Curso Online de Diálise Peritoneal
3 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Diálise Peritoneal

Diálise peritoneal é o processo de depuração do sangue no qual a transferência de solutos e líquidos ocorre através de uma membrana semip...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 2 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Diálise peritoneal é o processo de depuração do sangue no qual a transferência de solutos e líquidos ocorre através de uma membrana semipermeável (o peritônio) que separa dois compartimentos. Um deles é a cavidade abdominal, onde está contida a solução de diálise; o outro é o capilar peritoneal, onde se encontra o sangue com excesso de escórias nitrogenadas, potássio e outras substâncias. O peritônio age como um filtro, permitindo a transferência de massa entre os dois compartimentos. Consiste em uma membrana semipermeável, heterogênea e com múltiplos poros de diferentes tamanhos.
A diálise peritoneal é uma terapia de substituição renal.

Enfermeira Proficiente Técnica em Hematologia e Hemoterapia pela ABHH.


- Rosa Lice Moraes De Oliveira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • diálise peritoneal

    by: enfermagem & ciência

  • algumas informações:

    público alvo: enfermeiros e acadêmicos de enfermagem;
    nossos cursos não possuem avaliação;
    oferecemos tais cursos como forma de atualização e, também para ajudar os acadêmicos (carga horária) em suas atividades complementares que são exigidas pelo mec;
    esperamos contribuir no aumento de seus conhecimentos;
    este curso possui 21 slides.

  • Diálise Peritoneal:

    diálise peritoneal:

    a diálise peritoneal pode ser realizada em casa, no trabalho, na escola ou ainda durante as férias. através de uma membrana semipermeável (filtro) que é o peritônio e reveste o abdome protegendo os órgãos internos e é ricamente vascularizada.

  • é feito uma pequena cirurgia para implantação de um cateter (tubo flexível biocompatível) no abdome que permite a entrada e saída da solução de diálise.

    utiliza-se como terapia de substituição renal é subsidiada pelo sistema único de saúde.

  • a quantidade de solução a ser infundida varia de acordo com o porte do paciente. durante a diálise substâncias tóxicas e o excesso de água passam através da membrana peritoneal que se fixam na solução de diálise, após 4 a 6 horas é realizada a troca da solução que é drenada. infunde-se nova solução. processo que dura cerca de 24 horas, dispensando visitas e cuidados diários dos profissionais, dos hospitais ou centro de diálise por não ocorrerem intercorrências clínicas.

  • as diálise peritoneais podem ser realizadas manualmente, durante o dia pelo paciente -dpac- diálise peritoneal ambulatorial contínua ou com pequena máquina cicladora - dpa - diálise peritoneal automatizada.

  • DPAC- Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua:

    dpac- diálise peritoneal ambulatorial contínua:

    existe no brasil desde 1980, é uma terapia de substituição renal permite a diálise em domicílio. pacientes e familiares são treinados, onde são capacitados para a troca de bolsas de soluções, cuidados com cateter e identificação de eventuais complicações com o tratamento.

  • essa diálise é feita por gravidade, utilizando bolsas plásticas conectadas ao sistema de equipo em “y”. são duas bolsas plásticas, uma com a solução de diálise e outra vazia. o líquido da bolsa é infundido no paciente e na bolsa vazia fica a solução drenada, que estava na cavidade peritoneal. o número de trocas e volume de infusões variam de acordo com o peso, altura e a prescrição dpac.

  • o período do procedimento é aproximadamente de 30 minutos, a solução permanece de 4 à 6 horas dentro do abdome, após este período é realizado uma nova troca de dpac. durante o período entre as trocas, o paciente fica livre de bolsas, mantendo um pequeno equipo fechado, fixado e escondido abaixo das roupas.

  • DPA – Diálise Peritoneal Automatizada:

    dpa – diálise peritoneal automatizada:

    essa diálise foi regulamentada em 1999, é realizada no peritônio, usa um tubo flexível, bolsas plásticas e uma máquina cicladora.
    o paciente e familiar passam por treinamento, ministrado por enfermeiro da unidade de diálise, onde são capacitados para utilização de técnicas corretas de conexão e desconexão do paciente, manipulação do sistema, manuseio da cicladora, cuidados com cateter e identificação de eventuais complicações associadas a terapia.

  • O líquido é drenado e infundido automaticamente na cavidade peritoneal. O equipo cassete é quem faz a infusão e a drenagem é feita por uma extensão. A DPA é prescrita pelo médico de acordo com o peso, altura e a capacidade de drenagem do peritônio infiltrar substâncias tóxicas.

    o líquido é drenado e infundido automaticamente na cavidade peritoneal. o equipo cassete é quem faz a infusão e a drenagem é feita por uma extensão. a dpa é prescrita pelo médico de acordo com o peso, altura e a capacidade de drenagem do peritônio infiltrar substâncias tóxicas.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Diálise Peritoneal:
  • DPAC- Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua:
  • DPA – Diálise Peritoneal Automatizada:
  • O líquido é drenado e infundido automaticamente na cavidade peritoneal. O equipo cassete é quem faz a infusão e a drenagem é feita por uma extensão. A DPA é prescrita pelo médico de acordo com o peso, altura e a capacidade de drenagem do peritônio infiltrar substâncias tóxicas.