Curso Online de A Escola e o Caminho da Inclusão
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de A Escola e o Caminho da Inclusão

Este curso oferece uma forma diferenciada de tratar do assunto sobre a inclusão da criança portadora de deficiência nas escolas públicas....

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso oferece uma forma diferenciada de tratar do assunto sobre a inclusão da criança portadora de deficiência nas escolas públicas. Bem como alertando professores do seu papel como educadores.

Professora de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Tracunhaém. Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú-UVA- Ceará. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Luso Brasileira em Carpina.


"O curso foi ótimo.Gostei do Conteúdo,da Metodologia ,dos enfoques dados ao tema.já estou faendo bom proveito do mesmo em minha vida cotidiana bem com profissionalmente. Dalva"

- Maria Dalva De Oliveira Carneiro

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • A ESCOLA E O CAMINHO DA INCLUSÃO

    a escola e o caminho da inclusão

    autora:
    maria célia dantas de paula

  • INTRODUÇÃO

    introdução

    nos dias de hoje, é comum ouvirmos falar sobre a inclusão da criança portadora de deficiência na escola. este tema tem sido bastante discutido em diversos debates.
    é muito freqüente também propagandas que tratam sobre formações oferecidas pelo governo aos profissionais de educação.

  • Inclusão da pessoa com deficiência

    inclusão da pessoa com deficiência

    a inclusão social da pessoa com deficiência significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, pelo estado e pelo poder público. é preciso perceber que essa inclusão dos portadores de deficiência depende do seu reconhecimento como pessoas, que apresentam necessidades especiais geradoras de direitos específicos, cuja proteção e exercício dependem do cumprimento dos direitos humanos fundamentais.

  • a partir da conferência mundial sobre necessidades educativas especiais, realizada na cidade de salamanca, na espanha, em 1994, que a educação inclusiva se transformou em proposta para as escolas de ensino regular,com o objetivo de combater a discriminação como também promover a integração da criança deficiente na sociedade. (silva et al, 2004).

  • de acordo com a política nacional de educação (brasil, 1994), integração “é um processo dinâmico de participação das pessoas num contexto relacional, legitimando sua interação nos grupos sociais; a integração implica reciprocidade”.

  • a integração plena dessas pessoas passa pela igualdade de oportunidades e de direitos. com isso, podemos dizer que o processo de integração é como uma estrutura que favorece um ambiente de convívio, o menos restritivo possível, e que oferece oportunidades às pessoas com necessidades educacionais especiais a um processo dinâmico de participação em todos os níveis sociais (sassaki, 1997).

  • para mantóan (2002) “a inclusão escolar, sendo decorrente de uma educação acolhedora e para todos, propõe a fusão das modalidades de ensino especial e regular e a estruturação de uma nova modalidade educacional, consubstanciada na idéia de uma escola única.

  • a proposta de educação inclusiva deve ser compreendida como um valor, cuja implementação se faz pela reestruturação das escolas em todos os níveis (da educação infantil ao ensino superior), de modo que possam atender as necessidades especiais de todos os alunos na rede regular de ensino.

  • Papel da escola

    papel da escola

    a escola vem assumindo um papel relevante no processo de integração das pessoas portadoras de deficiência, onde tenta efetivar, na prática, o artigo 58 da lei nº. 9394 de diretrizes e bases da educação, quando diz que “todas as crianças, sempre que possível, devem aprender juntas, independente de suas dificuldades e diferenças”, partindo da convicção de que “todos os educandos são capazes de aprender”.

  • Pretensão da escola

    pretensão da escola

    a pretensão é: unificar o que está fragmentado,tratado isoladamente e oficializado em subsistemas paralelos, que mantém a discriminação dentro e fora das escolas; reconhecer as possibilidades humanas; e valorizar as ‘eficiências desconhecidas’ tão comumente rejeitadas e confundidas por não caberem nos moldes virtuais do ‘bom aluno’”.

  • Proposta

    proposta

    a proposta de educação inclusiva deve ser compreendida como um valor, cuja implementação se faz pela reestruturação das escolas em todos os níveis (da educação infantil ao ensino superior), de modo que possam atender as necessidades especiais de todos os alunos na rede regular de ensino.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • A ESCOLA E O CAMINHO DA INCLUSÃO
  • INTRODUÇÃO
  • Inclusão da pessoa com deficiência
  • Papel da escola
  • Pretensão da escola
  • Proposta