Curso Online de Bioquímica

Curso Online de Bioquímica

Saiba mais sobre biomoléculas e metabolismo.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 30 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Saiba mais sobre biomoléculas e metabolismo.

Mestre em alimentos e nutrição. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Professor de ciências e biologia. Bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia, nutrição e ensino após cursar disciplinas eletivas referentes a estas áreas e fazer estágios no decorrer da graduação. No final de cada curso não há avaliação. Cursou, aprendeu bastante devido a meu compromisso de oferecer ensino de qualidade, não tem a preocupação e ansiedade em ser avaliado (a) um monte de conteúdos simultaneamente. No certificado é informado o número de dias em que o curso foi cursado e o tanto de horas que ele foi acessado, diante disto, não convém cursar muito rápido e em poucos dias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Bioquímica

  • Conhecimentos Específicos p/ UFRN (Técnico de Laboratório/Química) Em PDF - Pós-Edital www.estrategiaconcursos.com.br

  • As atividades funcionais das celulas que resultam em crescimento, reparo, liberacao de energia, uso de alimentos e secrecoes sao agrupadas na categoria metabolismo. O metabolismo consiste de dois processos opostos: anabolismo e catabolismo. Anabolismo e aconstrucao de materias complexas a partir de elementos mais simples, como os alimentos e o oxigenio, e requer energia. O catabolismo e a quebra e a transformacao de substancias complexas em substancias menores, com liberacao de energia e dioxido de carbono. A soma de todas as reacoes quimicas dentro de uma celula e, portanto, chamada de metabolismo.

  • As biomoléculas são consideradas as moléculas da vida, pois são componentes fundamentais dos organismos vivos. Elas são compostos químicos presentes nas células de todos os seres vivos. A maioria delas são macromoléculas, ou seja, moléculas grandes que apresentam uma estrutura bastante complexa. Cada biomolécula é composta de subunidades que determinam características estruturais e arranjos específicos dentro da célula. Quando reunidas e devidamente organizadas, essas moléculas interagem de modo a conferir as características dos seres vivos.

  • A água é um dos principais constituintes do plasma sanguíneo. Nela, as proteínas, sais minerais, gás carbônico e outras substâncias são dissolvidos e transportados.

  • Nao mais que quatro elementos oxigenio (O), carbono (C), hidrogenio (H) e nitrogenio (N) constituem 96% da materia viva. Calcio (Ca), fosforo (P), potassio (K), enxofre (S) e alguns outros elementos sao responsa-veis pela maior parte dos restantes 4% da massa de um organismo. Os elementos-traco sao necessarios a um organismo em quantidades apenas diminutas. Alguns elementos-traco, como o ferro (Fe), sao necessarios para todas as formas de vida; outros sao necessarios apenas para certas especies. Por exemplo, em vertebrados (animais com coluna vertebral), o elemento iodo (I) e um ingrediente essencial de um hormonio produzido pela glandula tireoide. A ingestao diaria de apenas 0,15 miligramas (mg) de iodo e adequada para a atividade normal da tireoide humana. Uma deficiencia de iodo na dieta causa o aumento anormal da glandula tireoide, uma condicao chamada de bocio. Nos lugares onde o iodo esta disponivel, o consumo de sal iodado reduz a incidencia de bocio.
    CAMPBELL N.A., REECE J. B. Biologia. 8ª Ed. Artmed, São Paulo, 2010.

  • Em todos os organismos, a informacao genetica na forma de genes e codificada nas moleculas de DNA. Essa informacao e escrita no mesmo codigo quimico, composta a partir dos mesmos blocos quimicos de construcao, interpretada essencialmente pela mesma maquinaria quimica e replicada de igual maneira quando um organismo se reproduz.

  • Cada aminoácido liga-se a outro por meio de ligações peptídicas, seguindo uma sequência específica, que é determinada pelo código genético presente no DNA. 

  • https://www.biologianet.com/biologia-celular/peptideos.htm

  • Lipídios

  • Os lipídios são substâncias de origem orgânica, de aspecto e consistência oleosos, encontrados nos tecidos dos animais e vegetais. Atuam no transporte das vitaminas lipossolúveis, sendo ainda responsáveis pelo armazenamento de energia. Protegem órgãos, atuam como isolantes térmicos, na mobilização de vitaminas lipossolúveis (A, E, D e K), mantêm a integridade da membrana plasmática, entre outras funções. São compostos de carbono, oxigênio e hidrogênio e cada molécula de lipídios possui glicerol combinado com ácidos graxos.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Lipídios
  • Carboidratos
  • Fermentação
  • Ácidos Nucleicos
  • Proteínas
  • Minerais
  • Metabolismo
  • Princípios de Bioquímica Médica