ela é uma doce "ilusão” e a inclusão... ela é estigma ou normalização? ela é distinção ou aglutinação? o que é, o que é, cidadão?
    há quem fale que a inclusão é uma integração um movimento voltado para adequação na verdade é o sistema a adequar-se para inserção é o ensino não excludente, e atitude de inclusão.
    você diz ter haver com poder ele diz que é direito e dever ela diz que inclusão é incluir, e o contrario não é mas o verbo é excluir.

    eu só sei que acredito em mudança e na mudança eu ponho força da fé somos nós que fazemos inclusão
     
    com persistência, amor e fé.

    sempre desejada
    por mais que dificultada ninguém quer exclusão só cidadania e união.
    e a pergunta rola e a cabeça agita eu fico com a declaração de salamanca. é a inclusão, educação, educação!
    incluir, e não ter a vergonha de ser feliz ensinar, ensinar e ensinar a beleza de ser um eterno aprendiz eu sei, que a inclusão deveria ser bem maior e será! e isso não impede que eu reflita educação, é educação inclusiva!
    equipe: érika lima adaptação da música: o que é o, que é...? (gonzaguinha) valéria barbosa

    imagem: plenarinho

    4

    teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje

  • INTRODUÇÃO

    introdução

    o presente curso visa apresentar a inclusão das crianças com necessidades especiais no sistema regular de ensino, em que é necessário valorizar as peculiaridades de cada aluno, oferecendo-lhes serviços complementares, adaptando o projeto pedagógico à filosofia educativa e preconizando uma verdadeira relação ensino - aprendizagem, numa relação circular e não linear, um processo de aprendizagem em que o sócio - construtivismo e o estruturalismo se complementam, atendendo às diferentes necessidades. no desenvolvimento das questões elencadas, o processo da inclusão de crianças especiais no sistema regular de ensino é um desafio, que implica mudar a escola como um todo.
    o destaque vigente na ldb capítulo v, é inteiramente dedicado à educação especial, definindo-a no art.58 como “a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos que apresentam necessidades especiais”. tal destaque seria de fato uma avanço na educação? essa resposta se dá no desenvolvimento do trabalho, com o ensino especializado com todas as crianças ou ensino especial para deficientes? será que significa uma aprendizagem eficiente voltada para as dife5renças? e os cursos de pedagogia estão preparando professores para atender alunos com necessidades especiais incluídos nas classes comuns?
    com o intuito de elucidar algumas dúvidas, responder a essas questões e aprimorar o conhecimento dos educadores, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pioneira na inclusão, onde foi possível vivenciar a importância de conviver com a diversidade.
    “a comportamentalização do nosso olhar sobre o problema da aprendizagem, dividido entre a saúde e educação, muitas vezes apresenta um desserviço do entendimento e tratamento do indivíduo em questão”. ( pires, luciana 1.998).
    ao dar início ao pensamento sobre a inclusão escolar, devemos lembrar-nos deste parágrafo, pois a partir do movimento da inclusão no brasil, surgido de diversas influências, percebeu-se uma generalização e modismo no uso do termo inclusão, que muito vem preocupando os educadores.
    é diante dessa preocupação, parte importante do nosso cotidiano escolar, que este curso, referente à inclusão e valorização da diversidade, traz à tona muitas dúvidas e estereótipos dos educadores ao encarar o novo e o desconhecido.
    você está preparado para dar início ao seu curso
    então, mãos à obra!

    5

    teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje

  • SENSIBILIZAÇÃO

    sensibilização

    antes de iniciar suas leituras, propomos uma reflexão:

    trocando as bolas



    imagem: plenarinho

    6

    teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje

  • quando um deficiente chega à sala de aula regular, seu problema geralmente já foi identificado antes. pais, professores e orientadores pedagógicos estão informados a respeito e articulam modos de incluir a criança na escola.

    certos problemas, porém, só se manifestam quando o aluno já está na escola, e muitas vezes são confundidos com preguiça, indisciplina ou desinteresse. portanto é bom ficar atento: esses alunos podem ser portadores de distúrbios de aprendizagem - há uma gama enorme deles, bem como grande variação de grau. de um modo geral, são denominados disléxicos.

    7

    teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje

  • segundo a associação brasileira de dislexia, os alunos com distúrbios de aprendizagem podem ter dificuldades com a leitura, a ortografia, a escrita, a matemática e a resolução de problemas. além disso, muitos podem ter dificuldades de percepção ou de fala.

    8

    teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje

  • curiosamente, qualquer dessas características ou a combinação delas pode esconder as habilidades e a inteligência de um gênio. esses problemas são de natureza neurológica e na maioria das vezes incuráveis. mas eles têm solução: desenvolver estratégias que capitalizem o ponto forte do aluno e compensem suas deficiências específicas.
    a compreensão e a retenção da matéria dada em classe acontecem quando há clareza, repetição, variedade e flexibilidade no modo de ensinar.
    se você suspeitar que um aluno seu apresenta um distúrbio de aprendizagem, não tente adivinhar ou diagnosticar. entre em contato com a orientadora e converse com os pais para que encaminhem o caso para um fonoaudiólogo.

