Curso Online de Programação Orientada a Objetos
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Curso Online de Programação Orientada a Objetos

Este curso visa ensinar conceitos essenciais da Orientação a Objetos. Conceitos fundamentais para quem deseja iniciar a programar com a O...

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Carga horária: 12 horas

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Este curso visa ensinar conceitos essenciais da Orientação a Objetos. Conceitos fundamentais para quem deseja iniciar a programar com a Orientação a Objetos.

A linguagem de desenvolvimento adotada para exemplos é Java.

O Curso é dividido em 9 aulas. Com sugesto~es de exercícios práticos.

Mestre em Modelagem Computacional. Especialista em Engenharia de Software, formado em Ciência da Computação e profissional de TI atuando na área a aproximadamente 15 anos.


- Jaqueline Bay Inacio Duarte

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  • Programação Orientada a Objetos

    Programação Orientada a Objetos

    Vitor T. Gontijo
    vgontijo@hotmail.com

  • Índice

    Índice

    Orientação a objetos
    Objeto
    Classe
    Herança
    Encapsulamento
    Outros aspectos da Orientação Objetos

  • Histórico e características da POO

    Histórico e características da POO

    Linguagens:
    de máquina (Binários)
    de baixo nível (Assembly)
    de alto nível (C, Pascal, Java, etc)

    O que é uma linguagem de máquina?
    O que é uma linguagem de alto nível e de baixo nível?

    O surgimento e evolução das linguagens de programação.

    Como e quando surgiu a abordagem da programação orientada a objetos?

  • Histórico e características da POO

    Histórico e características da POO

    Tipos ou abordagens de programação.
    Estruturada (sequência, decisão e repetição)
    Procedural (rotinas, sub-rotinas, métodos, ou funções)
    Modular
    Orientada a objetos.

    Programação Orientada a Objetos em contraste com a programação procedural.

  • Orientação a objetos

    Orientação a objetos

    “Organizar o mundo real como uma coleção de objetos que incorporam estrutura de dados e um conjunto de operações que manipulam estes dados.”

    Benefícios da Programação Orientada a Objetos.
    Quais são as vantagens desse tipo de abordagem?
    Reutilização de código
    Vida mais longa ao software
    Aproximação com o mundo real, facilidade de entendimento pelos clientes

  • Questões – Histórico e Características da POO

    Questões – Histórico e Características da POO

    1. O que é uma linguagem de máquina?

    2. O que é uma linguagem de alto nível e de baixo nível?

    3. Como e quando surgiu a abordagem da programação orientada a objetos?

    4. Quais são as vantagens desse tipo de abordagem?

  • Classe e Objeto

    Classe e Objeto

    Definição de classe e objeto.

    Interação entre os objetos: mensagem.

    Definição de atributos e sua importância na classe.

    Operações, métodos e serviços.

  • Classe

    Classe

    Define quais serão os atributos e métodos dos seus objetos.

    É o projeto de cada objeto.

  • Classe

    Classe

    Atributos

    Métodos

    Notação UML

  • Objeto

    Objeto

    São as instâncias de uma Classe.

  • Mensagem

    Mensagem

    Interação entre os objetos: mensagem.

    é uma chamada a um objeto para invocar um de seus métodos, ativando um comportamento descrito por sua classe.
    Também pode ser uma chamada diretamente a uma classe (através de uma invocação a um método estático)


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  • Programação Orientada a Objetos
  • Índice
  • Histórico e características da POO
  • Orientação a objetos
  • Questões – Histórico e Características da POO
  • Classe e Objeto
  • Classe
  • Objeto
  • Mensagem
  • Questões – Classe e Objeto
  • Pilares da POO
  • Encapsulamento
  • Encapsulamento - Abstração
  • Questões - Encapsulamento
  • Herança
  • Polimorfismo
  • Estudos de caso (Trabalho escrito)
  • Programação Orientada a Objetos
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 2)
  • CLASSES - ÍNDICE
  • 2.1 - Declaração, codificação e estrutura de classes em Java
  • 2.2 - Variáveis de instância: objetos
  • Questões
  • 2.3 - Modificadores de acesso: público, privado, protegido e estático
  • Modificadores de acesso
  • Questões
  • 2.4 - Métodos modificadores e de retorno: set e get
  • Questões
  • 2.5 - Representação das classes: diagramas UML
  • Relacionamentos entre classes
  • Questões
  • Aula de Aplicação 1 (em dupla ou grupo)
  • Aula de Aplicação 2 (individual ou em dupla)
  • Classe Pessoa completa
  • Classe main
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 2)
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 3)
  • INTRODUÇÃO À LINGUAGEM JAVA
  • Estruturas de controle
  • Questões
  • Métodos
  • Questões
  • Arranjos
  • Questões
  • Aula de Aplicação (Individual ou em dupla)
  • Aula de Aplicação
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 3)
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 4)
  • MÉTODOS CONSTRUTORES E FINALIZADORES
  • Métodos construtores
  • Questões
  • Aula de Aplicação (Individual ou em dupla)
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 4)
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 5)
  • ALOCAÇÃO DINÂMICA DE MEMÓRIA
  • Classe String
  • Questões
  • Objetos e Referência
  • Questões
  • Manipulação de Objetos
  • Questões
  • Aula de Aplicação (Individual ou em dupla)
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 5)
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 6)
  • HERANÇA SIMPLES
  • Agregação X Composição
  • Relacionamento entre classes
  • Questões
  • Aula de Aplicação
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 6)
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 7)
  • HERANÇA MÚLTIPLA
  • Questões
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 7)
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 8)
  • POLIMORFISMO
  • Questões
  • Aula de Aplicação
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 8)
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 9)
  • SOBRECARGA
  • SOBRECARGA (method overloading)
  • SOBREPOSIÇÃO
  • SOBRECARGA X SOBREPOSIÇÃO
  • Questões
  • CONVERSÃO
  • Questões
  • Programação Orientada a Objetos (Aula 9)