Curso Online de Psicopedagogia

Curso Online de Psicopedagogia

Objetivo da Psicopedagogia: Observação espontânea da criança ? instrumento de avaliação. Observação das estruturas cognitivas e simbólica...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas

Por: R$ 19,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Objetivo da Psicopedagogia: Observação espontânea da criança ? instrumento de avaliação. Observação das estruturas cognitivas e simbólicas da criança (nível do desejo). Articula a psicanálise e psicologia genética. Psicopedagogos estudam os problemas da aprendizagem.

Graduada em Licenciatura em História. Pela Faculdade de Tecnologia e Ciências(FTC). Conclusão 2010. Professora e Pesquisadora especializada em: História Indígena e História Africana. CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO Curso Direitos Humanos e Mediação de Conflito. 60h Curso Metodologia do Ensino Superior, Universidade e Sociedade. 05h Curso Metodologia da Pesquisa - Conhecimento, Saber e Ciência. 05h Curso Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor do ensino fundamental. 5h Curso Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão. 5h Curso Gestão de Pessoas ? Motivação nas Organizações. 5h Curso Novas Regras Ortográficas Curso de Língua de Matrizes Africana Iyorubá. 120h Curso de Sociologia. 30h Curso de Filosofia. 30h Curso Informática Básica. 60h Curso Marketing Pessoal. 06h Curso Violência no contexto educacional. 40h Curso Importância da leitura. 10h Curso Estrutura e Funcionamento do Ensino. 10h Curso Diálogos Sobre Patrimônio Local e Identidade na Escola. 40h Curso Avaliação Escolar: Algumas reflexões. 30h Curso Ética na Educação. 2h Curso Inclusão: a escola está preparada para ela? 20h Curso Inclusão e a Diversidade. 40h Curso A Inclusão do surdo.15h Curso Construindo uma Escola Inclusiva. 45h Curso História da Filosofia. 5h Curso Os Quatro Pilares da Educação. 4h Curso O Papel da Escola e do Professor na Construção do Saber Crítico.40h Curso Literatura Infantil. 30h Curso Império Muçulmano. 30h Curso Bullying. 20h Curso Principais Aspectos Políticos do Brasil Durante a Regência e o 2º Reinado.4h Curso Porque Trabalhar o Lúdico? 30h Curso O professor e as mídias na educação. 40h CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO Apaixonada por bolos decorados. Após longos estudos em cursos e workshop de confeitaria acabei me especializando em diversas técnicas de decoração com pasta americana.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  •  Quem é o Psicopedagogo?

     Quem é o Psicopedagogo?

    Poderão exercer a profissão de Psicopedagogo no Brasil os portadores de certificado de conclusão em curso de especialização em Psicopedagogia em nível de pós-graduação, expedido por instituições devidamente autorizadas nos termos da legislação pertinente.

    2

  • O Psicopedagogo:
    1. Possibilita intervenção visando à solução dos problemas de aprendizagem tendo como enfoque o aprendiz ou a instituição de ensino público ou privado; 2. Realiza o diagnóstico e intervenção psicopedagógica, utilizando métodos, instrumentos e técnicas próprias da Psicopedagogia; 3. Atua na prevenção dos problemas de aprendizagem.

    3

  • 4. Desenvolve pesquisas e estudos científicos relacionados ao processo de aprendizagem e seus problemas; 5. Oferece assessoria aos trabalhos realizados em espaços institucionais; 6. Orienta, coordena e supervisiona cursos de especialização de psicopedagogia, em nível de pós-graduação expedidos por instituições, devidamente autorizadas ou credenciadas nos termos da legislação vigente.

    4

  • 5

    Observação espontânea da criança – instrumento de avaliação
    Observação das estruturas cognitivas e simbólicas da criança (nível do desejo)
    Articula a psicanálise e psicologia genética
    Psicopedagogos estudam os problemas da aprendizagem.

    PSICOPEDAGOGIA

  • Conceitos

    Conceitos

    Psicopedagogia.  Segundo o Dicionário Aurélio, é definido como “aplicação da psicopedagogia experimental à pedagogia”. Bossa diz que a  psicopedagogia, como área de aplicação, antecede o status de área de estudos, a qual tem procurado sistematizar um corpo teórico prático próprio, definir o seu objeto de estudo, delimitar o seu campo de atuação, e para isso recorrer à Psicologia, Psicanálise, Linguística, Fonoaudiologia, Medicina e a Pedagogia.

    6

  • Atualmente  a psicopedagogia trabalha com uma concepção de aprendizagem de acordo com a relação do sujeito com o meio, suas disposições afetivas e intelectuais. Como já vimos anteriormente, na Psicopedagogia pode ser trabalhado o clínico e o preventivo. Como preventivo podem ser trabalhadas as questões didático-metodológicas, bem como a formação e orientação dos professores e aconselhamento dos pais. Diminuir e tratar os problemas já instalados. Como clínico, o psicopedagogo precisa conhecer o sujeito, quais os recursos de conhecimento que ele dispõe e como aprende e produz conhecimento.
    É preciso que o psicopedagogo saiba o que  é ensinar e o que é aprender.

    7

  • Um pouco de história

    8

    Um pouco de história

    Os problemas da aprendizagem tiveram sua origem na Europa, no sec. XVIII, numa ótica médica, organicista.
    “ O ensino pode e deve ser planejado e esclarecido pela medicina moderna, que é de todas as ciências naturais a que pode cooperar mais intensamente no aperfeiçoamento da espécie humana, apreciando as anomalias orgânicas e intelectuais de cada individuo, e determinando por conseguinte o que a educação será capaz de fazer por ele e o que dele poder esperar a sociedade”. (Itard, 1801)

  • 9

    Até a década de 70 , esta idéia médica permaneceu entre as explicações das dificuldades.

    A avaliação assim vista identificava os déficits, orientando um plano de intervenção para suprir tais deficiências.

    Um pouco de história

  • 10

    No Brasil tais explicações nortearam a prática pedagógica durante anos. “Quanto maior o espaço ao orgânico, menor o que resta ao psicológico”.

    Um pouco de história

  • Geoge Mauco, psicanalista francês, deu uma reviravolta na forma de avaliar as dificuldades de aprendizagem.

    Ele se preocupa mais não com as medidas dos déficits, mas com a forma da observação sistematizada da atividade espontânea, incluindo a brincadeira.

    11

  •  O PSICOPEDAGOGO DEVE ASSUMIR A POLARIDADE DO SEU PAPEL COMO:

    O levar em conta o papel da família como transmissor de cultura e, matriz dos primeiros modelos de aprendizagem;
    O reconhecer a escola como um espaço onde o sujeito adquire conhecimentos que se transformam em saber;
    O considerar a instituição hospitalar como elemento fundamental na realização de diagnósticos para a identificação de dificuldades de aprendizagem;
    O favorecer a aprendizagem do sujeito ao assumir novas funções em seu contexto de trabalho.

    12


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 19,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  •  Quem é o Psicopedagogo?
  • Conceitos
  • Um pouco de história
  • Brincar = Simbolizar
  • Modos de brincar = maturação
  • DIAGNÓSTICO
  • Diagnóstico
  • Saber não é o mesmo que conhecer
  • Escutar - Olhar
  • ESPECIFICIDADE DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO
  • Etiologia do problema de aprendizagem
  • Os casos encontrados na escola
  • Considerações finais
  • Referências bibliográficas