Curso Online de Introdução à Nutrição

Curso Online de Introdução à Nutrição

O curso Introdução à nutrição tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus princi...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso Introdução à nutrição tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: princípios da nutrição, definição de nutrição, nutrição: considerações gerais, nutrição e atividades físicas.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Introdução à Nutrição

  • SEJA BEM VINDO

    AO CURSO
    Introdução à Nutrição

  • MODALIDADE DO CURSO ONLINE

    CURSO É LIVRE.

  • O curso Introdução à nutrição tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: princípios da nutrição, definição de nutrição, nutrição: considerações gerais, nutrição e atividades físicas.

  • NUTRIENTES

    Um nutriente é uma substância utilizada por um organismo para sobreviver, crescer e reproduzir. Nutrientes são necessários para animais, plantas, fungos e protistas. Nutrientes podem ser incorporados nas células para serem usados no metabolismo ou excretados pelas células para criar estruturas não-celulares, como cabelo, escama, penas ou exoesqueletos. Alguns nutrientes podem ser metabolicamente convertidos em moléculas menores no processo de liberação de energia, como no caso de carboidratos, lipídios e produtos de fermentação (etanol ou vinagre), criando produtos finais compostos por água e dióxido de carbono. Todos os organismos precisam de água. Os nutrientes essenciais para os animais são as fontes de energia, alguns dos aminoácidos que são combinados para criar proteínas, alguns ácidos graxos, vitaminas e certos minerais. Plantas precisam de minerais mais diversos, absorvidos através de suas raízes, e também o dióxido de carbono e oxigênio absorvido através de suas folhas. Os fungos vivem em matéria orgânica viva ou morta e conseguem os nutrientes necessários através de seu hospedeiro.

  • Para diferentes tipos de organismos existem diferentes nutrientes essenciais. Ácido ascórbico (vitamina C) é essencial (precisa ser consumido em quantidade suficiente) para humanos e algumas outras espécies de animais, enquanto as plantas e outros animais não necessitam, pois podem sintetizá-lo. Nutrientes podem ser orgânicos ou inorgânicos: compostos orgânicos incluem a maioria dos compostos que contenham carbono, enquanto todos os outros compostos químicos são inorgânicos. Os nutrientes inorgânicos incluem o ferro, o selênio e o zinco, enquanto os nutrientes orgânicos incluem compostos que fornecem energia e vitaminas, entre outros.

  • Uma classificação usada primariamente para descrever necessidades nutricionais de animais divide nutrientes em macronutrientes e micronutrientes. Consumidos em relativamente grandes quantidades (gramas), macronutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, água) são primariamente usados para gerar energia ou incorporar em tecidos para crescimento e reparo. Micronutrientes são necessários em menores quantidades (miligramas ou microgramas); eles têm funções fisiológicas e bioquímicas sutis nos processos celulares, como funções vasculares ou condução do nervo. Quantidades insuficientes de nutrientes essenciais, ou doenças que interferem em sua absorção, resultam em um estado de deficiência que compromete o crescimento, a sobrevivência e a reprodução

  •  Conselhos de ingestão nutricional do consumidor, como a Ingestão Diária Recomendada dos Estados Unidos, são baseados em resultados de deficiências nutricionais e fornecem guias que estabelecem limites de macronutrientes e micronutrientes tanto para menos quanto para mais. Em muitos países, quantidades significativas de macronutrientes e micronutrientes são obrigadas por lei a serem mostradas em rótulos de produtos alimentícios. Nutrientes em quantidades maiores que o corpo necessita pode ter efeitos prejudiciais.[1] Plantas consumíveis também contém milhares de compostos, geralmente chamados de fitoquímicos, que têm efeitos desconhecidos na doença e na saúde, incluindo uma classe diversa de não-nutrientes, chamada polifenóis, que permanece com poucas informações até 2017.

  • Macronutrientes
    Macronutrientes são definidos de diversas maneiras.
    Os elementos químicos que os seres humanos consomem em grandes quantidades são o carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre, abreviado como CHNOPS.
    Os compostos químicos que os seres humanos consomem em grandes quantidades e fornecem energia são classificados como carboidratos, proteínas e gorduras. Água também deve ser consumida em grandes quantidades.
    Íons de cálcio, sódio, potássio, magnésio e cloro, junto com fósforo e enxofre, vão junto na lista de macronutrientes porque eles são necessários em grandes quantidades quando comparado ao micronutrientes, como as vitaminas e outros minerais (minerais de traços ou de ultratraços).

  • Macronutrientes fornecem energia:
    Carboidratos são compostos feitos de diferentes açúcares. Carboidratos são classificados de acordo com seu número de unidades de açúcar: monossacarídeos (como glicose e frutose), dissacarídeos (como sacarose e lactose), oligossacarídeos e polissacarídeos (como amido, glicogênio e celulose).
    Proteínas são compostos orgânicos que consistem de aminoácidos ligados por ligações peptídicas. Como o corpo não pode produzir alguns dos aminoácidos (chamados de aminoácidos essenciais), a dieta deve fornecer eles. Através da digestão, proteínas são quebradas por proteases deixando os aminoácidos livres.
    Gorduras consistem de uma molécula de glicerina com três ácidos graxos anexados. Moléculas de ácidos graxos contêm um grupo de -COOH anexado às cadeias de hidrocarboneto não ramificadas, conectadas somente por ligações simples (ácidos graxos saturados) ou conectadas por ligações simples e ligações compostas (ácidos graxos não saturados). Gorduras são necessárias para a construção e manutenção de membranas celulares, para manter uma temperatura corporal estável e manter a saúde da pele e dos cabelos. Como o corpo não produz certos ácidos graxos (chamados ácidos graxos essenciais), eles devem ser obtidos através da dieta.

  • Gordura tem energia de 38 quilojoules por grama (9 quilocalorias por grama) e proteínas e carboidratos 17 KJ/g (4 kcal/g).


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução à Nutrição
  • NUTRIENTES
  • NUTRIÇÃO MATERNA
  • FIBRAS ALIMENTARES
  • DEFINIÇÃO DE NUTRIÇÃO
  • PRINCÍPIOS DA NUTRIÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
  • NECESSIDADES NUTRITIVAS
  • NUTRIENTES NOS ALIMENTOS
  • PLANEJAMENTO DAS REFEIÇÕES
  • NUTRIÇÃO E ATIVIDADES FÍSICAS
  • NUTRIÇÃO: CONSIDERAÇÕES GERAIS
  • O VALOR NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS
  • REFERÊNCIA
  • AGRADECIMENTO