Curso Online de A CROMOTERAPIA E SUA APLICAÇÃO NA ESTÉTICA
5 estrelas 4 alunos avaliaram

Curso Online de A CROMOTERAPIA E SUA APLICAÇÃO NA ESTÉTICA

A cromoterapia , que recebe atualmente o nome de Medicina Quântica, é a ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 60,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A cromoterapia , que recebe atualmente o nome de Medicina Quântica, é a ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo numa frequência que resulta em saúde, bem estar e harmonia. Acredita-se que a terapia pela cor tenha sido o primeiro tipo de terapia empregada pelo homem. A abordagem histórica que avalia as teorias de cura pela cor remonta de milhares de anos, tendo sida defendida por várias culturas entre as quais, a egípcia, indiana, chinesa e a romana. A cromoterapia contemporânea é baseada nas sete cores do espectro solar: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta. Cada cor possui uma ação e atuação específica no metabolismo humano, auxiliando, em muito, a cura de diversas disfunções orgânicas. Cada vez mais, a cromoterapia vem sendo usada, como meio para auxiliar no restabelecimento de pacientes, nos diversos segmentos da saúde, seja na pintura das paredes, nos uniformes dos centros de terapia intensiva, clinicas e consultórios. A esteticista também pode e deve se beneficiar deste conhecimento, empregando o uso de cores em seus protocolos estéticos. Para tanto, é necessário que o profissional esteticista, conheça e estude, as diferentes propriedades, formas de aplicação, indicações e contraindicações de cada cor, pois o uso incorreto desta técnica, agrava ainda mais o problema. Esse curso tem como objetivo fornecer de forma objetiva toda a informação necessária para que o terapeuta possa trabalhar de forma consciente e segura.

Graduada em Fisioterapia pela Universidade UniSant'Anna em São Paulo - SP. Docente a 17 anos de Cursos Técnicos e Livres de Estética e outras disciplinas relacionadas a área da saúde. Especialista em diversas técnicas de massagens tanto orientais como ocidentais. Coordenadora Didática de Técnico Esteticista. Consultora de clínicas estéticas e de fisioterapia com especialização em Dermato Funcional.


- Pryscilla Granemann D'agostini

- Aparecido Perpetuo Borges

- Miriam Borchardt De Carvalho

- Izabel Cristina Pravadeli Chiappetta

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • A CROMOTERAPIA E SUA APLICAÇÃO NA ESTÉTICA

    Maria de Lourdes S. Ferreira Lima

  • O Universo é composto por uma massa de radiações, como partículas atômicas, subatômicas e eletromagnéticas, onde se situam as sete cores do espectro solar. Vivemos em meio a formas e cores, a cor é uma força cósmica, vital e a forma externa é somente a reprodução material de um corpo espiritual.
    Uma cor é essencialmente uma manifestação material da realidade espiritual, que se dá na presença da "Luz". Quando despertamos pela manhã sentimos a presença da luz do sol, o principal propagador de cores, sem esta luz, não poderíamos ver o verde das plantas, o azul do mar, o colorido das flores e todas as outras coisas maravilhosas que existem no planeta.
    As cores são as diferentes frequências vibratórias da luz visível.
    Os receptores da pele reconhecem informações luminosas, transformam-nas em impulsos nervosos e as transmitem para os sistemas nervoso e endócrino.

  • A cromoterapia , que recebe atualmente o nome de Medicina Quântica, é a ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo numa frequência que resulta em saúde, bem estar e harmonia. As cores como vibração energética, propagam-se em determinada frequência, produzindo mudanças químicas de forma sutil no ser humano, interferindo em seu metabolismo quer em nível físico ou emocional. As vezes, nem fazemos ideia do quanto estamos sendo bombardeados pelas cores no dia-a-dia. As variações do impacto das cores sobre os olhos afetam as atividades musculares, mentais e nervosas. A ação da cor é específica. Cada cor reage e atrai para o corpo uma corrente especial de energia vital, extraída do ambiente.

  • A terapia pela cor talvez tenha sido o primeiro tipo de terapia empregada pelo homem. Quando o homem surgiu na terra pela primeira vez, os raios solares alimentaram-no e mantiveram-no aquecido; a cor da flora e a fauna foram relevantes para determinar seu humor e temperamento; a direção dos ventos e o murmúrio dos oceanos embalavam lhe o sono. Talvez ele não tenha tido o conhecimento e as habilidades técnicas do homem moderno, mas tinha sabedoria suficiente para viver segundo as leis da natureza.
    A abordagem histórica que avalia as teorias de cura pela cor defendida por outras culturas leva em conta as contribuições feitas pelo Egito, Índia, China, Grécia e Império Romano, bem como a sabedoria ensinada pela mitologia, pela astrologia e pelos ocultistas. Todas essas generalizações revelam vastos conhecimentos sobre a luz e a cor.

  • A cromoterapia contemporânea é baseada nas sete cores do espectro solar:
    Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta. A cor de maior frequência vibratória (mais rápida) do espectro visível, é o Violeta e a de menor frequência (mais lenta) é o Vermelho. Os raios acima do Violeta são ultravioleta e abaixo do Vermelho são infravermelho e não são captados pela visão humana. As cores de vibração mais lentas são Quentes: Vermelho, Laranja e Amarelo e as de vibração mais rápida são Frias: Azul, Índigo e Lilás. No meio, o Verde é o equilibrador.

  • PROPRIEDADES DA COR

    PROPRIEDADES DA COR

    A luz contém atomicidade. Em forma de luz, a cor faz parte o espectro eletromagnético;
    Todas as ondas eletromagnéticas são idênticas quanto ao comprimento e frequência de onda;
    Todos os tipos de energia radiante viajam à mesma velocidade.
    Cada cor tem um comprimento específico de onda, por isso varia em frequência e força de impacto.
    O valor de cada cor é controlado por sua amplitude, tendo os valores claros amplitude maior do que os escuros;
    As ondas do espectro eletromagnético servem para um número quase ilimitado de uso: rádio, TV, fotografia, lâmpadas, etc.
    As variações do impacto sobre os olhos afetam as atividades muscular, mental e nervosa. A ação da cor é específica. Cada cor reage e atrai para o corpo uma corrente especial de energia vital, extraída do ambiente.

  • PROPRIEDADES FÍSICAS E FISIOLÓGICAS DA COR

    PROPRIEDADES FÍSICAS E FISIOLÓGICAS DA COR

    A cor possui força, peso, ação e temperatura. Essas são suas propriedades básicas; as demais são extensões ou refinamentos dessas quatro;

    Peso e força da cor: medem-se essas propriedades fazendo incidir um raio de luz sobre uma régua em posição de perfeito equilíbrio: a régua penderá no sentido da luz.
    Ação da cor: aumento ou diminuição das vibrações. Todas as formas de energia ou vibração relacionam-se entre si. O calor pode converter-se em luz que, quando aplicada às plantas, é vital para sua nutrição, crescimento e reprodução.
    A temperatura da cor: quente x frio: vermelho, laranja, amarelo e infravermelho são raios quentes, produzem calor e força para criar reações químicas no corpo. Quanto maior a resistência, maior o calor. O vermelho combinado com o amarelo tem alto poder de penetração. O azul, o violeta e o ultravioleta são raios frios.
    Medida de calor: variam as quantidades de calor nas cores. Para medi-las, coloca-se um termômetro num copo colorido d’agua; os raios vermelhos emitem maior quantidade de calor, e os raios azuis, menor quantidade.

  • PROPRIEDADES INTER-RELACIONADAS DA COR

    PROPRIEDADES INTER-RELACIONADAS DA COR

    Claro x escuro como uma propriedade: Os raios escuros não tem a mesma força de penetração dos claros e muitas vezes não atravessam o vidro. O amarelo e o verde são raios claros. O azul, o violeta e o índigo são raios escuros.

    A doença manifesta-se como cor através de equivalentes energéticos. Cada doença provoca a emissão de energia pelo corpo. A energia varia de acordo com a doença. Todas as energias têm cor. A condição da doença do corpo pode, portanto, ser conhecida pela cor que se manifesta. Cada cor tem uma vibração específica, uniforme e invariável.

    Toda pessoa possui um ritmo normal, alterado pelo desequilíbrio do tecido do corpo. O ritmo pode torna-se muito rápido ou muito lento.

    Não se deve tratar a doença apenas pelo seu nome ou pela sua vibração isolada; deve-se tratar as necessidades da cor da pessoa como um todo.

  • A energia negativa ou eletricidade é irritante e estimulante para o corpo; a energia positiva é sedativa e relaxante.

    Algumas cores avançam e outras recuam. O laranja, o vermelho e o amarelo são cores que avançam; fazem, por exemplo, uma sala parecer menor. A púrpura, o azul, o violeta e o verde são cores que recuam e fazem uma sala parecer maior.

    O azul ajuda na miopia, física e psicologicamente, porque arrasta o ego para fora, faz a pessoa voltar-se para fora, de maneira tal que ela se move em harmonia com o ambiente. O vermelho é útil nos casos de presbitismo ou nas pessoas com hipermetropia; leva a pessoa ao egocentrismo. Emprega-se o azul para fazer o introvertido sair da “concha”. O azul faz as forças da cabeça descerem para o corpo. O vermelho remete as forças das partes baixas para a parte superior do organismo. O diagrama é o regulador e o distribuidor dessas duas forças; a que induz para cima e a que faz descer.

    Misturada com o branco a cor adquire matiz.

    O efeito da cor como calor: a cor aumenta ou diminui o calor de uma sala eleva ou abaixa a temperatura, repele ou concentra os raios.

  • As reações da retina a cor tem um efeito vital sobre o sistema nervoso.

    A cor desenvolve a ionização que é essencial a vida.

    A pele tem a propriedade de selecionar a cor de que necessita – quer em condições normais, quer quando um processo anormal ocorre no corpo. Ambas as situações podem e de fato acontecem ao mesmo tempo. O tecido altera a emanação de luz para alcançar suas exigências particulares: Ocorre uma alteração no caráter da energia de luz que passa pelo organismo; a energia que penetra no corpo não é a mesma energia que entra em contato com a pele; a pele é um filtro natural e provoca mudanças; a energia resultante que penetra no corpo, depois de filtrada pela pele, é, até certo ponto, absorvida pelos fluidos corporais, absorção essa que depende da proporção dos compostos irritantes ou não irritantes. Estes últimos são absorvidos; a energia radiante resultante que é absorvida internamente difere segundo a fonte de energia e também segundo o tipo de filtros usados. A luz é um alimento natural e a energia radiante é um agente catalisador que faz o corpo extrair de outros alimentos aquilo que não obteria, se a energia radiante não fosse ministrada.

  • Os poros da pele fecham-se quando sujeitos a um filtro constante de luz forte ou de energia radiante.
    As cores radiantes atuam sobre o movimento: fornece um meio mais refinado de distinguir o grau e os tipos de movimentos do que qualquer instrumento. Isso porque a cor radiante interfere ou neutraliza toda a energia que atua sobre uma força de energia vital, assim como uma onda neutraliza outra onda de força e magnitude iguais.

    Para ver as cores complementares, olhe para um objeto colorido por alguns instantes, e depois volte rapidamente o olhar para uma superfície branca. Aparecerá a imagem do objeto, mas com a cor complementar a do valor efetivo. Esse será o valor exato da cor do matriz original mas se tornará, gradualmente mais claro. Depressa se desvanecerá a imagem, aparecendo porém numa matiz alterada. Essa alteração secundária pode, às vezes, ser útil nos tratamentos. É preciso conhecer as cores complementares de cada cor, pois os opostos têm um efeito mais poderoso, quando usados alternadamente.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 60,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • PROPRIEDADES DA COR
  • PROPRIEDADES FÍSICAS E FISIOLÓGICAS DA COR
  • PROPRIEDADES INTER-RELACIONADAS DA COR
  • MAPA DS CORES COMPLEMENTARES
  • PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICA DA COR
  • TRATAMENTOS E TÉCNICAS
  • PROPRIEDADES DAS CORES
  • CROMOTERAPIA PRÁTICA
  • CHAKRAS
  • CROMOTERAPIA NA ESTÉTICA
  • APLICAÇÕES COSMÉTICAS PARA OS TRATAMENTOS
  • ACESSÓRIOS MAIS UTILIZADOS NA CROMOTERAPIA