    9

    teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje


  • thomas edson nasceu com a cabeça muito grande, mas sua mãe jamais concordou com aqueles que diziam que ele era anormal. quando seu professor afirmou que ele era deficiente mental, sua mãe o retirou da escola e passou a ensiná-lo sozinha. tom cruise é disléxico e decora seus papéis por meio de um gravador. agatha christie, a mais famosa escritora policial de todos os tempos, produziu suas dezenas de best-sellers ditando para um gravador ou uma secretária: ela tinha extrema dificuldade de escrever. albert einstein não falou até os 4 anos e só conseguiu ler aos 11. fracassou nos exames de admissão e precisou de um ano adicional de preparatório para passar. cher, oscar de melhor atriz em 1988, é portadora de dislexia. porém, veja: thomas edson é o inventor da lâmpada;tom cruise é um dos atores mais conhecidos e bem pagos do cinema americano; agatha chistie é uma das mais conhecidas escritoras; cher é uma atriz com reconhecimento universal... a dislexia não os impediu de chegarem ao topo!

    10

    teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje

  • Para refletir

    para refletir


    você já parou para refletir sobre aquele aluno que hoje, muitas vezes “dá trabalho”, parece nada saber, é o aparentemente mais “fraquinho”, apresentando déficits de atenção ou até hiperatividade?

    compare essa idéia esteriotipada que muitas vezes temos de alguns dos nossos alunos, com o texto que você leu e escreva sobre sua reflexão no seu material impresso ou em seu caderno.
    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    11

    teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  •    Curso Educação Inclusiva Inclusão e Educação: Teoria pedagógica na prática inclusiva do cotidiano escolar nos dias de hoje Organização: Pedagoga Psicopedagoga Thaís Rufatto dos Santos  Consultora Educacional em Educação Inclusiva abpp nº 12572
  • A INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO (LDB 9.394/96 Inc III) Pedagoga Psicopedagoga Thaís Rufatto dos Santos abppnº 12572
  • Para Refletir:
  • INTRODUÇÃO
  • SENSIBILIZAÇÃO
  • Para refletir
  • Capítulo I – Educação Inclusiva: histórico
  • Origem da Educação Inclusiva
  • Inclusão até a Declaração de Salamanca
  •   Integração Após a Declaração de Salamanca
  • Você sabia?
  • Implicações Educacionais
  • TEXTO COMPLEMENTAR: As principais características que as escolas inclusivas precisam ter:
  •   Capítulo III - Como acolher a criança com deficiência em sala de aula?
  • Interagindo com o aluno diferente: como ensinar numa turma inclusiva?
  • Ações Pedagógicas no Cotidiano Escolar Inclusivo
  • Algumas estratégias para inclusão no cotidiano escolar:
  • Algumas possíveis adaptações de salas comuns e ações do (A) professor (A):
  •   Deficiência Auditiva:  
  • Outras sugestões:
  • Múltiplas Deficiências  
  • Deficiência Visual
  • Você sabia?
  • Curiosidade: COMO O BRAILLE É LIDO?
  • Alfabeto Braile:
  • Curiosidades sobre o Braille:
  • Braille - Cronologia:
  • Braille no Brasil:
  • Educação dos Cegos:
  • Alfabetização/Reabilitação pelo Sistema Braille:
  • Materiais:
  • Deficiência Intelectual
  • Sugestões:
  • Deficiência Física
  • Distúrbios de comportamento:
  • Dificuldades de aprendizagem:
  • Conheça algumas das “Dificuldades de aprendizagem”:
  • Discalculia
  • Deficiência de Atenção
  • Hiperatividade
  • Hipoatividade
  • Para refletir:
  • Capítulo IV – Fundamentos para uma educação inclusiva
  • A Educação Inclusiva, hoje
  • Lógica da Inclusão
  • A relação e suas implicações
  • Autonomia e Educação Inclusiva
  • Vamos pensar:
  • Capítulo V – A inclusão da criança com Síndrome de Down: por que ela é especial?
  • Tipos de Síndrome de Down:
  • Curiosidade:
  • Diagnósticos:
  • Processo de inclusão dos portadores de Síndrome de Down
  • O Problema
  • Metodologia
  • Análise e Proposição
  • Outras Proposições
  • Família da Pessoa com Síndrome de Down
  • Famílias das pessoas sem a Síndrome de Down
  • Colegas de Turma
  • Pessoas com Síndrome
  • Caso real abordado em novela
  • Para refletir:
  •   TEXTO COMPLEMENTAR
  • Capítulo VI – Educação inclusiva e as novas tecnologias: o aluno desenvolvendo sua autonomia
  • Um paradigma valorizador da iniciativa do aprendiz Referência primeira: O Ambiente Logo de Aprendizagem
  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Nessa perspectiva, ressalta Lévy que:
  • Capítulo VII – Avaliando o processos de ensino - aprendizagem
  •  Dimensões da avaliação
  • Procedimentos de avaliação
  • Técnicas e recursos
  • Para refletir:
  • Capítulo VIII – Acessibilidade, inclusão social e desenho universal: tudo a ver
  • Como definir "acessibilidade"?
  • 1981: um ano a ser lembrado
  • Mudança de olhar
  • A acessibilidade diminui a desvantagem
  • Acessibilidade é um Direito Humano
  • Desenho Universal
  • Vida Independente
  • O modelo médico
  • O modelo social
  • Acessibilidade e Inclusão: tudo a ver
  • Para refletir:
  • Considerações finais
  • Capítulo complementar: INTERAGINDO COM O MATERIAL DO CURSO SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • 1ª SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
  • Textos: Três histórias
  • Texto 2: * Igor *
  • Texto 3: * Flor *
  • 2ª SUGESTÃO DE ATIVIDADE: “Peixe fora d'água”
  • “Peixe fora d’agua”
  • 3ª SUGESTÃO DE ATIVIDADE: “Debatendo sobre inclusão”
  • Referências bibliográficas
  • Levantamento bibliográfico
  • Materiais indicados pela ONG Vez da Voz, criados e desenvolvidos por Maria José Girioli
  • Para obter mais informações sobre Inclusão Escolar