Curso Online de METODOLOGIA DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA

Curso Online de METODOLOGIA DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA

É muito recorrente o reclame dos profissionais da educação quanto à prática escolar em sala de aula. O professor precisa saber do seu esp...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

É muito recorrente o reclame dos profissionais da educação quanto à prática escolar em sala de aula. O professor precisa saber do seu espaço nesse ambiente e também precisa saber partilhar sua posição aos alunos. Isso acontece na troca relacional de experiências na aprendizagem construída cotidianamente. O caminho não parece tão claro pra efetivação dessa necessidade premente.
Esse curso que facilitar a relação entre professor-aluno em sala de aula tornando esse ambiente democrático sociável e agrádavel e onde aconteça verdadeiras práticas educacionais competentes

Me chamo Luiz Carlos Ferreira Nascimento. Tenho Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Teologia e Especialização em Docência do Ensino Superior. Sou professor de Filosofia, Sociologia na rede Estadual de ensino, de Filosofia e Ensino Religioso na rede particular e Professor de Filosofia da Educação na rede particular a nível Superior. Faço parte do grupo de estudos sobre a Fenomenologia e Existencialismo tendo em vista projeto de Mestrado.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma

    crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma

    ao planejar no início do ano traçamos uma série de objetivos acadêmicos para a turma e  conforme já foi escrito em outro artigo, só planejar o currículo acadêmico é insuficiente.
    temos que ter em mente o currículo oculto que envolve atitudes, comportamentos e experiências que os alunos trazem.

  • definido  o currículo acadêmico, bem como o currículo oculto a ser trabalhado, é preciso traçar objetivos para cada um deles.
    aqui vai um aviso importante:  é preciso `traduzir` esses objetivos em uma linguagem que tanto os alunos quanto os pais compreendam, pois cada um dos envolvidos deve saber o que se espera deles.

  • por isso os objetivos tem que ser palpáveis, mensuráveis e  quantificáveis. você pode por exemplo separá-los em blocos de metas a serem atingidas dentro do bimestre ou semestre.
    ao longo do prazo estabelecido para cada meta, monitore, acompanhando os resultados e fazendo os ajustes e principalmente, dê  e peça feedback aos pais, só assim você evita mal entendidos e força os pais a se envolverem mais em todo o processo e torna os alunos mais comprometidos com o próprio resultado.

  • outra dica é criar uma ficha de auto avaliação onde estarão especificadas as metas para aquele bimestre ou semestre com as devidas ações que cada um deve realizar naquele período.
    ao longo do processo peça para o aluno e o pai assinalar se estão fazendo cada qual a sua parte, e depois você pode na reunião de pais sugerir ajustes para cada um dos envolvidos que necessitarem de ajuda.

  • desta forma ficará claro que todo o processo educativo tem 3 partes: a do professor, a do aluno e a da família, e que cada um deve fazer a sua parte para que o resultado esperado seja alcançado.
    quer compartilhar os nossos textos e dicas com os seus amigos educadores? ou na reunião pedagógica com os professores? 

  • Seja Consistente em tudo que disser ou fizer

    seja consistente em tudo que disser ou fizer

    esperamos que os outros sejam sempre íntegros e consistentes em suas ações para conosco. os seus alunos e pais também esperam isso de você.
    voltar atrás à palavra dada, descumprir uma regra, não honrar o que foi combinado ou prometido são faltas gravíssimas. o professor estará modelando o caráter dos alunos por meio do exemplo do seu próprio caráter.
    por isso, cuidado com o seu modo de falar, talvez você mesmo esteja incitando que os alunos apresentem um linguajar grosseiro, irônico e até desrespeitoso.

  • cuidado redobrado com os comentários que você faz pelos corredores e mesmo dentro da sala de aula.
    é triste constatar que professores quando encontram outro colega comecem a fazer comentários nada agradáveis a respeito do governo, do tempo, do trabalho, dos alunos e até mesmo  dos pais.

  • ao fazer tais comentários estão revelando que não são confiáveis e dignos e o mais grave de tudo: perdem o respeito de quem está ouvindo.
    por isso, não importa se você é professor do ensino infantil ou do ensino médio: seja íntegro nas suas ações e no seu linguajar, tenha sempre atitudes irrepreensíveis.

  • crie as regras na sua sala de aula e cumpra-as. jamais favoreça esse ou aquele aluno, jamais tome partido, procure ser justa , nunca use de retaliações, seja consistente sempre.
    quer compartilhar os nossos textos e dicas com os seus amigos educadores? ou na reunião pedagógica com os professores?  fique à vontade !

  • Seja paciente com você mesma e com os alunos

    seja paciente com você mesma e com os alunos

    infelizmente é comum ver professores sempre com um nível de stress muito alto, o que os torna muito impacientes e acaba gerando frequentes descontroles emocionais na sala de aula.
    esse stress, essa impaciência e esses descontroles emocionais  acabam instigando a indisciplina na sala de aula, pois os alunos são altamente reativos ao ambiente que os cerca.

  • a impaciência do professor está diretamente ligada a certos comportamentos negativos dos alunos dentro e fora da sala de aula. para alterar o nível de stress emocional da sala de aula o professor deve, primeiramente, checar o seu nível de stress.
    para tanto deve começar a fazer uma reflexão em cada uma das áreas da sua vida.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma
  • Seja Consistente em tudo que disser ou fizer
  • Seja paciente com você mesma e com os alunos
  • Transforme os Pais  em seus aliados. Comunique-se mais com eles
  • Evite falar demais e se alongar nas explicações
  • Organize o tempo da aula em três blocos diferentes de atividades
  • Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não “ enrole “
  • Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados
  • Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público
  • Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação
  • Saiba quando pedir ajuda
  • conclusão