Curso Online de A ÉTICA PROFISSIONAL APLICADA AOS GESTORES DOS SALÕES DE BELEZA

Curso Online de A ÉTICA PROFISSIONAL APLICADA AOS GESTORES DOS SALÕES DE BELEZA

Discursa acerca da ética profissional aplicada à gestão de beleza. Aborda as origens filosóficas da ética. Estabelece diferenças entre ét...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Discursa acerca da ética profissional aplicada à gestão de beleza. Aborda as origens filosóficas da ética. Estabelece diferenças entre ética, moral e direito. Identifica os valores fundamentais éticos do gestor de beleza. Identifica o Código de ética dos profissionais de beleza. Identificar as entidades (sindicatos e associações) da área de beleza.

Bibliotecário (UFPA). Especialista em Gestão nas Organizações e Magistério Superior (FACINTER). Analista em Desenvolvimento Regional (Bibliotecário) da 6ª S.R. da CODEVASF (JUAZEIRO-BA). Professor em Educação a Distância. Ex-Técnico em Gestão Cultural da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN/CENTUR). Ex-Primeiro Secretário do Conselho Regional de Biblioteconomia do Pará, Amapá e Tocantins(CRB-2). Ex-2º Sargento da Polícia Militar do Estado do Pará. Ex-Professor dos Colégios/Cursinhos Impacto, Boa Esperança, Paulo Freire, Acadêmico, Nóbrega, Rui Barbosa, Anchieta, Armstrong, Aquarius, Opção, etc. Membro fundador do Clube de Ciências da UFPA.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • JOÃO COIMBRA NETO

    JOÃO COIMBRA NETO

    Bibliotecário (UFPA). Especialista em Gestão nas Organizações e Magistério Superior (FACINTER). Analista em Desenvolvimento Regional (Bibliotecário) da 6ª S.R. da CODEVASF (JUAZEIRO-BA). Professor em Educação a Distância. Ex-Técnico em Gestão Cultural (Bibliotecário) da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN/CENTUR). Ex-Primeiro Secretário do Conselho Regional de Biblioteconomia do Pará, Amapá e Tocantins (CRB-2). Ex-2º Sargento da Polícia Militar do Estado do Pará. Fundador da Biblioteca “Inconfidentes” (E.E.E.F.M. Tiradentes I (SEDUC-PMPA). Ex-Professor dos Colégios/Cursinhos Impacto, Boa Esperança, Paulo Freire, Acadêmico, Nóbrega, Rui Barbosa, Anchieta, Armstrong, Aquarius, Opção, etc. Membro fundador do Clube de Ciências da UFPA.

    A ÉTICA PROFISSIONAL APLICADA AOS GESTORES DOS SALÕES DE BELEZA

  • 1 RESUMO

    1 RESUMO

    Discursa acerca da ética profissional aplicada à gestão de beleza. Aborda as origens filosóficas da ética. Estabelece diferenças entre ética, moral e direito. Identifica os valores fundamentais éticos do gestor de beleza. Identifica o Código de ética dos profissionais de beleza. Identificar as entidades (sindicatos e associações) da área de beleza.

  • No Brasil, quem tem ética parece anormal.
    Mário Covas

  • 2 INTRODUÇÃO

    2 INTRODUÇÃO

    Vivenciamos em nosso país, através dos meios de comunicação, inúmeros casos de desrespeito provocado contra a população, provocado por maus profissionais que, alheios à ética profissional, buscam benefícios pessoais diversos, atentando contra sua categoria profissional e contra a sociedade brasileira.
    Para minimizar ou erradicar tais procedimentos, existem os códigos de ética profissionais.

  • Assim, a ética profissional estuda e regulariza o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão, atingindo toda profissão. Ao falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos. Assim temos a ética médica, do advogado, do biólogo, do psicólogo, etc., relacionada em seus respectivos códigos de ética. Em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões relevantes que ultrapassam o campo profissional em si, como o aborto, pena de morte, seqüestros, eutanásia, AIDS, e outros, que são questões morais que se apresentam como problemas éticos, pois pedem uma reflexão profunda e assim, um profissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mas como um pensador, um filósofo da ciência, ou seja, da profissão que exerce. Desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana. (JORGE, 2011).

