Curso Online de DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.

Curso Online de DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.

Deficiência intelectual ou atraso mental é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas

Por: R$ 19,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Deficiência intelectual ou atraso mental é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.

Pedagogo, atuo há mais de 4 anos com Ensino Fundamental I, especialista em Alfabetização e pesquisador no processo de ensino-aprendizagem de matemática no ciclo I.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Deficiência Intelectual

    Deficiência Intelectual

  • Direitos dos Deficientes Intelectuais/Mentais

    Direitos dos Deficientes Intelectuais/Mentais

    ASSIM COMO TODO CIDADÃO OS DEFICIENTES INTELECTUAIS TÊM SEUS DIREITOS GARANTIDOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL (À VIDA, LIBERDADE, IGUALDADE, NÃO-DESCRIMINAÇÃO, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO, MORADIA, LAZER, PREVIDÊNCIA SOCIAL, PROTEÇÃO À MATERNIDADE E À INFÂNCIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL).

    AS INSTITUIÇÕES CAPACITADAS TÊM O DEVER DE CAPACITAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PARA QUE A MESMA TENHA UMA INCLUSÃO MELHOR. A FAMÍLIA TAMBÉM TEM OBRIGAÇÃO DE ESTIMULAR ESSAS PESSOAS.

    ALÉM CONSTITUIÇÃO FEDERAL EXISTE A DECLARAÇÃO DE DIREITOS DO DEFICIENTE MENTAL, PROCLAMADA PELA ASSEMBLÉIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM 20 DE DEZEMBRO DE 1971.

    Alex SSouza

    2

  •  

    DECLARAÇÃO DE DIREITOS DO DEFICIENTE MENTAL
    Proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas
    em 20 de dezembro de 1971
     

    Alex SSouza

    3

  • ARTIGO 1  O deficiente mental deve gozar, no máximo grau possível, os mesmos direitos dos demais seres humanos.
    ARTIGO 2  O deficiente mental tem o direito à atenção médica e ao tratamento físico exigidos pelo seu caso, como também à educação, à capacitação profissional, à reabilitação e à orientação que lhe permitam desenvolver ao máximo suas aptidões e possibilidades.
    ARTIGO 3  O deficiente mental tem direito à segurança econômica e a um nível de vida condigno. Tem direito, na medida de suas possibilidades, a exercer uma atividade produtiva ou alguma outra ocupação útil.
    ARTIGO 4  Sempre que possível o deficiente mental deve residir com sua família, ou em um lar que substitua o seu, e participar das diferentes formas de vida da sociedade. O lar em que vive deve receber assistência. Se for necessário interná-lo em estabelecimento especializado, o ambiente e as condições de vida nesse estabelecimento devem se assemelhar ao máximo aos da vida normal.

    Alex SSouza

    4

  • ARTIGO 5  O deficiente mental deve e poder contar com a atenção de um tutor qualificado quando isso se torne indispensável à proteção de sua pessoa e de seus bens.
    ARTIGO 6 (primeira parte)  O deficiente mental deve ser protegido de toda exploração e de todo abuso ou tratamento degradante.
    ARTIGO 6 (segunda parte)  No caso de ser um deficiente objeto de ação judicial ele deve ser submetido a um processo justo, em que seja levado em plena conta seu grau de responsabilidade, de acordo com suas faculdades mentais.
    ARTIGO 7  Se alguns deficientes mentais não são capazes, devido à gravidade de suas limitações, de exercer afetivamente todos os seus direitos, ou se se tornar necessário limitar ou até suspender tais direitos, o processo empregado para esses fins deverá incluir salvaguardas jurídicas que protejam o deficiente contra qualquer abuso. Esse procedimento deverá basear-se numa avaliação da capacidade social do deficiente por peritos qualificados. Mesmo assim, tal limitação ou suspensão ficará sujeita a revisões periódicas e reconhecerá o direito de apelação para autoridades superiores.
     
    Fonte: http://www.cezarliper.com.br/LinkDefMental.asp

    Alex SSouza

    5

  • Leis: Que normatizam os direitos dos deficientes ainda são arcaicas e não compreendem e unificam a diversidade e necessidades dessas pessoas.
    Vejamos no primeiro artigo desse Decreto nº 3298/1999 :
     
    Art. 1o  A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência compreende o conjunto de orientações normativas que objetivam assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência.

