Curso Online de Montagem e Manutenção de Computadores

Curso Online de Montagem e Manutenção de Computadores

O curso de Montagem e Manutenção de Computadores tem a pretensão de dar ao aluno um excelente conhecimento sobre todo o hardware de um PC...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de Montagem e Manutenção de Computadores tem a pretensão de dar ao aluno um excelente conhecimento sobre todo o hardware de um PC. Textos didáticos e imagens trarão excelente compreensão ao estudante.

Professor Especialista em Engenharia de Software , Organização e Arquitetura de Computadores e Tecnologia na Educação no curso de Licenciatura em Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Professor do ensino Técnico em Informática Integrado nas disciplinas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Auditoria de Sistemas, Estatística e Manutenção de Computadores.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • CURSO MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADORES

    CURSO MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADORES

    Professor Tulio Maranezzi

  • MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROS

    Um microcomputador é constituído de diversos componentes, agrupados em dois grandes grupos:

    Hardware,
    que consiste em toda parte física do computador, ou seja, são todos os equipamentos eletrônicos e mecânicos. Na parte externa do computador pode-se rapidamente identificar alguns deles, como, por exemplo, o vídeo, o gabinete, o mouse, o teclado e a impressora, entre outros. Internamente podem ser identificados CPU, as memórias e a placa-mãe, entre outros.

  • MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROS

    Software,
    que consiste na parte lógica do microcomputador, ou seja, os programas. É importante frisar que o Hardware não funciona sem o Software, que tem como função controlar o computador.

    Pode ser feita uma analogia entre o computador e um carro. O hardware equivale ao carro vazio. Para que ele tenha utilidade (levar pessoas de um lugar para outro), ele requer instruções e dados, fornecidos pelo motorista. O papel do motorista é equivalente ao dos programas num computador, que permitem a utilização efetiva dos recursos nele disponíveis.

  • MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROS

  • MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROS

    Periféricos são equipamentos que complementam o microcomputador, geralmente com função de interface com o mesmo (entradas e saídas), mas também podendo ter funções de armazenamento, comunicações, etc.

    Existem diversas classificações de periféricos, sendo que alguns podem se enquadrar em mais de uma classificação:

  • MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROS

    Interface com usuário - equipamentos de hardware que permitem a interação em tempo real com o computador: teclado, mouse, monitor de vídeo, LCD, webcam, leitor de impressão digital.

    Periféricos de entrada - equipamentos que permitem entrada de dados a serem de alguma forma processados pelo computador: teclado, mouse, scanner, webcam, leitor de impressão digital, microfone.

    Periférico de saída - equipamentos que permitem saída de dados processados pelo computador: monitor de vídeo, LCD, impressora, projetor, caixas de som.

  • MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROS

    Periféricos de armazenamento - equipamentos que permitem armazenamento de dados em mídia fixa ou removível: pen drive, disco rígido (interno ou externo), disquetes, mídias ópticas (CD, DVD, Blu-ray)

    Periféricos de comunicação - equipamentos que permitem envio e recepção de dados a outros computadores ditos interligados em rede: interfaces de rede com fio e sem fio, Bluetooth, modem.

  • Arquitetura interna de um computador

  • Arquitetura interna de um computador

    CPU - componente que corresponde ao cérebro do computador. Ele efetua o processamento propriamente dito.

    Memória - fazendo uma analogia com um escritório, a memória é a mesa de um funcionário, ou seja, a área de trabalho utilizada pela CPU para armazenamento e processamento das informações.

    Chipsets - componentes de alta integração que fazem diversas funções (que nos primeiros modelos requeriam diversos componentes discretos:

  • Arquitetura interna de um computador

    Geradores de sinais de clock e outras temporizações - sinais responsáveis pelo sincronismo da interação entre CPU, memória e periféricos.

    Controle de sinais de interrupção -sinais responsáveis por avisar a CPU de que um periférico precisa de sua "atenção".

    Controle de sinais de DMA (Acesso Direto à Memória) -sinais responsáveis por sincronizar e permitir o acesso à memória por parte de um periférico nos intervalos sem acesso por parte da CPU, ou mesmo de transferência direta, memória a memória.

    Controle de entrada e saída -controle dos sinais utilizados pelos periféricos de entrada e saída já mencionados anteriormente. Diversos barramentos e interfaces são suportados dependendo do tipo de periférico a ser conectado ao computador.

  • Arquitetura interna de um computador


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • CURSO MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADORES