Curso Online de PSICOPEDAGOGIA E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
4 estrelas 57 alunos avaliaram

Curso Online de PSICOPEDAGOGIA E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

O curso traz informações sobre a psicopedagogia, área de estudo que tem como objeto a aprendizagem e suas dificuldades. Estudaremos,ainda...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 16 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 1700 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso traz informações sobre a psicopedagogia, área de estudo que tem como objeto a aprendizagem e suas dificuldades. Estudaremos,ainda, sobre a intervenção do profissional de psicopedagogia, além de conhecermos formulários utilizados durante esse processo.

Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA);Especialista em psicopedagogia clínica e institucional;Especialista em gestão escolar; Docente dos cursos de pedagogia; Diretora de unidade de ensino


- Valdriane Ap. Silva De Oliveira

- Rosival Leal Borges Filho

- Marlene De Oliveira

- Jorge Da Silva Pinho

- Ana Rita Martins Bugança

- Ivete Alves Dos Santos

"Excelente!!!Para quem é educador das séries iniciais do ensino fundamental, é um aprendizado super somativo para a prática docente diária. Ótimos indicações que contribuem para a busca de soluções nas dificuldades de aprendizagem de nossos educandos."

- Joédina Castro De Oliveira Pereira

- Christine Gallo Karam

- Veralucia Da Rosa Honório

"Gostein muito do curso, principalmente porque tras os modelos das fichas e formularios. Otimo!"

- Elenita Alves Lippe

- Lírian Gigliola Carvalho Dos Santos Clemente

- Laura Marques Grochowski

- Adriana Aparecida De Lima Costa

- Waleska Magalhães De Araujo

"Este curso me ajudou muito, através dele tive certeza de seguir carreira em psicopedagogia."

- Viviane Aparecida Pupo Ferreira

- Ana Kely Mesquita

"O curso é otimo, estou gostando muito, mas gostaria de ter a apostila para ser imprida. Se puderem me enviem. Desde já agradeço a atenção. Obrigada. obs: Solicitei o certificado impresso do outro curso que fiz, mas até hoje ainda não o recebi. Estou aguardando a resposta."

- Terezinha Ap. Pires Barbosa Trevelini

"O Curso me proporcionou tamanho conhecimento na área e me ajudou também na prova de títulos no meu trabalho como professora e na faculdade de Pedagogia."

- Mônica Dos Santos Da Costa

- Sueli De Souza Magalhães E Silva

"Muito Bom"

- Maria José Da Silva

"Ainda nao coclui o curso"

- Jorgina Maria De Oliveira

- Adriana Regina Da Silva Bastos

- Adriana Regina Da Silva Bastos

"EU amei o curso, tudo que fala sobre psicopedagogia e intervenção psicopedagógica me interesso, gosto muito dessa área, o curso é excelente, mostra de forma clara e objetiva os processos de intervenção psicopedagógica."

- Jucelene Ortiz Da Silva

"Excelente"

- Maria Helena Cabral Ribeiro

- Andrea Cardoso Abrão

"O curso nos auxilia em nossa prática pedagogica,foimuito bom realizá-lo.Obrigada!"

- Avelina Ambrósio Pereira Soares De Assis

- Anadir Marques Dos Reis Bonfim

"Ainda não concluí o curso. Porém, o conteúdo posso afirmar que é muito bom e significativo. Assim que tiver feito as avaliações posso fazer novos cometários. Atenciosamente, Marilda"

- Marilda Damiani Baccon

- Roselí Campos Freitas

"O curso é excelente para os educadores, que esperam a profissionalização na área da educação."

- Adguivalda Mendes Correa

"ótimo"

- Marilda Nunes De Almeida

- Michely Cristina Silva Cacho Gonçalves

- Cleidemar Teixeira Leite

- Marley Christianne Brandão Do Carmo

"Boa noite, prezada equipe! O meu comentário é que o curso foi bom"

- Mauricéa Soares Da Silva

"Gostei deste curso e recomendo. A linguagem é simples e direta. Gostei do curso e recomendo. A linguagem é simples e direta. Os Gostei do curso.A linguagem é somples e direta.conceitos e explanações são esclarecedores."

- Izabel Lopes Da Silva

"muito interessante,claro e objetivo.Como disse SOLÃ? 2001,pg56 Contribuir para um ensino diversificado e de qualidade,ajustado a seus diversos usuarios,trabalhar em um enfoque educacional,inclusive quando esse trabalho for dirigido p amenizar as dificuldades encontradas p um aluno durante a aprendizagem."

- Lucimar Borges Soares

- Patricia Helena Cordeiro Silva

"O curso dá uma ideia geral muito bem explicada sobre o que é ser um psicopedagogo. Gostei muito do curso, apenas carecendo de um pouco mais de aprofundamento sobre as avaliações e os diagnósticos, e a conduta do psicopedagogo a partir desse mesmo diagnóstico. Mas gostei muito do curso e me deu um direcionamento muito bom para seguir esse caminho da pedagogia. Muito obrigado."

- Laertes Valente Soares

"Gostei muito, achei muito interesante e muito criativo."

- Priscila Raiane

"O curso é muito bom."

- Licionina Maria Rodrigues Da Silva

- Grasiele De Moraes

"Bom dia, o curso é muito bom"

- Silvia Menegassi

- Marcilene Rodrigues Da Silva Souza

"O referido curso é bom, porém pode ser mais sucinto. Há grande repetição de uma mesma exemplificação, o que o torna excessivamente longo em relação a quantidade de slides. Mas no geral é de boa qualidade."

- Claudia Arnecke

- Ana Paula Campanile Brasil

- Adriane Cristina Tizoni Dos Santos

- Patrícia Cristina Dos Santos Tonholo

- Elaine Cristina De Oliveira Vieira

"Os conteúdos deveria vir de um modo que imprimisse as folhas. Assim fica melhor, para estudar!!"

- Simone Florentino Batista

"Os conteúdos deveria vir de um modo que imprimisse as folhas. Assim fica melhor, para estudar!!"

- Simone Florentino Batista

"MUITO BOM. EXCELENTE"

- Rosimary Gomes Amaral Silva

- Juleide Bruxel Camargo

"Pensei que o curso tivesse alguma avaliação(prova) para mensurar meu aprendizado."

- Sirlene Maria Rodrigues

"Pensei que o curso tivesse alguma avaliação(prova) para mensurar meu aprendizado."

- Sirlene Maria Rodrigues

"Superficial quanto à intervenção psicopedagógica."

- Angela Souza Da Fonseca Ramos

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • PSICOPEDAGOGIA E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

    PSICOPEDAGOGIA E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

  • Aspectos históricos

    Aspectos históricos

    A psicopedagogia tem contribuído para a conscientização da importância do ato educativo, por meio de uma prática transformadora, visando o sucesso do aluno e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

  • As primeiras idéias sobre a psicopedagogia surgiram na França na década de 40, expandindo-se para a Argentina e para o Brasil. Houve um trabalho em conjunto entre médicos e educadores no sentido de diagnosticar as possíveis dificuldades de aprendizagem que algumas crianças aprensetavam naquele momento.


  • Em 1946, em Paris, foi criado o “1º Centro Psicopedagógigo” com o objetivo de desenvolver um trabalho cooperativo entre médicos e pedagogos para crianças com problemas comportamentais ou escolares. Tais “Centros” multiplicaram-se rapidamente na França até o início dos anos 60.

  • Nos Centros Psicopedagógigos, os especialistas (médicos, psicólogos, psicanalistas e pedagogos) trabalhavam, tendo como ponto de partida diagnósticos realizados a partir de reclamações de professores e pais sobre a criança. Eram investigadas as relações familiares, resultados de testes de QI (teste de inteligência) e métodos educativos. Após o diagnóstico, a partir dos dados obtidos, a criança era encaminhada para um trabalho pedagógico ou tratamento terapêutico, com o objetivo de corrigir as dificuldades de aprendizagem apresentadas.

  • A partir de 1948, na França, utilizou-se o termo “pedagogia curativa”, para denominar a terapêutica que atendia as crianças e adolescentes, que embora fossem inteligentes, apresentavam maus resultados escolares. Tal definição está inserida no que, hoje, chamamos de “psicopedagogia”. (BOSSA, 1994).

  • Ainda, na França, no final dos anos 60, a forma de diagnosticar a criança com um caráter clínico passou a ser questionado por educadores da época, uma vez que as crianças eram rotuladas e não havia preocupação com o contexto sócio-educacional do sujeito. A partir do ano de 1967 a psicopedagogia ganhou novos rumos. Deixou-se de rotular, medir, testar os alunos sem, primeiramente, conhecer o contexto no qual o mesmo estava inserido.


  • A psicopedagogia surgiu a partir da necessidade de atender crianças com dificuldades de aprendizagem, na fronteira entre a pedagogia e a psicologia. Busca a compreensão do fenômeno da aprendizagem e seus problemas, levando em conta as contribuições de outras áreas como a sociologia, a fonodiologia, a psicologia, a antropologia, a lingüística e a epistemologia.

  • A princípio o trabalho psicopedagógico avaliava o processo de aprendizagem em função de suas deficiências, dando ênfase na reeducação. Seu objeto de estudo era o sujeito que não aprendia. Posteriormente, a psicopedagogia adotou a noção de não - aprender de outra forma passou a considerar que a não aprendizagem possui diversos significados. Essa nova fase possui seu fundamento, principalmente, na psicanálise e na psicologia genética. O sujeito passa a ser visto enquanto singular e parte de um grupo.

  • Atualmente, segundo Bossa (1994), a psicopedagogia vê a aprendizagem enquanto um processo que possui disposições afetivas e intelectuais que influenciam e são influenciadas pelas condições sócio-culturais do sujeito.

  • Na literatura Francesa, encontram-se vários autores que contribuíram para a formação do termo psicopedagogia. Podemos citar, dentre eles: Jaques Lacan, Françoise Dotto, Maud Mannoni, Janine Mery, Julían de Ajuriaguerra, Pierre Vayer, Michel Lobrot, René Diatkine, Maurice Debesse e outros. (BOSSA, 1994, p. 28).
    Foi a partir das influências desses autores que a psicopedagogia chegou à Argentina, onde segundo a autora Alícia Fernandez, foi Buenos Aires que ofereceu uma faculdade de psicopedagogia, que exerce um espaço significativo no âmbito da educação e da saúde.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • PSICOPEDAGOGIA E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
  • Aspectos históricos
  • Psicopedagogia no Brasil
  • Formação do psicopedagogo
  • Objeto de estudo da psicopedagogia
  • Campo de atuação
  • Dimensões do trabalho psicopedagógico
  • Código de ética da psicopedagogia
  • Intervenção psicopedagógica
  • Avaliação psicopedagógica enquanto ponto de partida para a intervenção
  • Uso de jogos na intervenção psicopedagógica
  • Modelos de Formulários