Curso Online de Infecção Hospitalar
4 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Infecção Hospitalar

Curso sobre IH, definições, fatores epidemiologicos, fatores de riscos.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso sobre IH, definições, fatores epidemiologicos, fatores de riscos.

Enfermeira especializada em Clínica Médica- Cirurgica, pelo centro Universitário São Camilo,especialização em Gestão em Saúde pela UECE e Auxiliar de Pericia(Pericia Forense).


- Maria Cicera Da Silva Nascimento

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Aspectos históricos gerais

    aspectos históricos gerais

    1847- ignaz philipp semmelweis preconizou a lavagem das mãos com água clorada para todo o examinador, antes de tocar a parturiente. diminuindo assim a mortalidade materna por febre puerperal, a taxa de mortalidade de 12,2% cai para 3,0%.
    1856- florence nightingale padronizou os procedimentos de cuidados de enfermagem, dando ênfase às questões de higiene e limpeza no hospital.

  • Aspectos históricos gerais

    aspectos históricos gerais

    década de 1950- surgimento de cepas de staphylococcus resistentes à penicilina; aumento na incidência de infecção hospitalar, causando surtos de infecções nos beçarios, com altas taxas de mortalidade.
    ainda em 1950 cria-se a primeira comissão de controle de infecção hospitalar na inglaterra.

  • Aspectos históricos gerais

    aspectos históricos gerais

    década de 1960- uso indiscriminado de antibióticos penicilina-resistentes e de largo espectro; aparecimento de cepas de pseudomonas e enterobacteriaceae resistentes a esses antimicrobianos, caracterizando, assim, o fenômenos da reistência bacteriana.
    - o papel da enfermagem na vigilância epidemiológica e na educação em serviço tornou-se mais evidente (1962-1963)

  • Aspectos históricos gerais

    aspectos históricos gerais

    década de 1970- implantação do nni (national nosocomial infections study- estudo relacionado a ih) e 1 conferência internacional sobre infecção hospitalar.
    década de 1980- o cdc (centers for diseasse control) recomenda um enfermeiro em tempo integral para 250 leitos no hospital, para atuar no controle de infecções.

  • Aspectos históricos gerais

    aspectos históricos gerais

    surgimento de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (hiv- human immunodeficiency virus) e hospitalização dos casos infectados, gerando grandes progressos na prevenção e controle das hiv, relacionados principalmente à biosegurança. a medida que os modos de transmissão do vírus são descobertas, novas orientações de prevenção de infecções por outros microrganismo. em um primeiro momento, a estratégica usada foi a de enfatizar as preucações com sangue e fluidos corporais.

  • Aspectos históricos gerais

    aspectos históricos gerais

    década de 2000- apesar dos avanços significativos na prevenção e controle das ih, como a melhoria dos métodos de vigilância epidêmiologica, das técnicas assepticas, desinfecção, esterilização e modernização da arquitetura hospitalar, observa-se um aumento na ocorrência das ih.
    vários fatores tendem a explicar este fenômeno mundial, entre os quais, o desenvolvimento econômico e tecnológico, levando ao aumento da expectativa de vida e, consequentemente, elevando a proporção de pacientes internados com maios risco de infecção, como idosos, prematuros, doentes cronicodegenerativos, leucêmicos e portadores de hiv.

  • Conceitos gerais

    conceitos gerais

    qualquer processo infeccioso que ocorra durante o período de permanência do cliente no hospital ou que esteja relacionado à hospitalização, manifestando-se durante a internação ou após
    alta.

  • Conceitos gerais

    conceitos gerais

    o diagnóstico de ih deve valorizar informações provenientes:
    - evidência clínica de infecção detectada através de observação direta do paciente ou de informações obtidas do seu prontuário ou de relatórios de enfermagem;
    - evidência laboratorial através de resultados de culturas, testes de detecção de antígenos ou anticorpos e métodos de visualização microscópica;

  • Conceitos gerais

    conceitos gerais

    - evidência clínica obtida da observação direta durante a cirurgia, endoscopia ou outros estudos diagnósticos.
    adoção de critérios específicos para recém-nascidos e crianças de modo geral.

  • Critérios de definições das IH

    critérios de definições das ih

    considera-se uma infecção hospitalar, quando:
    - não há evidência de infecção presente ou incubada no momento da admissão;
    - quando se desconhece o período de incubação e não há evidência clínica e/ou dado laboratorial de infecção no momento da internação, convenciona-se definir ih como toda manifestação clínica de infecção que se apresente a partir de 72h após a admissão;

  • Critérios de definições das IH

    critérios de definições das ih

    -são também consideradas como ih aquelas que se manifestam antes de 72h da internação, quando associadas a procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos realizados durante este período;
    - toda infecção em recém-nascido, exceto as transmitidas por via transplacentária e aquelas associadas à bolsa rota por mais de 24h;
    - infecção adquirida no hospital e que se torna evidente após a alta hospitalar.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Aspectos históricos gerais
  • Conceitos gerais
  • Critérios de definições das IH
  • Aspectos epidemiológicos das IHs
  • Fatores relacionados as IH
  • Microbiologia
  • Vias de infecção
  • Sítios mais frequentes
  • Infecções
  • Prevenção