Curso Online de Geriatria

Curso Online de Geriatria

A geriatria corresponde a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos obje...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 30 horas


Por: R$ 30,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A geriatria corresponde a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.

O Geriatra é o médico especializado em intervir para um envelhecimento de qualidade e em abordar amplamente todas as dimensões do idoso em sua avaliação clínica.

Mestre em alimentos e nutrição. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Professor de ciências e biologia. Bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia, nutrição e ensino após cursar disciplinas eletivas referentes a estas áreas e fazer estágios no decorrer da graduação. No final de cada curso não há avaliação. Cursou, aprendeu bastante devido a meu compromisso de oferecer ensino de qualidade, não tem a preocupação e ansiedade em ser avaliado (a) um monte de conteúdos simultaneamente. No certificado é informado o número de dias em que o curso foi cursado e o tanto de horas que ele foi acessado, diante disto, não convém cursar muito rápido e em poucos dias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Geriatria

  • Sabe-se que a Gerontologia não se confunde com a Geriatria, uma vez que esta é uma especialidade médica que se dedica à promoção da saúde da pessoa idosa, considerando sua dimensão fisiológica.

    No entanto, a par dos aspectos fisiológicos, outros devem ser levados em conta, como psicológicos e sociais, quando do estudo e diagnóstico do processo de envelhecimento, devido à complexidade que o envolve.

  • As ações voltadas para o diagnóstico precoce e controle de condições crônicas e passíveis de modificação devem estar sempre presente no plano de cuidado.

  • GARCIA, E et al. Essências em geriatria clínica [recurso eletrônico]. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2018.

  • O envelhecimento pode ser definido como um complexo e multifatorial processo influenciado pela genética, fatores ambientais e comportamentais. Envolve um conjunto de alterações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas inevitáveis que ocorrem progressivamente no organismo ao longo da vida. Essas alterações levam à perda gradativa das funções de vários órgãos que formam o organismo humano.

  • Podemos observar que, durante o processo de envelhecimento, ocorrem alterações biológicas, como o aumento do estresse oxidativo, disfunção mitocondrial, anormalidade de processos inflamatórios, diminuição da produção hormonal e diminuição da taxa metabólica, que podem levar ao catabolismo e déficit no funcionamento fisiológico dos sistemas. Porém é possível ter envelhecimento bem sucedido.

  • Se pensarmos em um idoso com seus 70/80 anos, as características que vamos citar são comorbidades, incapacidades, dificuldades e mortalidade. Essas três caraterísticas deixam o indivíduo vulnerável, assim, um trabalho em conjunto entre a Geriatria e a Gerontologia pode auxiliar o idoso a conseguir uma melhor condição física, tornando-o mais ativo, independente e tendo uma maior longevidade, mas certamente, se esse idoso tivesse começado seu tratamento anos antes de chegar ao estágio da velhice, suas condições seriam bem melhores, e é com base nisso que muitas pessoas atualmente buscam a Geriatria Preventiva.

  • A perda da continência urinária ocorre pela alteração na coordenação do enchimento e esvaziamento da urina na bexiga. Causado, entre outras possibilidades, por: suprimento nervoso inadequado ao músculo detrusor da bexiga; ao músculo esfíncter externo da uretra e os músculos do assoalho pélvico; sedentarismo, perda de força e resistência muscular, reação medicamentosa e/ou a injurias por procedimentos cirúrgicos por exemplo, por uma perda de suporte da bexiga e uretra. A perda involuntária de urina pode afetar 60% das mulheres acima de 60 anos, gerando estresse, isolamento social, desconforto, embaraço, perda da autoconfiança, problemas de higiene, interferindo na qualidade de vida do indivíduo de forma negativa.

  • Um dos problemas relacionado à sexualidade na vida do idoso é a falta de autonomia que esta população muitas vezes é exposta, devido aos familiares tomarem as maiores decisões sobre a vida destes, inclusive sobre os lugares que frequentam e as relações interpessoais que constroem. Outra dificuldade está relacionada às questões físicas, nos homens é possível observar dificuldade de ereção, maior tempo para ejaculação e em muitos casos a impotência sexual. Nas mulheres a partir da menopausa é possível observar pele mais seca e fina e a redução da lubrificação podendo ocasionar dor e sangramento na relação sexual. Estes fatores podem diminuir de maneira acentuada a prática sexual neste público.

  • Idoso robusto: independente para as atividades de vida diária (AVD) básicas, instrumentais e avançadas. Pode apresentar condições crônicas de saúde e doenças crônico-degenerativas que não resultam em limitação nas AVD.

  • Idoso em risco de fragilização: é aquele capaz de gerenciar sua vida de forma independente e autônoma, todavia se encontra em um estado dinâmico entre senescência e senilidade, resultando na presença de limitações funcionais (declínio funcional iminente), mas sem dependência funcional. Apresenta uma ou mais condições crônicas de saúde preditoras de desfechos adversos, como evidências de sarcopenia, comprometimento cognitivo leve e/ou presença de comorbidades múltipla.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Envelhecimento
  • Envelhecimento Bem Sucedido
  • Saúde do Idoso
  • Geriatria
  • Cuidados Paliativos
  • Atividade Física e Saúde do Idoso
  • Nutrição do Idoso
  • Alimentação e Prevenção da Doença de Alzheimer
  • Doenças Crônicas Não Transmissíveis
  • Osteoporose
  • Diabetes
  • Doença de Alzheimer
  • Aterosclerose