Curso Online de crescimento e desenvolvimento infantil

Curso Online de crescimento e desenvolvimento infantil

este curso abrange os aspectos peculiares do CD infantil e é direcionado ao publico de enfermagem.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

este curso abrange os aspectos peculiares do CD infantil e é direcionado ao publico de enfermagem.

graduada em enfermagem pela Faculdade Santa MAria em Cajazeiras - PB e especialista em gestão em saude.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    crescimento e desenvolvimento infantil

    autora: cicera tavares de lucena

  • CRESCIMENTO E DESENVOVLIMENTO INFANTIL (CD)

    crescimento e desenvovlimento infantil (cd)

    o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (cd) infantil é essencial para identificar as ações necessárias à saúde da criança, uma vez que, a mesma necessita de atenção integral de acordo com suas peculiaridades. logo é notório que os primeiros anos de vida requerem uma atenção especial quanto a esse tipo de acompanhamento, sendo que é uma etapa caracterizada por alterações nos mais variados aspectos do seu processo evolutivo; além de representar um período em que o ser humano encontra-se totalmente dependente do outro.

  • QUESTÕS A SEREM RESSALTADAS

    questõs a serem ressaltadas

    o que é o cd?
    são indicadores de saúde?
    quais processo a criança passa no cd?
    é possível ter crescimento favorável e não ter bom desenvolvimento, ou vice e versa?
    a assistência pré-natal interfere no cd?
    o que é necessários para que ocorra um cd adequado?

  • crescimento e desenvolvimento (cd) são fenômenos diferentes em sua concepção fisiológica, paralelos em seu curso e integrados em seu significado; poder-se-ia dizer que são dois fenômenos em um só. crescimento significa divisão celular e consequentemente aumento da massa corpórea que pode ser identificada em unidade tais como g/dia, g/mês, kg/mês, kg/ano, cm/mês, cm/ano, isto é, aumento de “unidade de massa” em determinada “unidade de tempo”. desenvolvimento fundamenta-se no ganho de capacidade, não há “unidade de massa” envolvida, mas claro que há, sim, “unidade de tempo”. logo, o termo desenvolvimento é mais abrangente que o crescimento, pois, além de incluir, refere-se também às alterações da composição e do funcionamento das células, à dimensão dos membros, à maturação dos órgãos e a aquisição de novas funções.

  • a condição na qual se encontra a criança referente ao seu cd é tida como principal indicador de suas condições de saúde. isso ocorre visto que eles estão intimamente ligados a fatores ambientais como alimentação, acometimento por doenças, cuidados gerais, higiene, condições de habitação, existência de saneamento básico e acesso dos serviços de saúde.

  • os processos de cd têm uma seqüência definida, em que cada criança passará por todos os estágios. primeiramente, as crianças rastejam, antes de engatinhar, depois ficam de pé e em seguida começam a andar, exatamente nesta ordem, a isto dar-se o nome de tendências seqüências. mas, apesar de existir uma ordem fixa e exata para o desenvolvimento, sua progressão não ocorre na mesma freqüência ou velocidade. existem períodos de crescimento mais acelerados do que outros e cada criança crescem em sua própria velocidade, com isto as diferenças são observadas entre as crianças à medida que eles alcançam e/ou separam os marcos de desenvolvimento.

  • uma criança pode apresentar um crescimento favorável e não ter bom desenvolvimento, ou vice e versa. por exemplo, uma criança com síndrome de down pode ter um crescimento favorável, porém um desenvolvimento retardado. por outro lado, uma portadora de acondroplasia terá chances de se desenvolver satisfatoriamente e em contrapartida terá um crescimento em altura muito deficiente.

  • a assistência pré-natal é uma forma de oferecer melhores condições de desenvolvimento do feto durante o período gestacional. o acompanhamento do crescimento através da verificação periódica do peso/altura/idade, registrando os resultados no cartão da criança, é um meio de vigilância da saúde da criança, detectando aquelas com risco ou déficit nutricional, valorizando o papel da equipe de saúde da família no que diz respeito ao diagnóstico precoce e ao combate aos problemas nutricionais.

  • para que ocorra o cd adequadamente é imprescindível a presença de alguns fatores na vida da criança, fatores esses que são divididos em dois grupos, fatores intrínsecos e extrínsecos. cada fase da vida da criança, inclusive a intra-uterina, depende das condições em que ocorre o cd, isto determinará as chances da criança atingir seu potencial máximo, contido na carga genética. e isso será determinado por vários fatores de ordem intrínseca e extrínseca. os fatores intrínsecos são responsáveis pelas características físicas da criança, a cor dos olhos e outros fatores geneticamente estabelecidos. os de ordem extrínsecos atuam desde a concepção, estando dependente do ambiente intra-uterino, proporcionado pela mãe através das suas condições de saúde e nutrição.

  • o cuidado inicial é decisivo e tem impacto duradouro sobre o desenvolvimento e a capacidade de aprender e de lidar com as emoções: a forma como a criança é cuidada interfere na formação e manutenção de suas ligações neurais. existem períodos críticos durante os quais tipos específicos de aprendizado são melhores realizados e ocorrem quando o cérebro demanda certo tipo de estímulo, para criar ou estabilizar algumas estruturas duradouras. da mesma forma, há períodos em que experiências negativas ou ausência de estimulação podem levar a efeitos sérios e duradouros. nesse sentido, o cuidado infantil deve ser de alta qualidade, isto é, imbuído de atenção e amor, capaz de gerar confiança e vínculo afetivo entre a criança e o cuidador.

  • Avaliação do Crescimento e Desenvolvimento Infantil  

    avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil  

    para se obter uma avaliação do cd mais correto, é de total necessidade fazer o uso de certos indicadores que permitirão o diagnóstico mais precoce de algumas patologias que interferem no avanço pondo-estatural da criança e do adolescente. os identificadores adotados deverão ser avaliados e interpretados corretamente, considerando a idade, o sexo da criança, as influencias constitucionais e ambientais.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CRESCIMENTO E DESENVOVLIMENTO INFANTIL (CD)
  • QUESTÕS A SEREM RESSALTADAS
  • Avaliação do Crescimento e Desenvolvimento Infantil  
  • Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança  
  • Assistências de Enfermagem Voltada à Saúde da Criança