Curso Online de Metabolismo dos Aminoácidos

Curso Online de Metabolismo dos Aminoácidos

Detalhando principalmente o catabolismo dos aminoácidos.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,99
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Detalhando principalmente o catabolismo dos aminoácidos.

Mestre em alimentos e nutrição. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Professor de ciências e biologia. Bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia, nutrição e ensino após cursar disciplinas eletivas referentes a estas áreas e fazer estágios no decorrer da graduação. No final de cada curso não há avaliação. Cursou, aprendeu bastante devido a meu compromisso de oferecer ensino de qualidade, não tem a preocupação e ansiedade em ser avaliado (a) um monte de conteúdos simultaneamente. No certificado é informado o número de dias em que o curso foi cursado e o tanto de horas que ele foi acessado, diante disto, não convém cursar muito rápido e em poucos dias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • METABOLISMO DOS AMINOÁCIDOS

    METABOLISMO DOS AMINOÁCIDOS

    Bacharel em Bioquímica Professor Walisson

  • O metabolismo dos aminoácidos é um processo compreendido por um conjunto de reações de síntese e degradação, em que estes funcionam como precursores dos polipeptídios ou são degradados para a produção de energia.

  • Por definição, tem-se que os aminoácidos são compostos orgânicos formados por um grupo amino (NH2) associado a um grupo carboxila (COOH). A principal função dos aminoácidos é atuar como subunidades de estruturação de moléculas proteicas.

  • As proteínas são compostas por mais de 20 diferentes aminoácidos, que têm atividades e vias metabólicas diferentes e são classificados em três grupos: indispensáveis (essenciais), condicionalmente indispensáveis (condicionalmente essenciais) e dispensáveis (não-essenciais). Os aminoácidos essenciais não são sintetizados pelo corpo humano, devendo ser fornecidos pela dieta. São eles: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Os não-essenciais são produzidos pelo organismo a partir de precursores carbono e nitrogênio, com gasto de energia.

  • Como o nome indica, os aminoácidos são compostos que carregam em suas moléculas um grupo amino (de caráter básico) e um grupo carboxílico (de caráter ácido).

  • Proteínas são macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares. As unidades primárias das proteínas estão ligadas entre si por

    (A) forças de van der Waals.
    (B) pontes de hidrogênio.
    (C) ligações peptídicas.
    (D) pontes de oxigênio.
    (E) forças de London.

    Professor - Ciências Exatas e da Terra - Química/Química Orgânica e Geral. IFPR 2014.

  • (C) ligações peptídicas

  • Os aminoácidos podem ser utilizados na síntese de proteínas como enzimas, hormônios, vitaminas e proteínas estruturais. O desenvolvimento normal de um indivíduo é caracterizado por um anabolismo (síntese) intenso e dependente de um suprimento adequado de nutrientes, entre os quais as proteínas exercem papel fundamental, pois a forma essencial de desenvolvimento é padronizada e regulada pela síntese das diferentes proteínas que compõem os diversos tecidos do corpo.

  • Todas as proteínas do organismo são continuamente submetidas ao catabolismo e a ressíntese; assim os aminoácidos, por um lado são estruturas de formação, e por outro lado são produtos de degradação.

  • Kater, Daniele Preto, et al. "Anabolismo pós-exercício: influência do consumo de carboidratos e proteínas." Colloquium Vitae. Vol. 3. No. 2. 2012.

  • https://image.slidesharecdn.com/nh-aula4-metabolismointegradofisiopatolgico-120212174725-phpapp02/95/nh-aula-4-metabolismo-integrado-fisiopatolgico-11-728.jpg?cb=1329069294


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,99
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • METABOLISMO DOS AMINOÁCIDOS
  • TIPOS E FUNÇÕES DOS AMINOÁCIDOS
  • CATABOLISMO DOS AMINOÁCIDOS
  • CICLO DA UREIA