
Curso Online de Metabolismo
Metabolismo explicado com teoria e exercícios e bastante imagens, tudo para facilitar a melhor aprendizagem da bioquímica metabólica.
Continue lendo
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):


-
Metabolismo
- Metabolismo Lipídico
-
LIPOPROTEÍNAS
As lipoproteínas são partículas que transportam lipídios apolares em seu núcleo. Estes complexos são constituídos por quantidades variáveis de colesterol e seus ésteres, triglicerídios, fosfolipídios e apoproteínas, sendo solúveis no plasma devido à natureza hidrofílica da parte protéica.
-
As lipoproteínas plasmáticas podem ser classificadas de acordo com a sua densidade; por ordem decrescente temos as HDL (lipoproteínas de alta densidade; 30-60% proteínas; 1,06 -1,13 de densidade), as LDL (lipoproteínas de baixa densidade), as IDL (lipoproteínas de densidade intermédia), as VLDL (lipoproteínas de muito baixa densidade) e os quilomicra (1-2% proteínas; <0,95 de densidade). Quanto maior é a percentagem de proteínas e menor a de triacilgliceróis maior é a sua densidade.
-
FUNÇÕES DAS LIPOPROTEÍNAS
-
http://www2.uah.es/biomodel/model2/lip/fig/lipoprot-papel.png
-
TRANSPORTE DE LIPÍDIOS
Os lipídios da alimentação são transportados pelos quilomícrons e os provenientes da síntese hepática são transportados pelas demais lipoproteínas.
A diferença básica entre cada lipoproteína diz respeito à quantidade de lipídios e proteínas na molécula, aumentando a densidade quanto maior a quantidade de proteínas presente em sua composição.
-
O transporte de lipídios no organismo é descrito em duas vias metabólicas, a exógena e a endógena.
A via exógena corresponde ao transporte de lipídios da dieta do intestino para o fígado e a via endógena corresponde ao transporte das lipoproteínas sintetizadas nos hepatócitos para os tecidos periféricos.
-
Os triglicerídeos são transportados a partir do intestino nos quilomícrons e a partir do fígado nas VLDLs (via exógena). Os ácidos graxos livres são transportados ligados a albumina. A LDL transporta colesterol para os tecidos extra-hepáticos (TEH) e a HDL faz o inverso, ou seja, transporta o colesterol dos TEH para o fígado (via endógena).
Se tiver excesso de LDL na circulação, estas ficam mais sujeitas a modificações, sendo captadas e acumuladas nos macrófagos presentes nas paredes arteriais, estimulando a aterosclerose. -
COLESTEROL
O colesterol modula a fluidez das membranas dos eucariontes, é o precursor dos hormônios esteróides, tais como progesterona, testosterona, estradiol e cortisol, da vitamina D e dos ácidos biliares.
O colesterol é secretado na bile como ácido biliar ou como colesterol livre até a saturação do sistema enzimático de síntese de ácidos biliares, levando a necessidade da exportação do colesterol em excesso para os tecidos extra-hepáticos. -
O destino desse colesterol, entretanto, está assegurado em todas as células do organismo, devido à existência de receptores para LDL.A captação de colesterol, entretanto, ocorre, preferencialmente, nas células de tecidos que possuam grande necessidade de colesterol para a síntese de membrana celular devido a grande produção de células (medula óssea, testículos, tecido epitelial) ou para a produção de hormônios derivados do colesterol (gônadas e supra-renais).
Pagamento único

Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Metabolismo Lipídico
- Lipoproteínas
- Beta oxidação
- Formação de corpos cetônicos
- Biossíntese de ácidos graxos
- Metabolismo dos Carboidratos
- Glicólise
- Fermentação
- Glicogênese
- Ciclo de Krebs
- Cadeia transportadora de elétrons
- Fosforilação oxidativa
- Gliconeogênese
- Metabolismo dos Aminoácidos
- Desaminação
- Transaminação
- Ciclo da ureia
- Integração do Metabolismo