Curso Online de Informática Básica
4 estrelas 11 alunos avaliaram

Curso Online de Informática Básica

Noções básicas de Informática

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Noções básicas de Informática

Graduada em Pedagogia, pós graduada em psicopedagogia, com MBA em Comportamento Organizacional. Docente desde de 2002,Coordenadora de projetos sociais culturais e educacionais de Organização não Governamental. Autora de apostilas de cursos profissionalizantes básicos e pedagogoa de rede de ensino nacional. Aceito sugestões de temas para cursos gratuitos e pagos e-mail:amanda-l-j@hotmail.com TWITTER:amandalj2


- Isabela Da Silva Nobre Campos

"fiz um ánalise completo agora vou o passo a passo e desenvolver !!!!"

- Acácia Maria Gomes Santos

- Regina Tenório Cavalcante Vitoriano

- Josimar Veroni

"Eu achei um curso muito bom e bem elaborado."

- Jair Martins Vieira

"muito bom"

- Ronaldo Adriano De Santana

- Cláudia Nayra Lira Naupari

- Marinete Martins Amorim

- Gleisson Marcos Carvalho

- Edjane Da Silva Santos

- Nayane Cristina Almeida Ferreira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • INFORMÁTICA BÁSICA

    informática básica

    noções de informática, windows 7, internet, word, excel e powerpoint

    profª amanda g. batista

  • Introdução

    introdução

    informática é a ciência que estuda os meios de armazenamento, transmissão e processamento das informações. pode ser considerada como “informação automática”, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. mas para isso, é necessário a utilização de uma ferramenta chamada: computador.

    computador:

    o computador é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções e
    destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana. entre vários
    benefícios, podemos citar:
    grande velocidade no processamento e disponibilização de informações;
    precisão no fornecimento das informações;
    próprio para execução de tarefas repetitivas;
    propicia a redução de custos em várias atividades.

  • Organização

    organização

    um sistema baseado em computador é, na verdade, composto por hardware e software.

    hardware é o nome que se dá para a parte física do computador. é tudo que você pode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral).

    software é o nome que se dá a toda parte lógica do computador. ou seja, são os programas que você vê funcionar na tela do micro e que dão "vida" ao computador. sem um software adequado à suas necessidades, o computador, por mais bem equipado e avançado que seja, é completamente inútil.

  • princípio de funcionamento

    o computador não é uma máquina com inteligência. na verdade, é uma máquina com uma grande capacidade para processamento de informações, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados.

    basicamente, o computador é organizado em três grandes funções ou áreas, as quais são: entrada de dados, processamento de dados e saída de dados.

    entrada de dados
    para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornecê-los a ele. para isso, o computador dispõe de recursos como o teclado (para digitação, por exemplo, do texto que define um programa de computador), o mouse
    (para selecionar opções e executar algumas operações em um software qualquer), disquetes e cds para entrada de dados (gerados provavelmente em algum outro computador), mesas digitalizadoras (muito utilizadas por
    programas cad e aplicativos gráficos em geral) e outros.

  • processamento de dados
    os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior. esse armazenamento de dados é feito na memória do computador, que pode ser volátil (isto é, desaparece quando o computador é desligado), referenciada como memória ram (random access memory - memória de acesso aleatório), ou pode ser permanente (enquanto não é "apagada"
    por alguém) através do armazenamento dos dados em unidades como as de disco fixo, que são meios físicos (meio magnético) localizadas no interior do gabinete do computador.

    o processamento dos dados é feito na cpu – central process unit - unidade de
    processamento central (ou simplesmente processador, como o pentium), onde a informação é tratada, sendo lida, gravada ou apagada da memória, sofrendo
    transformações de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas.

    saída de dados
    os dados resultantes do processamento das informações pelo computador podem ser apresentadas de inúmeras formas, e por meio de diversos dispositivos.

