Curso Online de Atualização em Ergonomia
Ergonomia é um termo que deriva do grego ?ergon?, que significa ?trabalho? e ?nomos?, que significa ?leis ou normas?. O conceito de Ergon...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ATUALIZAÇÃO EM ERGONOMIA
CURSO ONLINE -
ERGONOMIA
-
ERGONOMIA
O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho.
As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.
-
ERGONOMIA
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”.
Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
-
ERGONOMIA
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
-
ERGONOMIA
A ergonomia é uma área da ciência econômica que aborda tópicos relacionados com o contexto moderno de trabalho, sobretudo na economia industrial.
Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e aprevenção dos acidentes laborais, e por isso a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho).
-
ERGONOMIA
Fatores humanos (do inglês Human Factors) é um termo utilizado com o mesmo significado de Ergonomia.
Quando se fala em fatores humanos ou Ergonomia, sua aplicação abrange áreas como: aeronáutica, tecnologias de informação e comunicação, desenho de produtos adaptados ao ser humano, cuidados com a saúde física e mental, dentre outras áreas.
-
ERGONOMIA
É uma atitude profissional que se agrega à prática de uma profissão definida. Neste sentido é possível falar de um médico ergonomista, de um psicó- logo ergonomista, de um designer ergonomista e assim por diante. Esta atitude profissional advém da própria definição estabelecida pela Associação Brasileira de Ergonomia, com base num debate mundial:
A Ergonomia objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro (ABERGO, 2000).
-
ERGONOMIA
Os locais de trabalho, pela própria natureza da atividade desenvolvida e pelas características de organização, relações interpessoais, manipulação ou exposição a agentes físicos, químicos, biológicos, situações de deficiência ergonômica ou riscos de acidentes, podem comprometer a saúde e a segurança do trabalhador em curto, médio e longo prazo, provocando lesões imediatas, doenças ou a morte, além de prejuízos de ordem legal e patrimonial para a empresa.
-
ERGONOMIA
Desta forma, em qualquer tipo de atividade laboral, torna-se imprescindível a necessidade de investigar o ambiente de trabalho para conhecer os riscos a que estão expostos os trabalhadores.
Avaliação de riscos
É o processo de estimar a magnitude dos riscos existentes no ambiente e decidir se um risco é ou não tolerável. -
Formas de avaliar os riscos
Para investigar os locais de trabalho na busca de eliminar ou neutralizar os riscos ambientais, existem duas modalidades básicas de avaliação.A avaliação qualitativa, conhecida como preliminar, e a avaliação quantitativa, para medir, comparar e estabelecer medidas de eliminação, neutralização ou controle dos riscos.
A mais simples forma de avaliação ambiental é a qualitativa. Na avaliação qualitativa, utiliza-se apenas a sensibilidade do avaliador para identificar o risco existente no local de trabalho.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ERGONOMIA
- HISTÓRIA DA ERGONOMIA
- POSIÇÕES DE TRABALHO
- CONDIÇÕES VISUAIS
- LEVANTAMENTO DE CARGAS
- CAPACIDADE GERAL DE TRABALHO FÍSICO
- TRABALHO FÍSICO LEVE, MODERADO OU PESADO
- CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO FÍSICO PESADO
- TRABALHO EM AMBIENTE DE ALTAS TEMPERATURAS
- HÁBITOS ALIMENTARES INADEQUADOS
- RECOMENDAÇÕES DE ERGONOMIA
- ERGONOMIA DO TRABALHO NA POSIÇÃO SENTADA E COM COMPUTADOR
- ILUMINAÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO
- CONFORTO ACÚSTICO EM ESCRITÓRIOS
- MEDIDAS DE ERGONOMIA QUANTO AO RUÍDO
- CONFORTO TÉRMICO
- PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA INTERVENÇÃO ERGONÔMICA
- FADIGA NO TRABALHO
- ORGANIZAÇÃO E CONTEÚDO DO TRABALHO
- NR 17
- CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADOR