Curso Online de Proteínas

Curso Online de Proteínas

Principais funções das proteínas.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Principais funções das proteínas.

Me chamo Walisson Junio Martins da Silva. Sou Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Bioquímico-UFV. Licenciado em Ciências Biológicas. Especialista nas áreas Ensino, Gerontologia e Nutrição. Atualmente professor de biologia e de ciências. Anteriormente professor de ciência dos alimentos, biologia, química, ciências e bioquímica. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324. Pesquisador de qualidade de vida, alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Especialista em nutrição clínica e esportiva; gerontologia e qualidade de vida. Estudo intensamente nutrição, alimentos, saúde e gerontologia, dentre outras áreas. Nestes cursos transmito informações preciosas e atualizadas sobre alimentação e saúde com total credibilidade e clareza após estudar intensamente cada conteúdo. No final de cada curso não há avaliação. Cursou, aprendeu bastante e não tem a preocupação, ansiedade em ser avaliado (a). No certificado é informado o número de dias em que o curso foi cursado e o tanto de horas que ele foi acessado, diante disto, não convém cursar muito rápido e em poucos dias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Proteínas

  • A proteína tem sido considerada o maior componente funcional e estrutural de todas as células do organismo. Enzimas, cabelos, unhas, albumina sérica, colágeno e uma série de substâncias biológicas são proteínas

  • Principais Funções das Proteínas

  • As proteínas possuem uma extremidade que apresenta um grupo amino livre, chamada de amino terminal, e uma extremidade que possui um grupo carboxila livre, chamada de carboxila terminal. Por convenção, a estrutura primária é escrita na direção amino terminal para carboxila terminal.

  • Os aminoácidos unem-se para formar uma proteína por meio de várias uniões do tipo ligação peptídica na qual ocorre a reação de um grupo carboxílico de um aminoácido com o grupo amino de outro aminoácido.

  • As proteínas podem ser classificadas de acordo com a sua conformação em proteínas:

    Fibrosas: longas fibras ou lâminas insolúveis em água e solução salina; resistentes; as quais são elementos básicos do tecido conjuntivo (função estrutural). Exemplos: colágeno (pele, dente e ossos), queratina (unha, cabelos) e elastina (pele, parede dos vasos, parede do pulmão). A elastina é responsável pela elasticidade do tecido conjuntivo, e a sua degradação exacerbada pode levar ao enfisema pulmonar e à cirrose hepática.

    Globulares: cadeias polipeptídicas que se dobram, formando esferas ou glóbulos solúveis cujas funções são dinâmicas e bastante variadas. Exemplos: anticorpos e hormônios.

    Mistas: estrutura em bastão, porém solúvel em água. Exemplos: fibrina e fibrinogênio.

    MAGALHÃES, Ana Carolina; DE OLIVEIRA, Rodrigo Cardoso; BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Bioquímica básica e bucal. Grupo Gen-Livraria Santos Editora, 2017.

  • No que se refere às funções das proteínas, as diversas combinações aminoacídicas presentes na composição da proteína produz funções específicas como hormônios (insulina), enzimas (tripsina), proteínas contráteis (actina e miosina), proteínas estruturais (colágeno), proteínas de reserva nutritiva (caseína), dentre outras.

  • Biologia Bioquímica Prof. Enrico Blota

  • As proteínas são componentes essenciais à matéria viva, pois apresentam diversas funções. As proteínas atuam como catalizadores (enzimas), transportadores (oxigênio, vitaminas, fármacos, lipídeos, ferro, cobre, entre outros), armazenamento (caseína do leite), proteção imune (anticorpos), reguladores (insulina, glucagon), movimento (actina e miosina), estruturais (colágeno), transmissão dos impulsos nervosos (neurotransmissores) e no controle do crescimento e diferenciação celular (fatores de crescimento). Além dessas funções, as proteínas apresentam algumas funções de grande importância fisiológica: manutenção da distribuição de água entre o compartimento intersticial e o sistema vascular do organismo; participação da homeostase e coagulação sanguínea; nutrição de tecidos; formação de tampões para a manutenção do pH, entre outras.

  • D

  • Quando as proteínas são submetidas à elevação de temperatura, a variações de pH ou a certos solutos como a ureia, sofrem alterações na sua configuração espacial, e sua atividade biológica é perdida. Este processo se chama desnaturação. Ao romper ligações originais (algumas forças intermoleculares), a proteína sofre novas dobras ao acaso. Geralmente, as proteínas se tornam insolúveis quando se desnaturam. É o que ocorre com a albumina da clara do ovo que, ao ser cozida, se torna sólida.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Exemplos de Proteínas
  • Principais Funções das Proteínas
  • Propriedades Funcionais das Proteínas
  • Aminoácidos