Curso Online de TUDO SOBRE ESCOVA E TRATAMENTO
3 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de TUDO SOBRE ESCOVA E TRATAMENTO

O curso de escova e tratamento tem como obejtivo contribuir para a aprendizagem, desenvolver, conhecimento do leitor. Você que deseja se...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 69,20
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de escova e tratamento tem como obejtivo contribuir para a aprendizagem, desenvolver, conhecimento do leitor. Você que deseja ser cabelereiro, aprimore seus conhecimetos.

Graduação/Bacharel em Psicologia.


"Na minha opinião deveria ter videos ensinando como fazer a escova,e muito caro só pela apostila."

- Thays Soares Camargo

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • TUDO SOBRE Escova e tratamentos

    Thaís Pegoretti

  • ÍNDICE

    01. Materiais e equipamentos, assepsia e divisão capilar
    *Materiais e equipamentos
    *Assepsia capilar

    02. Cauterização e Hidratação
    Cauterização capilar
    Hidratação capilar

    03. Escova
    Técnicas de Escovas
    Exercícios de fixação módulo 2 – Escova e tratamentos
    Exercícios

  • Curiosidade

    Curiosidade

    A escova é um procedimento técnico que promove o alinhamento e a modelagem dos fios dos cabelos, massageando o couro cabeludo e fechando as cutículas.

    A modelagem dos fios é feita através do calor emitido pelo secador e com movimento da escova, isso permite ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo permitindo um acabamento com brilho e leveza.

  • O conhecimento do material é componente imprescindível para todo e qualquer cabeleireiro. No mercado atual há uma variedade imensa de escovas, secadores, pregadeiras, pranchas e outros instrumentos que são utilizados diariamente por este profissional, e saber qual o instrumento é adequado para cada procedimento é importante para a prática profissional.

    Materiais e equipamentos, assepsia e divisão capilar

  • 02. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

    02. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

    Alguns modelos de escovas mais usados no dia a dia: de metal, madeira, nylon, cerdas mistas, enfim uma escova para cada tipo de cabelo.
    Importante saber quanto maior o cabelo maior será a escova a ser utilizada, mas o tipo ideal varia de acordo com o tipo de cabelo e trabalho a ser feito.

    Escova Raquete: Algumas almofadinhas, evitando a quebra dos fios ao desembaraçar durante a escovação.
    Ideais tem para a cerdas desembaraçar acomodadas os em Escovas com cerdas separadas: Acomodam melhor os fios crespos e grossos, facilitando o deslizar.

    Escovas térmicas (metal): Melhor resultado em cabelos crespos e cacheado. O calor concentrado no metal é um grande aliado na modelagem dos cachos.

    Escovas redondas com cerdas mais unidas: alisam melhor os fios, pois o ajuste das cerdas permite maior firmeza na pegada da mecha.

  • Tipos de cerdas

    Cerdas de Nylon: Indicado para os cabelos de textura lisa, não encostar
    demais o secador nas cerdas, pois podem queimar as cerdas da escova.

    Cerdas de Nylon com bolinha nas pontas: Além de escovar tem a função de massagear o couro cabeludo enquanto faz a escova.

    Cerdas naturais: indicada para cabelos com maior sensibilidade, pois desembaraçam e penteiam o cabelo com suavidade.

    Cerdas mistas (javali com nylon): alisam os fios, e facilitam a penetração da escova nas mechas.

  • Higienização das escovas

    Nesta apostila vamos mostrar alguns procedimentos a serem feitos com a limpeza das escovas. Evite algumas doenças como micoses, pediculose além de caspas e outros problemas.
    O primeiro passo é retirar todo o cabelo preso nas cerdas da escova, em seguida lave as escovas com água corrente com auxílio de sabão neutro.
    As escovas do tipo metal, como as ionizadas, necessitam de cuidados especiais, devem ser enxugadas com o auxilio de um pano limpo, impedindo a oxidação, a fim de evitar a ferrugem.

  • Manuseio do secador

    É de extrema importância o manuseio correto do secador para que a escovação não cause danos para os cabelos e materiais.
    Deixar sempre o secador uma distância da mecha para que não ocorram queimaduras no couro cabeludo, nem a queima das cerdas das escovas.
    A potência do secador é que confere a qualidade da secagem, usando o secador corretamente não a risco de danificar os fios.
    Os secadores profissionais costumam ser mais caros, mais leves, menores que os secadores domésticos, com mais potência e com duas saídas de ar (ar quente e ar frio).

  • Dicas para uma boa escovação

    Para diminuir o volume dos cabelos, use a escova por cima da mecha.
    Para dar volume aos cabelos utilize a escova por baixo da mecha.
    Para facilitar a escovação seque o cabelo 70% da umidade.
    Para evitar queima do couro cabeludo, não deixar o jato do secador em um mesmo lugar por muito tempo.

