Curso Online de Genômica Nutricional

Curso Online de Genômica Nutricional

Genômica nutricional representa uma a´rea-chave para a nutric¸a~o que surgiu no contexto do po´s-genoma humano. Seu foco de investigac...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 20 horas


Por: R$ 28,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Genômica nutricional representa uma a´rea-chave para a nutric¸a~o que surgiu no contexto do po´s-genoma humano. Seu foco de investigac¸a~o e´ a interac¸a~o nutriente e gene que pode ocorrer de duas formas: nutrientes podem influenciar o funcionamento do genoma e, da mesma forma, variac¸o~es no genoma podem influenciar a resposta individual a` alimentac¸a~o. Preve^-se que o principal impacto da nutrigeno^mica sera´ a personalizac¸a~o, com base no geno´tipo, das recomendac¸o~es nutricionais para a promoc¸a~o da sau´de e a reduc¸a~o do risco de doenc¸as cro^nicas na~o transmissi´veis.

Mestre em alimentos e nutrição. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Professor de ciências e biologia. Bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia, nutrição e ensino após cursar disciplinas eletivas referentes a estas áreas e fazer estágios no decorrer da graduação. No final de cada curso não há avaliação. Cursou, aprendeu bastante devido a meu compromisso de oferecer ensino de qualidade, não tem a preocupação e ansiedade em ser avaliado (a) um monte de conteúdos simultaneamente. No certificado é informado o número de dias em que o curso foi cursado e o tanto de horas que ele foi acessado, diante disto, não convém cursar muito rápido e em poucos dias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • http://andreiatorres.com/blog/2019/4/11/genomica-nutricional
    Genômica Nutricional
    https://www.asnutris.com.br/blog/post/98/GEN%C3%94MICA-NUTRICIONAL-INTERA%C3%87%C3%83O-ENTRE-GENE-E-NUTRIENTE

  • A genética propiciou grandes avanços na medicina como um todo. Permitiu análises mais amplas do genoma humano, da expressão gênica, da variação genética individual e das interações entre os genes e o ambiente. Para a área da genômica nutricional, os estudos atualmente nos fornecem conhecimentos sobre como os nutrientes se comportam entre a saúde e a doença, como são as alterações da expressão e/ou estrutura dos genes do indivíduo, objetivando a procura para estabelecer o melhor tratamento nutricional de acordo com o genótipo individual.

  • A genômica é a ciência que estuda os genomas coleção completa de genes que compõem o DNA de um organismo e suas funções, bem como as interações entre eles e deles com os ambientes interno e externo. Isso inclui o estudo de padrões no sequenciamento de DNA e ácido ribonucleico (RNA) e de mutações genéticas, hereditárias ou somáticas (adquiridas durante a vida).

  • Genômica nutricional representa uma area-chave para a nutricao que surgiu no contexto do pos-genoma humano. Seu foco de investigacao e a interacao nutriente e gene que pode ocorrer de duas formas: nutrientes podem influenciar o funcionamento do genoma e, da mesma forma, variacoes no genoma podem influenciar a resposta individual a alimentacao. Preve-se que o principal impacto da nutrigenomica sera a personalizacao, com base no genotipo, das recomendacoes nutricionais para a promocao da saude e a reducao do risco de doencas cronicas nao transmissiveis.

  • A genômica nutricional é frequentemente apresentada como uma revolução do ponto de vista científico porque permitiria identificar com precisão os fatores de risco associados a cada herança genética e, portanto, considerar recomendações nutricionais adaptadas ao indivíduo

  • É viável o maior conhecimento de como a alimentação é capaz de modificar o potencial genético de um indivíduo, fomentar seu desenvolvimento físico e mental, aumentar seu bem-estar e mudar a susceptibilidade a certas enfermidades pode ter grandes implicações, especialmente em caso de doenças de elevada prevalência e comorbidades como: doença cardiovascular, obesidade, síndrome metabólica e câncer.

  • Nutrientes e compostos bioativos normalmente presentes nos alimentos alteram a expressao genica e/ou a estrutura do genoma.

    A influencia da dieta na saude depende da estrutura genetica do individuo.

    Determinados genes e suas variantes comuns sao regulados pela dieta e podem participar de doencas cronicas nao transmissiveis.

  • Intervencoes dieteticas baseadas na necessidade e estado nutricional, bem como no genotipo, podem ser utilizadas para desenvolver uma nutricao personalizada que otimize a saude e previna ou mitigue doencas cronicas nao transmissiveis.

    COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrientes. Capítulo nutrigenomica e biodisponibilidade de nutrientes. São Paulo: Manole, 5 ed. 2016.

  • O Projeto Genoma Humano identificou que o número de genes que contêm informações de codificação de proteínas varia entre 25 mil e 35 mil, sendo a estrutura genética 99,9% idêntica em todos os seres humanos. São as diferenças nos 0,1% restantes que influenciam as diversas formas de ocorrência e desenvolvimento de doenças.

  • Com a finalização do projeto em 2003, os geneticistas concluíram que, isoladamente, o mapeamento genético e a identificação de genes (genômica estrutural) não explicariam a maior parte dos mecanismos biológicos, frustrando a expectativa inicial de desvendar de forma definitiva as causas das doenças e suas formas de prevenção. De posse de um grande conjunto de sequências genéticas depositadas, o desafio passou a ser, então, encontrar correlações entre a estrutura e a função de cada gene (genômica funcional), o que deu início à chamada “era pós-genômica”

  • Com base em conhecimentos da genômica estrutural, foram promovidas e aperfeiçoadas técnicas que permitiram o avanço da pesquisa relacionada à genômica funcional, que passaram a integrar as chamadas ciências “ômicas” entre as principais estão a transcriptômica, a proteômica e a metabolômica. Essas novas abordagens têm como objetivo compreender as mudanças no funcionamento do genoma em diferentes estágios do desenvolvimento e sob diferentes condições ambientais, proporcionando um melhor entendimento da mecânica da biologia molecular


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 28,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • IMPORTÂNCIA DA GENÔMICA NUTRICIONAL PARA A SAÚDE
  • ÁCIDOS NUCLEICOS
  • EPIGENÉTICA
  • NUTRIGENÉTICA
  • NUTRIGENÔMICA
  • FATOR DE TRANSCRIÇÃO NUCLEAR (NF-kB)
  • NUTRIGENÔMICA E CÂNCER
  • EPIGENÉTICA
  • HISTONAS
  • NUTRIGENÔMICA E OBESIDADE