    Segundo o dicionário Michaelis; PORTADOR (lat portatore) adj Diz-se de pessoa ou coisa que leva ou conduz. • sm 1 Pessoa que, em nome de outra, leva a qualquer destino carta, encomenda etc. 2 Possuidor de título ou ação pagos a quem os apresente. 3 Med Indivíduo que hospeda em seu corpo os organismos específicos de uma doença sem sintomas manifestos e assim age como veículo ou distribuidor da doença.
    Ou seja, a definição legal diz que a pessoa porta, como se fosse uma escolha ser ou não ser deficiente, como uma lei que têm esse pensamento, pode garantir tais direitos.

    Acesse Decreto na integra:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm

    Alex SSouza

    6

  • O espelho foi criado para adoração da imagem.
    Está para se olhar.
    Más quem olha de verdade...
    O medo de encontrar seus defeitos.
    O mais fácil é refleti-lhos nos outros.
    Alex SSouza

    Alex SSouza

    7

  • Definição de deficiência Intelectual/Mental

    Definição de deficiência Intelectual/Mental


    PARA COMPREENDEMOS MELHOR ESSE TEMA VAMOS PRIMEIRO DEFINIR O NOME CORRETO DA DEFICIÊNCIA;

    ANTES ERA DEFICIÊNCIA MENTAL E HOJE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ISSO OCORREU PARA DIFERENCIAR DE DOENÇA MENTAL E DEFICIÊNCIA MENTAL. ESSE TERMO FOI ALTERADO EM 1995, NO SIMPÓSIO INTELLECTUAL DISABILITY: PROGRAMS, POLICIES, AND PLANNING FOR THE FUTURE DA ONU, E FOI CONSAGRADO EM 2004, NA “DECLARAÇÃO DE MONTREAL SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL”.

    DE ACORDO COM A ASSOCIAÇÃO DE DEFICIÊNCIA MENTAL A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU MENTAL TEM COMO DEFINIÇÃO UM FUNCIONAMENTO INTELECTUAL INFERIOR A MÉDIA, OU SEJA, PESSOAS COM LIMITAÇÕES COGNITIVAS OU EXCEPCIONAIS, OU SEJA, AQUELAS COM DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO, CUIDADO PESSOAL E DE RELACIONAMENTO SOCIAL, TORNANDO-AS LENTAS E COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO.

    Alex SSouza

    8

  • AS CRIANÇAS QUE POSSUEM ESSA DEFICIÊNCIA DEMORAM MAIS PARA FALAR, CAMINHAR, E TER CUIDADOS PESSOAIS, E PODEM NÃO TER O MESMO DESENVOLVIMENTO DE TODOS.
    NÃO É POSSÍVEL SER CONTAMINADO PELA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PELO SIMPLES FATO DE QUE ELA NÃO É UMA DOENÇA, SENDO ASSIM TAMBÉM NÃO EXISTE UMA CURA.
    .

    Alex SSouza

    9

  • O que é Deficiência Intelectual ou atraso cognitivo?  Deficiência intelectual ou atraso mental é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social. Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas. As crianças com atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que algumas crianças não consigam aprender algumas coisas como qualquer pessoa que também não consegue aprender tudo.

    Alex SSouza

    10

  • A DEFICIÊNCIA MENTAL É DIFERENCIADA EM GRAUS, (ISSO DIFICULTA A PERCEPÇÃO DOS PAIS EM ALGUNS CASOS)

    GRAU LEVE QUE POSSIBILITA UM DESENVOLVIMENTO SATISFATÓRIO,

    GRAU MODERADOR ELES PRECISAM DE ESTÍMULOS NOS PRIMEIRO ANOS PARA OBTER UMA EVOLUÇÃO.

    GRAU GRAVE OU SEVERO, É POSSÍVEL PERCEBER A DEFICIÊNCIA NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE VIDA DA CRIANÇA POR QUE ELA TRÁS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ATRIBUÍDAS A DEFICIÊNCIA,

    GRAU PROFUNDO PODEM APRESENTAR ALGUM TIPO DE MALFORMAÇÃO ENCEFÁLICA OU FACIAL

    Alex SSouza

    11


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 19,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Deficiência Intelectual
  • Direitos dos Deficientes Intelectuais/Mentais
  • Definição de deficiência Intelectual/Mental
  • A organização mundial de saúde (OMS, 1968) agrupa a deficiência mental em quatro níveis.
  • Síndromes relacionadas a deficiência Intelectual/Mental
  • Algumas características do deficiente Intelectual/Mental
  • Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais
  • Dicas da APAE para prática da Cidadania
  • Inclusão Social
  • ROTULAR
  •  Proposta educacional para a Síndrome de Down 
  • Questões para o desenvolvimento de habilidades de pessoas com deficiências:
  • Musicoterapia
  • Gama de aplicações :
  • De acordo com o Censo IBGE 2000
  • Fontes de Pesquisas:
  • INCLUIR