  • o monitor de vídeo é um dos principais meios para se obter dados de saída do computador: tanto texto normal ou formatado (como em tabelas ou formulários) e gráficos podem ser apresentados ao usuário através desse dispositivo. se quisermos que os resultados sejam apresentados em papel, podemos fazer uso de impressoras e/ou plotters (para "plotagem" de desenhos); se quisermos levar esses dados para outros computadores, podemos fazer uso, por exemplo, dos cds, dvds ou pendriver, ou ainda, podemos conectar os computadores em rede (resumidamente, ligá-los através de cabos).

  • teclado

    é o dispositivo de entrada mais utilizado nos computadores. o teclado possui um conjunto de teclas alfabéticas, numéricas, de pontuação, de símbolos e de controles.

    quando uma tecla é pressionada, o teclado envia um código eletrônico à cpu, que o interpreta, enviando um sinal para outro periférico que mostra na tela o caractere correspondente. o teclado de um computador é muito semelhante ao de uma máquina de escrever, com algumas teclas especiais, mostradas na tabela a seguir.

  • Mouse (Rato)

    mouse (rato)

    dispositivo de entrada equipado com dois ou três botões. o mouse é utilizado para posicionar uma seta nas opções da tela, executando-a em seguida com um clique de seu botão, facilitando a operação.

    usando o mouse

  • botão da esquerda (o mais usado e responsável pelas operações mais comuns no computador):
    executar / abrir um programa ou arquivo
    selecionar um ou mais ícones, texto ou região na tela
    arrastar ícones ou trecho selecionado para outro local ou para dentro de uma pasta ou mesmo para dentro do menu iniciar.
    botão da direita (faz tudo o que o botão da esquerda faz e muito mais...) :
    abre um menu flutuante com varias opções de ações permitidas dentro de um contexto da área de trabalho ou janela de algum aplicativo qualquer. estas ações podem ser por exemplo: executar um programa, copiar, colar ou recortar arquivos ou textos, criar novas pastas, excluir, renomear ou mostras as propriedades dos arquivos selecionados, configurações diversas e muitas outras opções.

  • Arquivos e Pastas

    arquivos e pastas

    quando realizamos algum trabalho em papel, como escrever um documento, fazer um desenho, um gráfico ou um projeto, ao terminá-lo tomamos o cuidado de guardá-lo em algum lugar, como uma pasta, e posteriormente também guardarmos essa
    pasta em algum lugar, como uma gaveta de um armário. além de proteger o trabalho feito, isso permite que possamos recuperá-lo rapidamente quando precisarmos utilizá-lo novamente.

  • quando produzimos um trabalho em um computador, a mesma situação ocorre: precisamos guardar nosso trabalho para podermos utilizá-lo posteriormente. o arquivo eletrônico (ou simplesmente arquivo) é a estrutura lógica utilizada para guardar os nossos dados no computador, da mesma forma que o papel guarda os trabalhos feitos à mão (com canetas ou lápis), etc.

    o ato de guardar um arquivo no computador é denominado salvamento - salvar um arquivo. salvar trabalhos em computador tem uma grande vantagem em relação ao papel: uma vez salvo um trabalho, ele poderá ser impresso ou alterado quantas vezes for necessário, e de forma extremamente fácil, o que não ocorre com os trabalhos feitos em meios não eletrônicos. os arquivos são salvos em dispositivos denominados discos (que são um meios de armazenamento magnéticos) e, por uma questão de organização, os arquivos são “colocados” em compartimentos denominados pastas ou diretórios.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • INFORMÁTICA BÁSICA
  • Introdução
  • Organização
  • Mouse (Rato)
  • Arquivos e Pastas
  • Internet
  • Serviços encontrados WEB
  • E-mail ou correio eletrônico
  • Emoticon
  • WINDOWS 7
  • Atalhos
  • Usando o Windows Explorer Menu Iniciar->Programas->Acessórios->Windows Explorer
  • Acessórios
  • Exemplo:
  • Bloco de Notas
  • Paint
  • WordPad
  • Calculadora
  • Editores de Texto
  • Formatar o Texto pela Barra de Ferramentas
  • Inserindo Figuras