Curso Online de Projeto Politico Pedagógico
4 estrelas 12 alunos avaliaram

Curso Online de Projeto Politico Pedagógico

O curso atende todas as dimensões que se faz necessário que a escola elabore seu Projeto Político Pedagógico, com a definição de seus obj...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso atende todas as dimensões que se faz necessário que a escola elabore seu Projeto Político Pedagógico, com a definição de seus objetivos, nos aspectos sociais, econômicos e políticos, estabelecendo uma nova relação e articulação no planejamento da vida escolar.

Formação: Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Experiência Profissional:Professora de educação Infantil e Ensino Fundamental I, Diretora de Polo, Coordenadora Pedagogica, Técnica Pedagógica .


- Simone V. Luz Roque

- Edinéia Paes Dos Santos

- Cristiane Aparecida Cioni

- Valeria Maria Ferreira Guedes Machado

- Aldenir Souza Araujo

- Roselane Lannes

- Vinicius Oliveira Dos Santos

- Jaedna Alves Medeiros

- Maria De Fatima Ribeiro Cabral

- Nanci De Castro Lima

- Deraldo Nunes Braga

- Prof. Dr. Uberto Afonso Albuquerque Da Gama

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

  • O projeto político pedagógico tem como finalidade de promover uma educação orientada pelo saber, pelo trabalho e pela ética, tomando as pessoas capazes de interpretar o mundo, agir e interagir, comprometidas com o desenvolvimento humano e a inclusão social, dentro dos princípios. Para tanto,    a escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.

  • O projeto político-pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por está intimamente articulado ao compromisso sócio-político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária. (...) Na dimensão pedagógica reside à possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de se definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e intencionalidade.
    (Veiga, 1995).

  • Para atender todas estas dimensões se faz necessário que a escola elabore seu Projeto Político Pedagógico, com a definição de seus objetivos, nos aspectos sociais, econômicos e políticos, estabelecendo uma nova relação e articulação no planejamento da vida escolar.

  • Discutir projetos é considerá-los como ferramentas de gestão e de planejamento, capazes de indicar uma direção para o trabalho coletivo, um compromisso de ação ou, em outras palavras, cursos específicos e dinâmicos de ação (LÜCK, 2003, p. 21). Distinguem-se de um plano por sua especificidade e delimitação de foco. Pressupondo-se que a escola é o espaço da concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que organiza seu trabalho pedagógico baseando-se em sua realidade, sendo norteada por referenciais ditados pelo sistema de ensino.

  • É a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades.

    É Político por que diz respeito à arte e à ciência de governar. Ele prevê e dá uma direção à gestão da escola, e pressupõe a opção e compromisso com a formação do cidadão para um determinado tipo de sociedade.

  • PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
    É Pedagógico por que diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas educativas: dá sentido e rumo às práticas contextualizadas culturalmente.

  • Da Escola do Campo

  • É o instrumento que define o “ser” da escola, a sua identidade, o modelo pedagógico que é aplicado, os objetivos, a metodologia do ensino, o perfil do aluno que deseja formar, o perfil dos educadores, as estratégias de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem, contemplando a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia.

  • “O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar”.

    J.C. Libâneo

  • Pensar em Projeto Político Pedagógico para qualquer escola, pressupõe que os educadores tenham um espaço onde possam se manifestar, que o processo da escola e suas experiências acumuladas sejam refletidas no texto. Que haja uma definição anterior sobre qual a concepção de Projeto Político Pedagógico será defendida pelo grupo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: