Curso Online de Saúde

Curso Online de Saúde

Muita informação sobre manutenção da saúde, incluindo saúde cardiovascular e cerebral.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 40 horas


Por: R$ 26,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Muita informação sobre manutenção da saúde, incluindo saúde cardiovascular e cerebral.

Mestre em alimentos e nutrição. Professor de ciência dos alimentos, biologia, química, ciências e bioquímica. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324. Pesquisador de qualidade de vida, alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Especialista em nutrição clínica e esportiva; gerontologia e qualidade de vida. Estudo intensamente nutrição, alimentos, saúde e gerontologia, dentre outras áreas. Nestes cursos transmito informações preciosas e atualizadas sobre alimentação e saúde com total credibilidade e clareza após estudar intensamente cada conteúdo.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Saúde

  • As diretrizes da Estratégia Saúde da Família (ESF) apresentam um modelo assistencial no qual as práticas devem estar orientadas pelos determinantes do processo saúde-doença, considerando o indivíduo no seu contexto familiar, como parte de grupos e de comunidades sócio-culturais e contemplando ações importantes no campo da Vigilância em Saúde e da Promoção da Saúde.  

  • Hoje em dia, as doenças crônicas não transmissíveis - DCNT têm um efeito devastador nas pessoas e nas economias das populações mais pobres, maior que as doenças transmissíveis. As duas principais DCNT com maior impacto no perfil epidemiológico brasileiro são a hipertensão e diabetes mellitus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui como doenças crônicas não transmissíveis as doenças cardiovasculares (cerebrovasculares, isquêmicas), as neoplasias, as doenças respiratórias crônicas e diabetes mellitus.

  • Ações da promoção da saúde são fundamentais para a construção de intervenções que atuem nos fatores de risco e proteção das DCNT. No cuidado integral a atuação da promoção da saúde exige aumentar a participação comunitária e a ação coletiva local na construção de modos de viver saudáveis.

  • Para se atingir os objetivos da saúde pública, ou seja, possivelmente prevenir doenças, prolongar a vida e promover a saúde os meios podem ser: (1) a sanitização do ambiente; (2) o controle das infecções transmissíveis; (3) a educação individual da higiene pessoal; (4) a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de doenças; (5) construir a maquinaria social para assegurar a todos um padrão de vida adequado para a manutenção da saúde.

  • Sistema Único de Saúde

  • O SUS são princípios e diretrizes. O SUS fundamenta-se em três princípios: universalidade, igualdade e equidade. A equidade como princípio complementar ao da igualdade significa tratar todas as diferenças em busca da igualdade. As diretrizes do SUS são três: descentralização, participação da comunidade através dos Conselhos de Saúde e o atendimento integral, ou seja, prover as ações curativas e as ações preventivas necessárias.

  • Antes da criação do SUS, o Ministério da Saúde (MS), apoiado por estados e municípios, desenvolvia basicamente quais tipos de ações?

    Ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, merecendo destaque as campanhas de vacinação e controle de endemias.

  • São princípios doutrinários do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.

  • O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970. A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.

    Grupos de médicos e outros profissionais preocupados com a saúde pública desenvolveram teses e integraram discussões políticas. Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Entre os políticos que se dedicaram a esta luta está o sanitarista Sergio Arouca.

    As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). https://pensesus.fiocruz.br/reforma-sanitaria

  • Estabelecida a partir da Constituição Federal de 1988 e regulamentada pelas Leis 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e 8.142/90, a descentralização da gestão e das políticas da saúde no país feita de forma integrada entre a União, estados e municípios é um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com este princípio, o poder e a responsabilidade sobre o setor são distribuídos entre os três níveis de governo, objetivando uma prestação de serviços com mais eficiência e qualidade e também a fiscalização e o controle por parte da sociedade.

    A partir do conceito constitucional do comando único, cada esfera de governo é autônoma e soberana em suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade. Neste sentido, a autoridade sanitária do SUS é exercida: na União, pelo ministro da saúde; nos estados, pelos secretários estaduais de saúde; e, nos municípios, pelos secretários municipais de saúde. https://pensesus.fiocruz.br/descentralizacao


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 26,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Sistema Único de Saúde
  • Redes de Atenção à Saúde
  • Planejamento em Saúde
  • Alimentação e Saúde
  • Alimentos Funcionais
  • Emagrecimento
  • Imunonutrição
  • Prevenção da Doença de Alzheimer
  • Prevenção da Aterosclerose
  • Prevenção da Hipertensão
  • Prevenção do diabetes