Curso Online de Programação, exercícios e desafios de algoritmo
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Curso Online de Programação, exercícios e desafios de algoritmo

Esse curso é destinado a todos aqueles que desejam aprender como programar e desenvolver softwares para computadores.

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Esse curso é destinado a todos aqueles que desejam aprender como programar e desenvolver softwares para computadores.

Técnico em informática e graduando em Engenharia de Computação


"O curso está muito bem feito, as explicações são bem claras."

- Wilson Antonio Da Silva

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
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  • Programação de Computadores

    Programação de Computadores

    A mágica de criar softwares

    Por N.J. L. d. Reis

  • No principio era o verbo...

    No principio era o verbo...

    De todo o conteúdo desse curso, as linhas que seguem essa frase são as mais importantes, portanto caso discordem do que eu escrevo abaixo devem abandonar o curso agora e procurar alguma outra atividade (obs. Não existem reembolsos =] ) :

    “Se construtores de edifícios construíssem seus prédios como os programadores escrevem seus programas, o primeiro pica-pau que viesse poderia destruir uma civilização.” . Assim Gerald Weinberg resumiu o que acontece no mundo da programação.

    Nós programadores nos entregamos á nossa vaidade e esquecemos que somos “gente” e assim nos abdicamos de qualquer forma de erro possível.

    A primeira lição do mundo da programação é essa: Você programador erra. E se você erra outras pessoas errarão por culpa sua.

    A segunda lição: Esqueça toda a sua vaidade e quebre seus propósitos pois agora você é um ETERNO aprendiz.

    “CUIDEM DE VOSSAS ALMAS POIS OS SEUS CORPOS JÁ NOS PERTENCEM”

  • Um pouco mais de chá por favor...

    Um pouco mais de chá por favor...

    Olha.. Você por aqui ! É bom saber que o slide anterior não te fez desistir da “incrível” arte de criar programas!
    A partir de agora pode começar a se considerar programador, pois esse é o primeiro passo de uma longa caminhada.
    A arte da programação é dar “vida” á uma máquina que não possui poder de escolha, obviamente é uma definição muito vaga mas aplica-se a nossa necessidade atual.
    A programação permite que o desenvolvedor crie rotinas para um dispositivo .
    Essas rotinas servirão para que determinadas ações aconteçam.
    Porém algumas situações possam conter imprevistos. E esses imprevistos devem ser o foco de um bom desenvolvedor.
    Sua tarefa de programador é evitar erros e solucionar problemas da maneira mais simples possível. Necessariamente nessa ordem.
    Para iniciarmos a festinha é necessário primeiro uma idéia do que é algoritmo e o que é lógica de programação.

    Enjoy the show =] !

  • Algoritmos

    Algoritmos

    O conceito de programação está diretamente ligado á idéia de algoritmos, portanto levemos em consideração a definição de algoritmo:

    “Um algoritmo é uma receita para um processo computacional e consiste de umasérie de operações primitivas, interconectadas devidamente, sobre um conjunto deobjetos. Os objetos manipulados por essas receitas são as variáveis”

    Baseados nessa definição temos então o primeiro elemento para começarmos a “por as mãos na massa” : As variáveis.
    Para iniciarmos diretamente na programação, é essencial instalarmos em nossas máquinas o software VisuAlg da Apoio Software, que será nossa ferramenta para aprendermos algoitmos.
    Você pode baixá-lo gratuitamente no link a seguir: http://www.baixaki.com.br/download/visualg.htm

  • O programa

    O programa

    Ao abrir a tela do VisuAlg, será lhe apresentado a seguinte estrutura:

  • Entendendo o programa

    Entendendo o programa

    O comando “algoritmo” é o que marca o inicio do seu programa, para ele devemos definir entre aspas o nome do programa.
    As quatro linhas a seguir são comentários de cabeçalho, o que lhe permitirá entender melhor o programa. Lembre-se que tudo que vem depois do // não será executado mas servirá como um espaço para anotações.
    Após o comando var , vem a declaração de variáveis qual estudaremos daqui a pouco. E então se declara o inicio do processamento do programa com o comando inicio.
    Para o visualg essa é a estrutura básica, e sempre será utilizada.
    Na aba de ajuda existem alguns documentos que lhe ajudaram a entender mais sobre a estrutura e linguagem do programa. A leitura é OBRIGATÓRIA, eu disse O BRI GA TÓ RIA.
    Somente após ler continue o curso.
    Aproveita e vai tomar um café.