    * IMPORTANTE
     
    Tanto o secador quanto a prancha devem atender ao requisito normativo que estabeleça o comprimento de dois metros com o máximo permitido, devendo ser suficientemente comprido para facilitar os movimentos de secagem ou selagem.

  • Pranchas
    As pranchas além de proporcionar aos cabelos o efeito liso convencional, as pranchas podem ser usadas tanto para a modelagem, como para fazer cachos, bem como podem ser empregadas para diversos procedimentos térmicos: Cauterização, recondicionamento térmico (Chapinha japonesa), carga de queratina, escova definitiva, etc.

    IMPORTANTE
    As melhores pranchas possuem resistência de cerâmica que é responsável pelo aquecimento ultra rápido, pelo alcance da alta temperatura e por manter esta temperatura estável durante todo o trabalho. É isso que torna a prancha ideal para todos os trabalhos térmicos. As pranchas que possuem controlador de temperatura, permitindo a escolha da temperatura ideal, 160ºC a 220ºC, de acordo com a utilização.

  • Toalhas
     
    As toalhas a serem utilizadas no salão devem ser usadas individualmente, para evitar a disseminação de fungos e bactérias entre os clientes . A higienização é feita com água sanitária e guardadas em locais secos e arejados.

    Pregadeiras
     
    As pregadeiras são utilizadas para diversos procedimentos, dentre eles divisão para corte, coloração, transformação entre outros.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 69,20
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Curiosidade
  • 02. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
  • Finalizadores   São produtos utilizados para dar um acabamento nos trabalhos realizados. Também conhecidos como defrizantes, Leave-in, termoativador, pomadas finalizadoras e óleos reparadores. Todos estes produtos devem possuir filtro solar.
  • Divisão capilar   É fundamental saber dividir o cabelo nas seis partes principais: frontal, lateral direita, lateral esquerda, vértice, posterior e nuca. Esta divisão é marcada pela linha que divide a cabeça em dois lados, chamada parietal. Dependendo do lato, pode ser nomeada também de parietal direita ou parietal esquerda.
  • Cauterização
  •   O objetivo é a devolução de líquidos, proteínas e vitaminas para a fibra capilar, preservar a e combater o ressecamento. Associado a estes benefícios são realizados manobras de massagem que proporcionam aos cabelos maior vitalidade: realize analise dos fios, verifique o tipo de necessidade em seguida escolha o produto mais adequado. Existe tipo de creme de hidratação para cada tipo de necessidade, por isso devemos atentar para o tipo de cabelo que iremos tratar. Após lavar o cabelo com xampu, aplique o creme de hidratação nos cabelos levemente enxutos e realize as manobras de massagem. As hidratações podem ser recomendadas em períodos de 1 vez por semana ou 15 em 15 dias, conforme a necessidade dos cabelos.
  • Passo a passo: 1º passo – Realize a higienização capilar (conforme item 2 ) não há necessidade de aplicar o condicionador. 2º passo – Retire o excesso de água dos cabelos com a toalha. 3º passo – Encaminhe a cliente para a cadeira e proteja seus ombros com uma toalha seca. 4º passo – Divida o cabelo em quatro partes, separe o creme para hidratação. 5º passo – Inicie a aplicação pela nuca, pelo primeiro quadrante da direita. 6º passo – Após a aplicação do creme em cada mecha, trabalhe friccionando os dedos no couro cabeludo e em seguida deslize para o comprimento e pontas. 7º passo – Observe a orientação do produto: 15 minutos na touca plástica. 8º passo – Enxague e finalize conforme o gosto do cliente.
  • TÉCNICAS DE ESCOVA *Para evitar a queima do couro cabeludo, evite a permanência contínua e ininterrupta do jato de ar quente na mesma área; * Para aumentar o volume dos cabelos, utilize a escova por debaixo das mechas; * Para diminuir o volume dos cabelos, utilize a escova por baixo das mechas; * Para fixar melhor os cachos, após escovar os cabelos, aplique spray nas cerdas de uma escova térmica de duas alturas e fixe a mesma na mecha a ser trabalhada. Depois, lance ar quente para dar forma, finalizando o trabalho com o reparador de pontas; *Para retirar o aspecto quebradiço e arrepiado dos fios, utilize escovas ou pentes de madeira, para retirar a eletricidade estática após a escovação; * Para facilitar a escovação, seque 70% (por cento) da umidade dos cabelos antes de escová-las.
  • Passo a passo da escova – Divisão simples
  • Divisão para proporcionar volume na região frontal
  • Escova modelada para Cabelos médios e longos – Própria para cabelos desconexos e repicados
  • Escova para modelagem de cabelos curtos
  • Técnica de enrolamento com BOBS
  • Enrolamento com chapinha