Curso Online de Diagnosticando a Gravidez e Gravidez na adolescência

Curso Online de Diagnosticando a Gravidez e Gravidez na adolescência

Relata acerca do Diagnóstico da Gravidez segundo o Ministério da Saúde e Acerca da Gravidez na Adolescência e do sistema reprodutor.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Relata acerca do Diagnóstico da Gravidez segundo o Ministério da Saúde e Acerca da Gravidez na Adolescência e do sistema reprodutor.

Sou enfermeira formada pela Universidade do Estado do Pará e atuo na saude publica (posto de saude) em Belém do Pará atualmente estou terminando pos-graduação em enfermagem do trabalho e iniciei outra pós-graduação em Saúde publica com ênfase na atenção básica.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Diagnosticando a gravidez Gravidez na Adolescência

    diagnosticando a gravidez gravidez na adolescência

  • quanto mais cedo for realizado o diagnóstico de gravidez, mais fácil será o acompanhamento do desenvolvimento do embrião/feto e das alterações que ocorrem no organismo e na vida da mulher, possibilitando prevenir, identificar e tratar eventuais situações de anormalidades que possam comprometer a saúde da grávida e de sua criança (embrião ou feto), desde o período gestacional até o puerpério.

  • este diagnóstico também pode ser feito tomando-se como ponto de partida informações trazidas pela mulher.. a partir desses dados e de um exame clínico são identificados os sinais e sintomas físicos e psicológicos característicos, que também podem ser identificados por exames laboratoriais que comprovem a presença do hormônio gonadotrofina coriônica e/ou exames radiográficos específicos, como a ecografia gestacional ou ultra-sonografia.

  • Sinais de presunção – são os que sugerem gestação, decorrentes, principalmente, do aumento da progesterona:

    sinais de presunção – são os que sugerem gestação, decorrentes, principalmente, do aumento da progesterona:

    a) amenorréia : se ocorrer amenorréia ou atraso menstrual, deve-se, antes de tudo, suspeitar da possibilidade de uma gestação. na prática, para as mulheres que procuram os serviços com atraso menstrual que não ultrapassa 16 semanas.

    b) náusea com ou sem vômitos : aspectos emocionais e adaptações hormonais são apontados como causadores desse transtorno.

    c) alterações mamárias: aumento das glandulas mamárias
    d) polaciúria.
    e) vibração ou tremor abdominal.

  • Sinais de probabilidade – são os que indicam que existe uma provável gestação.

    sinais de probabilidade – são os que indicam que existe uma provável gestação.

    a) aumento uterino
    b) mudança da coloração da região vulvar
    c) colo amolecido
    d) testes de gravidez - inicialmente, o hormônio gonadotrofina coriônica é produzido durante a implantação do ovo no endométrio; posteriormente, passa a ser produzido pela placenta. esse hormônio aparece na urina ou no sangue 10 a 12 dias após a fecundação, podendo ser identificado mediante exame específico;
    o exame laboratorial tig (teste imunológico de gravidez), na urina, ou a avaliação do hormônio â-hcg (beta-hcg), no sangue, quando positivos, indicam possibilidade de gravidez.

  • testes de gravidez caseiros: são nada mais do fitas que detectam a presença do hcg na urina. obs: como as concentrações de hcg na urina são menores que no sangue, os testes caseiros demoram um pouco mais para ficarem positivos. enquanto que o beta hcg sanguíneo pode estar positivo já no primeiro dia de atraso menstrual, os teste com beta hcg urinário são melhores quando feitos após 1 ou 2 semanas de atraso, para se evitar falsos negativos. e) sinal de rebote
    f) contrações de braxton-hicks

  • Sinais de certeza – são aqueles que efetivamente confirmam a gestação.

    sinais de certeza – são aqueles que efetivamente confirmam a gestação.

    a) batimento cardíaco fetal (bcf) ausculta dos batimentos cardiofetais (entre a 7ª e 10ª com auxílio do sonar doppler e após a 24º semana com pinnar).
    b) contornos fetais
    c) movimentos fetais ativos
    d) visualização do embrião ou feto pela ultra-sonografia– pode mostrar o produto da concepção (embrião) com 4 semanas de gestação, além de mostrar a pulsação cardíaca fetal nessa mesma época. após a 12ª semana de gestação, a ultra-sonografia apresenta grande precisão diagnóstica.
     

  • Gravidez na Adolescência

    gravidez na adolescência

  • Por que acontece a gravidez na adolescência?

    por que acontece a gravidez na adolescência?

    as principais causas da gravidez são:
    o desconhecimento de métodos anti-concepcionais, a educação dada a adolescente faz com que ela não queira assumir que tem uma vida sexual ativa e por isso não usa métodos ou usa outros de baixa eficiência (coito interrompido, tabelinha) porque esses não deixam "rastros".o uso de drogas e bebidas alcóolicas comprometem a contracepção, além das que engravidam para casar-se.
    a adolescente tem problemas emocionais devido a mudança rápida em seu corpo ou, como ela esconde a gravidez, o atendimento pré-natal não é adequado. podem ocorrer problemas como aborto ou dificuldade na amamentação.

  • não podemos dizer que toda gravidez na adolescência é indesejada, indesejadas são as gravidezes que acontecem por abuso sexual ou por falha de métodos anticoncepcionais.
    a maioria das gravidezes na adolescência não são planejadas, isto é, acontecem sem intenção, causada por diferentes fatores individuais ou sociais. porém, não é por isso que a gravidez não vai ser bem vinda.

  • a mídia é outro vilão nessa questão, exagerando na erotização do corpo. algumas pessoas que são vistas na passarela, revista, cinema e televisão são para os adolescentes verdadeiros ídolos, ídolos esses que passam uma imagem de liberação sexual, e a tendência de um fã é sempre copiar o que seu ídolo faz.
    a falta de informação dos pais de adolescentes é um fator fundamental. não havendo em casa alguém que possa os informar, que sirva de modelo, que tire suas dúvidas e angústias, como esperar dos adolescentes comportamentos mais adequados? como querer que eles aguardem o tempo mais adequado para aproveitar a sexualidade como algo bom, saudável e necessário para o ser humano?


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Diagnosticando a gravidez Gravidez na Adolescência
  • Sinais de presunção – são os que sugerem gestação, decorrentes, principalmente, do aumento da progesterona:
  • Sinais de probabilidade – são os que indicam que existe uma provável gestação.
  • Sinais de certeza – são aqueles que efetivamente confirmam a gestação.
  • Gravidez na Adolescência
  • Por que acontece a gravidez na adolescência?
  • O Ciclo Sexual Feminino Enf.ª Magda Rocha
  • O primeiro dia do ciclo menstrual é o dia de início da menstruação, não importando quantos dias ela dure.