  • Pretende-se, neste curso, abordar esta linha de pesquisa, onde serão utilizadas referências como: ARRUDA (2002), JORGE (2011), LEISINGER (2001), MOSER (2011), MOTTA (1984), VÁZQUEZ (2002), entre diversos outros.

  • 3 JUSTIFICATIVA

    3 JUSTIFICATIVA

    Geralmente as questões éticas estão envolvidas principalmente com dois assuntos: dinheiro e poder. Algumas pessoas são tão obsessivas em buscar o máximo seja de dinheiro ou de poder, que acabam ultrapassando os "limites éticos", as leis e a própria ordem de respeito e responsabilidade coletiva dentro da sociedade que está inserido tal indivíduo. (MOSER, 2011).

  • Para Vaz (2000, p. 7):
    As razões que podem justificar o interesse pelo tema da Ética, na atualidade, são muitas e complexas. Dentre elas destaca-se, prioritariamente, uma clara e significativa reação a uma crise espiritual sem precedentes, que atinge a civilização ocidental. Tal crise é evidenciada pela crescente produção de bens materiais e simbólicos que vêm permeando o desenvolvimento cultural da história da humanidade, caracterizando a sua passagem, sempre mais acentuada, do mundo da natureza ao mundo da cultura, desencadeando uma situação profundamente paradoxal traduzida em uma crise de valores espirituais, e em um progressivo esmaecer da aceitação do caráter normativo e hierárquico dos bens e fins que conferem à vida o imperativo e a dignidade de um dever-ser propriamente humano.

  • Entende-se que o gestor de beleza deve ser norteado por padrões ético-profissionais, evitando assim que a reputação da categoria não seja maculada por comportamentos que possam denegrir a imagem de todos aqueles que têm neste mercado de trabalho o cerne de suas atividades.
    Discursar, portanto, sobre diversos fatores relacionados a ética profissional aplicada a gestão de beleza será o norteador deste curso.

  • 4 ORIGENS FILOSÓFICAS DA ÉTICA

    4 ORIGENS FILOSÓFICAS DA ÉTICA

    Na sociedade atual verifica-se uma realidade conflitante fundamentada numa crise de sentido e de valores que se apresenta na vida pessoal e nas relações sociais. Neste contexto, percebe-se uma inquietação pelo sentido da vida e do ser no mundo e daí vemos reaparecer paulatinamente o interesse pelo tema da ética, enquanto eixo central de reflexão sobre a conduta do ser humano, nos debates intelectuais, nos currículos e cotidianos escolares. (FERREIRA, 2011).
    Assim, a palavra ética tem origens históricas, remontando-se ao decurso da aventura humana no planeta.

  • Utiliza-se, atualmente, para diferenciar o “certo” do “errado” ou aquilo que é “bom” ou “mau”, porém Singer (2000, p. 18-24) assevera que ética:

    Não é "um conjunto de proibições particularmente respeitantes ao sexo" — "o sexo não levanta nenhuma questão ética específica", embora possa "envolver considerações sobre a honestidade, o respeito pelos outros, a prudência, etc”.
    Não é "um sistema ideal nobre na teoria, mas inútil na prática" — "a finalidade do juízo ético é orientar a prática".
    Não é "algo que apenas se torne inteligível no contexto da religião" — podemos encontrar "a origem da ética nas atitudes de benevolência e solidariedade para com os outros que a maioria das pessoas possui".
    Não é "relativa ou subjetiva".


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • JOÃO COIMBRA NETO
  • 1 RESUMO
  • 2 INTRODUÇÃO
  • 3 JUSTIFICATIVA
  • 4 ORIGENS FILOSÓFICAS DA ÉTICA
  • 5 DIFERENÇAS ENTRE ÉTICA, MORAL E DIREITO
  • 6 VALORES FUNDAMENTAIS ÉTICOS DO GESTOR DE BELEZA
  • 7 CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE BELEZA
  • 8 ENTIDADES (SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES) DA ÁREA DE BELEZA
  • 9 CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS