Curso Online de A INTERNET EM 3D

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ESTE É MAIS UM CURSO DA EQUIPE PROMOVENDO CONHECIMENTO, QUE POSSUI UMA PEQUENA TAXA, POREM GARANTIMOS O SEU APRENDIZADO, E A EQUIPE ESTÁ A TODO TEMPO ONLINE PARA DAR SUPORTE AOS QUE NECESSITAREM, CURSOS DE ALTISSIMA QUALIDADE, APROVEITEM
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  • VRML - A Internet em 3D

    vrml - a internet em 3d

    introdução
    geometria
    animação
    iluminação
    elementos complementares
    conclusão
    espaço aberto

  • Introdução - o nascimento:

    introdução - o nascimento:

    1994: mark pesce e brian behlendorf imaginam a possibilidade de desenvolvimento de interface aberta, gratuita, virtual, tridimensional, com multimídia animada e interativa
    vrml 1.0 - geometria
    vrml 2.0 - comportamento - agosto/96

  • Introdução - Por que a emoção?

    introdução - por que a emoção?

    vmrl tem o potencial de permitir um novo tipo de aplicações - baseadas na web com simulação distribuída, multiusuário, grupos de discussão em tempo real e até mesmo reuniões tridimensionais;
    tais aplicações são o resultado de 3 importantes fatores:
    conectividade em rede
    interação multiusuário
    interface com o usuário baseada em modelagem multimídia tridimensional - 3d
    enfim, a meta final é construir ciberespaços.

  • Introdução

    introdução

    arquivo vrml = arquivo texto - .wrl
    cabeçalho: #vrml v2.0 utf8
    o arquivo texto será uma seqüência de nós que conterá a descrição de objetos.
    um nó pode:
    conter outro nó - ter um filho - ex: group
    ter um conjunto de campos, que contém informações sobre o elemento e que podem estar escritos em qualquer ordem.

  • O arranjo básico:

    o arranjo básico:

    # vrml v2.0 utf8
    group{
    children [
    nó e campos ....
    ]
    }

  • Geometria: Nós fundamentais:

    geometria: nós fundamentais:

    o nó shape - forma:
    este nó contém 2 campos: o campo appearance e o campo geometry que serão arranjados basicamente:
    shape {
    appearance null - define material e textura
    geometry null - define a geometria do objeto
    }
    o campo geometry:
    este campo contém valores que descrevem uma dada geometria:
    cone {
    bottomradius 1
    height 2
    }

  • Observações importantes:

    observações importantes:

    há geometrias pré-definidas primitivas, tais como box, cylinder, cone e geometrias avançadas, tais como extrudedshapes, elevationgrids etc...
    uma forma de definir um objeto em vrml consiste em usar a seguinte linha de comando:
    def meu_cilindro cylinder { ... }
    na primeira definição, o objeto é criado e pode ser usado a partir daí pela utilização de seu nome - instância. cada mudança no objeto original afeta todas as instâncias. o reuso de um nó previamente definido é feito pela linha de comando:
    use meu_cilindro
    o agrupamento de formas pode definir formas mais complexas, através do uso do nó group ou do nó transform - caracterizando a noção de nó parent e nó children

  • Exemplo 1

    exemplo 1

    # vrml v2.0 utf8
    group {
    children [
    shape{
    geometry cone {}
    }
    ]
    }

  • Primitivas Geométricas:

    primitivas geométricas:

    as formas geométricas básicas:
    box
    cone
    cylinder
    sphere
    text - formatar textos
    elevationgrid
    extrusion
    indexedfaceset
    indexedlineset
    pointset


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  • Geometria: Nós fundamentais:
  • Observações importantes:
  • Exemplo 1
  • Primitivas Geométricas:
  • O nó appearance:
  • Textos
  • Exemplo2 - forma e aparência: uma estação espacial (?)
  • Transformações - nó Transform:
  • Exemplo3: usando transformações:
  • Animações - o dinamismo da forma!!!
  • Animações - aspectos básicos:
  • Exemplo de animação:
  • Animações: sentindo ações do usuário
  • Exemplo de animação
  • Animações - animando formas com tempos diferentes e mudando posições:
  • Iluminação - efeitos importantes:
  • Elementos complementares: formas geométricas
  • Elementos complementares: Aparência:
  • Elementos complementares: fundos
  • Elementos complementares: atmosfera
  • Elementos complementares: sons
  • Complementos: detalhamento
  • Conclusões