Curso Online de Informática para Leigos

Curso Online de Informática para Leigos

Este curso é elaborado principalmente para a 3ª idade e leigos na Informática. Trata-se apenas do Sistema Operacional Windows. Temos tamb...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 60,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso é elaborado principalmente para a 3ª idade e leigos na Informática. Trata-se apenas do Sistema Operacional Windows. Temos também curso para iniciantes em Word, Internet, Excel e PowerPoint.

Professora de Séries Iniciais, Matemática e Informática. Faculdade de Licenciatura em Ciências e Curso Técnico em Informática.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • BUZZERO.COM CURSO DE WINDOWS PARA INICIANTES

    buzzero.com curso de windows para iniciantes

    profª: tatiana difini
    email: difini13@hotmail.com

  • conceitos básicos de sistema operacional
    microinformática
      o termo microcomputador é geralmente utilizado para designar equipamentos de informática que trabalham com um único microprocessador. o microprocessador é um circuito integrado (chip) programado para executar todas as funções básicas de um computador.
     o estudo da microinformática divide-se em duas grandes áreas: o hardware, que é a parte física do computador e o software, que é a parte lógica da máquina.
     microinformática
    hardware: software:
    - microprocessador - sistema operacional
    - cpu, memórias - softwares aplicativos
    - dispositivos periféricos
      

  • sistema operacional – age como o interlocutor entre o usuário e o processador da máquina. todas as tarefas executadas na máquina são controladas pelo sistema operacional que transforma a solicitação feita em linguagem humana, instruções em código binário (linguagem de máquina) e vice-versa, possibilitando o “diálogo” entre o usuário e o processador do micro.
    é o primeiro programa a ser instalado no computador e todos os demais programas têm de ser compatíveis com ele, ou seja, devem falar a linguagem do sistema operacional.
    ao ligar a máquina, o sistema operacional é o primeiro a ser carregado na memória do computador e será o último programa a ser desativado desta memória, o que acontece no processo de desligamento do micro.
     *sem o sistema operacional não é possível realizar nenhuma tarefa no micro.
     softwares aplicativos: programas que executam tarefas específicas e que rodam sob o controle do sistema operacional. ex: editores de texto, planilhas de cálculos, editores de desenho, execução de sons, etc.
     

  • windows
    este programa, desenvolvido pela microsoft, ocupa hoje uma importante fatia no mercado de informática e existem várias de suas versões instaladas nos computadores de todo o mundo. a versão 98 precede a versão 95 e antecede as versões 2000, xp e windows 7.
      o ambiente é todo gráfico, o que significa que a utilização dos seus comandos é feita através da manipulação de figuras que podem ser selecionadas e acionadas através do uso de dispositivo chamado mouse.
     através do mouse conduzimos um ponteiro que se desloca pela tela sobre as janelas do windows e vamos selecionando e acionando os elementos destas janelas. existem dois botões no mouse: o direito e o esquerdo. é preciso deixar claro que o mouse é um dispositivo de extrema importância para o funcionamento do windows, ele não é “indispensável”, pois qualquer função realizada pelo mouse poderá ser substituída pelo acionamento de teclas de atalho no teclado. o que tornaria seu uso mais complicado, pois exigiria “decorar” todos os comandos do teclado, o mouse, é um facilitador para o windows, tornando seu uso mais ágil e rápido.
     

  • na configuração padrão de qualquer versão do windows...
    o botão esquerdo é chamado de principal.
    o botão direito é chamado de secundário.
    o mouse pode ser configurado para pessoas canhotas, invertendo suas configurações, a finalidade é que o acionamento seja feito sempre com o dedo indicador da mão que o usuário usa com maior facilidade.
     uso do botão esquerdo, na configuração original de instalação padrão (para destros)
    um clique: seleciona (deixa marcado) o elemento sobre o qual se clicou.
    dois cliques: aciona (executa, dispara, abre...) o elemento sobre o qual se clicou.
    a exceção para este caso fica por conta dos itens de menus e dos botões das barras do windows, acionadas sempre, com um único clique.
     
     

  • uso do botão direito, na configuração original de instalação padrão (para destros)
    só se pode dar um clique sobre o botão direito. não existe função para o duplo clique.
    ao clicar sobre o botão direito do mouse o usuário aciona um menu especial chamado de menu de atalho, menu de contexto ou menu contextual
    o botão direito do mouse:  
    a partir da versão do windows 95, o botão direito do mouse passou a ter função específica dentro do sistema operacional. através dele, com um clique simples sobre qualquer elemento da tela, exibimos o menu rápido.
    as opções que vão aparecer neste menu basicamente são formados pelos principais comandos executados para aquele elemento o qual foi acionado. por exemplo:
     

  • o botão direito em qualquer área livre da área de trabalho, abre o menu rápido para os principais comandos que podem ser executados nesta tela principal.

  • aspectos das janela:
    da mesma forma como nos menus, conhecendo determinados elementos de telas das janelas do windows o usuário pode, de forma muito simples, trabalhar com qualquer aplicativo.

    botão fechar

    botão maximizar/restaurar

    botão minimizar

    nome do aplicativo

    barra de menus

    barra de rolagem

    barra de tarefas

  • além de ser um sistema gráfico, outras características do sistema operacional windows são muito importantes:
    sistema gráfico: com auxílio do mouse, usa desenhos (ícones e atalhos) para acessar os diversos comandos, menus, programas ou janelas do sistema operacional.
    é interativo: conversa com o usuário, através das caixas de diálogos (janelas disparadas pelo sistema, através das quais o usuário informa como o windows deve realizar uma tarefa), facilitando o uso do sistema operacional.
    multitarefa: realiza mais de uma tarefa de forma simultânea.
    é personalizável: o usuário pode, através das propriedades de cada elemento do windows, mudar a forma – ou a configuração – de todo o sistema operacional. a forma mais rápida de fazer isso é utilizar a opção “propriedades” que trabalha com menus e janelas.
     

  • o botão iniciar situado no canto esquerdo da tela. é através deste botão que chegamos à execução de qualquer tarefa do windows, inclusive a tarefa de desligar o computador. clique no botão iniciar e o menu iniciar aparecerá, exibindo uma lista de comando ou sub-menus.
    a barra de tarefas, onde encontramos atalhos para acessarmos de forma rápida os programas que mais usamos e os botões dos programas que estão sendo utilizados no momento. através da barra de tarefas do windows podemos alternar rapidamente entre um programa e outro que já esteja sendo executado, bastando para isso darmos um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o programa que desejamos visualizar.
    todas as tarefas que estão sendo executadas no computador têm um “atalho” na barra de tarefas. além disso, ela é composta por 4 campos bem definidos e separados por ranhuras que aparecem entre elas.
     

  • o sistema de menus do windows

    como já afirmamos, uma das características marcantes do windows é a uniformidade. suas janelas e seus menus obedecem sempre uma padronização que facilita o trabalho do usuário. assim símbolos como “setas para a direita” e as “reticências” têm sempre o mesmo significado, que existe mais conteúdo para aparecer, não importa em qual janela e de que programa do windows seja encontrado.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 60,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • BUZZERO.COM CURSO DE WINDOWS PARA INICIANTES