Curso Online de Sistemas Operacionais - Fundamentos

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Este curso não tem como objetivo ensinar como se criar ou usar um sistema operacional. Conteúdo que proporciona ao leitor conhecimento so...

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Este curso não tem como objetivo ensinar como se criar ou usar um sistema operacional. Conteúdo que proporciona ao leitor conhecimento sobre os 4 fundamentos necessários e utilizados em todos os sitemas operacionais. Este curso visa explicar as premissas essenciais a todos os sistemas operacionais que são os gerentes de processos, memória, arquivos e entrada e saída. Serão apresentados algoritmos como de paginação, alocação de memória, semáfaros, sleep x wake up, dentre vários outros. Além de mostrar a evolução dos sistemas operacionais, monousuário, multiusuário. Diferenças entre programa e processo. Conteúdo completo.

Ensino Superior Ciência da Computação(UNI-BH) Técnico em Informática Gerencial: Delphi 2006, lógica de programação, pascal, linguagem C++, webdesign, PHP, banco de dados, linux, windows, redes de computadores(Colégio Cotemig) Idioma Inglês: Módulo intermediário(Wizard). Experiência Profissional Atual VSE - Vale Soluções em Energia Cargo: Projetos de TI



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  • Sistemas Operacionais

    sistemas operacionais

  • Introdução Se analisarmos sob a perspectiva de funcionamento, o que poderíamos dizer de um computador (hardware) sem nenhum software instalado nele? Por mais evoluído ou moderno que seja tal hardware ou sua arquitetura, sem software (sistema operacional, sistemas utilitários e aplicativos) para nada serviria; Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido etc. Alguns autores definem hardware como a parte dura ou concreta de um sistema computacional. Software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos as aplicações, os programas e o S.O

    introdução se analisarmos sob a perspectiva de funcionamento, o que poderíamos dizer de um computador (hardware) sem nenhum software instalado nele? por mais evoluído ou moderno que seja tal hardware ou sua arquitetura, sem software (sistema operacional, sistemas utilitários e aplicativos) para nada serviria; hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. alguns equipamentos como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido etc. alguns autores definem hardware como a parte dura ou concreta de um sistema computacional. software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos as aplicações, os programas e o s.o

  • Processador Este é o grande pivô da história. O processador é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções existentes. Quanto mais rápido for o processador, mais rápido as instruções serão executadas;

    processador este é o grande pivô da história. o processador é o "cérebro" do computador. praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções existentes. quanto mais rápido for o processador, mais rápido as instruções serão executadas;

  • Memória RAM

    memória ram

    memória ram - significa random access memory (memória de acesso randômico). os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou tirados do hd (hard disk - disco rígido). existe também a memória rom, que armazena permanentemente os dados.

  • Disco Rígido

    disco rígido

    o disco rígido, cujo nome em inglês é hard disk (hd), serve para armazenar dados permanentemente ou até estes serem removidos. fisicamente, os hd´s são constituídos por discos. estes são divididos em trilhas e estas são formadas por setores. um agrupamento de setores em relação a outros discos é chamado de cilindros. os hd´s podem armazenar até centenas de gigabytes. a velocidade de acesso às informações dos discos dependem da velocidade em que estes giram. os padrões mais comuns são de 5.400 rpm (rotações por minuto), 7.200 rpm e 10.000 rpm;

  • Placa-mãe

    placa-mãe

    é a "espinha dorsal" do computador. interliga todos os dispositivos do equipamento. para isso, possui vários tipos de conectores. o processador é instalado em seu socket, o hd é ligado nas portas ide ou ata, a placa de vídeo pode ser conectada nos slots agp 8x ou pci-express 16x e as outras placas podem ser encaixadas nos slots pci. ainda há o conector da fonte, os encaixes das memórias;
    todas as placas-mãe possuem bios (basic input output system). armazenada em um chip de memória rom que guarda configurações do hardware e informações referentes à data e hora.

  • Placa de vídeo

    placa de vídeo

    responsável por gerar tudo o que vai aparecer no monitor, como imagens de jogos e de aplicações, efeitos etc.;
    duas marcas conhecidas a ati e a nvidia, duas fortes concorrentes. na verdade, ambas produzem o chip gráfico (uma espécie de processador responsável pela geração de imagens, principalmente em aplicações 3d);
    as placas de vídeo antigas usavam o slot pci. as atuais usam o slot agp, que já está perdendo espaço para o slot pci express (pci-e).

  • Drives de Disquete e CD-ROM

    drives de disquete e cd-rom

    drive 1.44;
    cd-rom ;
    cd-rw;
    cd-rw + dvd (combo);
    dvd-rw (gravador).

  • Monitor

    monitor

    responsável por transmitir informações visuais. a tecnologia mais usada nos monitores é o crt (cathode ray tube), mas também existem outras, como os monitores lcd (liquid crystal display);
    existem modelos crt com tela plana que, além de proporcionarem maior conforto visual, estão custando cada vez menos, já que estão se tornando padrão;
    os monitores mais comuns encontrados no mercado oferecem telas nos tamanhos de 14", 15", 17" e 19“.

  • Gabinete

    gabinete

    o gabinete é uma caixa metálica (ou com elementos de plástico) vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, hd, processador, etc);

    os gabinetes verticais podem ser encontrados em 3 tipos básicos:
    mini tower: pequeno, possui apenas 3 baias (visto na imagem abaixo);
    mid tower: médio, possui 4 baias;
    full tower: grande, com mais de 4 baias.

  • Periféricos gerais

    periféricos gerais

    mouses;
    teclados;
    scanners.

    diante do exposto acima, pode-se concluir que o computador sem software não é nada. é um pedaço inútil de metal, porém quando equipado com software adequado ele é capaz de processar, armazenar, rodar jogos e ajuda os usuários em muitas atividades produtivos. tanenbaum (1995)


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  • Introdução Se analisarmos sob a perspectiva de funcionamento, o que poderíamos dizer de um computador (hardware) sem nenhum software instalado nele? Por mais evoluído ou moderno que seja tal hardware ou sua arquitetura, sem software (sistema operacional, sistemas utilitários e aplicativos) para nada serviria; Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido etc. Alguns autores definem hardware como a parte dura ou concreta de um sistema computacional. Software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos as aplicações, os programas e o S.O
  • Processador Este é o grande pivô da história. O processador é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções existentes. Quanto mais rápido for o processador, mais rápido as instruções serão executadas;
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  • Disco Rígido
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