  • Comandos básicos

    Comandos básicos

    Alguns dos comandos básicos do VisuAlg são:

    Comando de entrada de dados: LEIA ;
    Comando de saída de dados: ESCREVA ou ESCREVAL;

    Esses são os comandos básicos, mais para frente veremos os comandos de processamento.
    O comando LEIA permite que atribuamos a uma variável um valor digitado pelo usuário, o comando escreva (na mesma linha) e o escreval (pula uma linha e escreve) permite fazer a saída de dados, veremos a seguir um exemplo do uso de saída de dados. Para entendermos a entrada de dados precisamos estudar inicialmente as variáveis, o que faremos após o exemplo.

  • Comando escreva

    Comando escreva

    Tente fazer. E só volte após conseguir pequeno gafanhoto.

    Observações:
    Para executar se usa a tecla F9;
    Após o comando ESCREVA, se usa () e quando existir uma saída de texto é necessário usar aspas duplas no inicio e no fim;
    Use o cabeçalho para orientar quem usar seu programa.

  • Variáveis

    Variáveis

    A programação se baseia basicamente nesses três processos:

    Recebimento de dados – O usuário fornece ao computador uma informação;
    Processamento – Após receber algum dado, o computador realiza processos pré-definidos para processar essas informações;
    Saída de dados – o computador mostra os dados ao usuário.

    As variáveis são as “caixinhas” responsáveis por guardar essas informações. Elas se dividem basicamente em três tipos:

    Numéricas –Inteiro e real;
    Textuais – caractere;
    Lógicas –logico;

    Cada tipo de variável permite receber apenas informações desse tipo, ou seja, mesmo se voce digitar o número 6 em uma variável caracter, ela armazenará como o caractere 6. No caso do VisuAlg, as variáveis devem ser declaradas antes do programas iniciar.

  • Declarando variáveis

    Declarando variáveis

    Para se declarar uma variável, declara-se o nome dela seguido por : e o tipo. É importante observar que o nome é apenas para sua manipulação, o que importa é o tipo descrito. Veja no exemplo:

    Ex. 1: Valor1, Valor2: real
    Ex. 2: nome_do_aluno: caractere
    Ex. 3: sinalizador: logico

    Assim como mostrado no primeiro exemplo, é possível colocar o nome de mais de uma variável seguido por virgula, e declarar um grupo de uma única vez.

    Para entendermos melhor vamos ver as respostas de algumas dúvidas sobre o uso e declaração de variáveis.

  • Dúvidas

    Dúvidas

    1) A declaração ( nome1, nome2: inteiro) possibilitará guardar nomes em duas variáveis diferentes?
    Não. Apesar do nome das variáveis serem “nome1” e “nome2” o tipo declarado para elas é inteiro, portanto armazenaram apenas números inteiros.
    2)A declaração (idade:logico) possibilitara criar uma variável para armazenar idades?
    Novamente não pois o tipo logico recebe apenas “verdadeiro” ou “falso” e não números.
    3) A declaração (idade:real) possibilitara criar uma variável para armazenar idades?
    Sim, porém, idade consiste basicamente em valores inteiros, ou seja, 1 ano ou 2 anos e não 1,33 anos, portanto não se deve usar variaveis reais para valores inteiros
    4) A declaração (altura:inteiro) possibilitara criar uma variável para armazenar altura?
    São tipos incompatíveis assim como na questão anterior.
    5) A declaração (abacaxi:inteiro) possibilitara criar uma variável para armazenar idades?
    Sim, porém não devemos usar nomes que fujam da usabilidade da variável.


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