Curso Online de ATENDENTE DE FARMACIA
4 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de ATENDENTE DE FARMACIA

O farmacêutico responsável-técnico por cada farmácia necessita, desse modo, de uma equipe preparada para auxiliá-lo nas diversas atividad...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 2 horas


Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Mais de 50 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O farmacêutico responsável-técnico por cada farmácia necessita, desse modo, de uma equipe preparada para auxiliá-lo nas diversas atividades desenvolvidas nesse estabelecimento. O balconista de farmácia, nesse sentido,deve possuir uma qualificação que o prepare para o mundo do trabalho. Para isso, esse curso pretende oferecer um aprendizado sobre os assuntos mais diretamente relacionados com a farmácia de dispensação.


- Paula Tauane Petrucio Da Silva

- Barbara Priscilla Porto Da Silva

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Qual a diferença entre fármaco e medicamentos?

    O que é forma farmacêutica e via de administração?

  • Os medicamentos são produtos que contêm um ou mais fármacos e são destinados para a prevenção ou tratamento de doenças. Os medicamentos possuem uma forma física, que caracteriza a forma farmacêutica. A escolha da forma farmacêutica deve levar em consideração a via de administração.

  • Conceitos básicos para a prática da Farmácia

  • O primeiro esclarecimento que se faz necessário é diferenciar “fármaco” de “medicamento”. Fármaco é toda substância ativa farmacologicamente, ou seja, que promove um efeito farmacológico quando administrada a um organismo. É a substância pura, que irá ser a responsável pelo efeito. Já o termo “medicamento” é empregado para o produto farmacêutico final que contém um ou mais fármacos, além de várias outras substâncias com funções as mais diversas, mas que não contribuem para o efeito farmacológico.

  • Para ficar clara a diferença, vamos citar um exemplo: uma das apresentações do medicamento Diovan® contém 14 comprimidos revestidos sulcados de 40 mg de valsartano. Na composição desses comprimidos, encontramos 40 mg de valsartano, além de celulose microcristalina, crospovidona, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro preto. De todas as substâncias contidas no comprimido de Diovan, apenas o valsartano responde pelo efeito anti-hipertensivo.

  • Todas as outras substâncias apresentam um papel secundário, sendo responsáveis por características da forma farmacêutica, no caso “comprimido”. Todas essas outras substâncias que não são apresentam efeito farmacológico e entram na composição apenas como conservantes, secantes, agregantes, agentes de revestimento, etc., são conhecidas como excipientes. No conjunto, o fármaco e os excipientes formam o “medicamento”. Portanto, fármaco é a substância ativa e medicamento é o produto final, que contém o fármaco, mas também contém todo um conjunto de excipientes, indispensáveis para a formulação do produto.

  • Pois bem, se você já sabe a diferença entre fármaco e medicamento, vamos avançar no nosso aprendizado e conceituarmos outros termos muito utilizados no dia-a-dia da farmácia: “forma farmacêutica” e “via de administração”.

  • Como já falamos, um fármaco precisa ser misturado com várias outras substâncias para chegar ao medicamento. No final da preparação do medicamento, o produto toma uma forma, a chamada “forma farmacêutica”. Forma farmacêutica é, portanto, a forma física que o medicamento adquire. Para facilitar a compreensão, vamos dividir as formas farmacêuticas em sólidas, semi-sólidas e líquidas. Os medicamentos nas formas farmacêuticas sólidas apresentam-se como um sólido, como no caso dos comprimidos, cápsulas, drágeas, pós, supositórios, pastilhas, óvulos, etc. Quando adquire uma forma farmacêutica semi-sólida, o medicamento apresenta-se num aspecto de gel ou geléia, como no caso dos cremes, pomadas, pastas, géis, geléias, etc. E as formas farmacêuticas líquidas são representadas pelas soluções, suspensões, xampus, enemas, colutórios, líquidos para injeção, etc.

  • Agora que já sabemos o que é forma farmacêutica, vamos estudar as vias de administração. Todo medicamento precisa ser introduzido no organismo para que libere o fármaco, que será o responsável pelo efeito. Como, ou melhor, pode onde, administrar os medicamentos? A resposta é: pelas diferentes vias de administração.

  • A via de administração é o local de “entrada” do medicamento em um organismo. Os conceitos de forma farmacêutica e via de administração tem uma correlação muito íntima, pois a escolha da forma farmacêutica orienta a via de administração a ser utilizada. Por exemplo, um comprimido deve ser utilizado pela via oral, um xampu deve ser utilizado pela via tópica, etc. As vias de administração são classificadas em enterais e parenterais. Para as parenterais, há ainda uma subdivisão (parenterais diretas e parenterais indiretas).

  • Uma via enteral é aquela na qual o medicamento inicia o processo de absorção a partir de qualquer uma das porções do trato gastrintestinal (TGI) (p. ex., via oral, sublingual, bucal, retal, etc.). Quando o medicamento não utiliza o TGI como ponto de início da absorção, a via é considerada parenteral.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Medicamentos
  • Conceitos básicos
  • Substâncias
  • via de administração
  • Medicamentos x Via de administração
  • Exercíci