Curso Online de Nutrição

Curso Online de Nutrição

Nutrientes e saúde.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 30 horas


Por: R$ 24,49
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Nutrientes e saúde.

Mestre em alimentos e nutrição-Unesp. Bioquímico-UFV. Professor de ciência dos alimentos, biologia, química, ciências e bioquímica. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324. Pesquisador de qualidade de vida, alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Especialista em nutrição clínica e esportiva; gerontologia e qualidade de vida. Estudo intensamente nutrição, alimentos, saúde e gerontologia, dentre outras áreas. Nestes cursos transmito informações preciosas e atualizadas sobre alimentação e saúde com total credibilidade e clareza após estudar intensamente cada conteúdo. No final de cada curso não há avaliação. Cursou, aprendeu bastante e não tem a preocupação, ansiedade em ser avaliado (a). No certificado é informado o número de dias em que o curso foi cursado e o tanto de horas que ele foi acessado, diante disto, não convém cursar muito rápido e em poucos dias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Nutrição

  • Alimentação Saudável: https://www.youtube.com/watch?v=MxQDmlfZWJc

  • Digestão

  • A digestão é um processo posterior ao consumo de alimentos. Essa etapa é tão importante que, caso ela ocorra de forma inadequada, certamente os alimentos consumidos não conseguirão cumprir seu papel nutricional de fornecer os nutrientes e a energia necessária para as atividades diárias.

    Contudo, a digestão dos compostos orgânicos é só uma das etapas para o fornecimento de energia. Após a digestão e a absorção dos nutrientes, o organismo necessita oxidá-los para, então, produzir energia de uma forma que as nossas células sejam capazes de aproveitá-los para as inúmeras reações químicas que acontecessem nos seres vivos. E é aí nesse momento, que podemos dizer que ocorre uma das integrações entre a nutrição e a respiração.

  • A digestão do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas. Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. Os sais biliares têm ação detergente, emulsificando ou emulsionando as gorduras (fragmentando suas gotas em milhares de microgotículas).

  • Fonte: Sara Morgana Faculdades Unidas do Vale do Araguaia UNIVAR disciplina nutrição humana, aula carboidratos.

  • O HCl e a pepsina são os dois componente do suco gástrico utilizados na digestão química. O ácido clorídrico (HCl) tem a função de romper a matriz extracelular que une as células na carne e no material vegetal, enquanto a pepsina rompe as ligações peptídicas, clivando as proteínas em polipeptídeos menores. As formas inativas destes dois componentes são produzidos por dois tipos de células presentes nas glândulas gástricas do estômago.

  • Enzimas digestivas são proteínas com função de quebrar macromoléculas em porções menores, facilitando sua absorção no organismo através do intestino. Elas podem ser produzidas naturalmente pelo corpo ou ingeridas a partir da alimentação, assim acelerando as reações químicas do organismo.

    Sobre as Enzimas, assinale:
    (1) Para Amilase. (2) Para Lipase. (3) Para Protease.

    ( ) Decompõe carboidratos ou amidos em moléculas de açúcar. Em quantidade insuficiente pode levar à diarreia.
    ( )Quebra as proteínas em aminoácidos. Também ajuda a manter bactérias, leveduras e protozoários fora do intestino. A sua falta pode levar a alergias ou toxicidade no intestino.
    ( ) Trabalha com a bile do fígado para quebrar as gorduras. A insuficiência desta enzima, estará faltando vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K.

    A sequência CORRETA é: A. 1 2 3. B. 3 2 1. C. 2 1 3.
    D. 1 3 2. E. 3 1 2.
    Prova Nutricionista - Pref. Cachoeira dos Índios/PB-2020. D.

  • D

  • A digestão dos carboidratos acontece inicialmente na boca. A enzima ptialina, também chamada de amilase salivar, é secretada pelas glândulas salivares. Esta enzima quebra as ligações alfa-14 entre as moléculas de glicose do amido e as hidrolisa até maltose e oligossacarídeos. Como o alimento passa pouco tempo na boca, este processo é incompleto, pois a amilase não consegue quebrar as ligações alfa 16 que existem entre as moléculas de glicose. A amilase salivar continua atuando até chegar no estômago, onde sua ação é inibida pelo pH ácido. Já no intestino delgado, a enzima amilase pancreática forma principalmente maltose, oligossacarídeos (dextrinas) e determinada quantidade de isomaltose.

  • A lactose consiste no principal dissacarídeo encontrado no leite de mamíferos. Para sua digestão, é necessária a atuação da enzima lactase, presente na borda da escova do ____________. No processo, a lactase quebra as ligações que unem a glicose e a _________, liberando esses monossacarídeos para serem absorvidos pelo intestino. Os termos hipolactasia, má absorção à lactose e intolerância à lactose dizem respeito a diferentes situações. Hipolactasia referese à diminuição da atividade da lactase. A má absorção à lactose é a dificuldade em digerir tal _____________. Já a intolerância à lactose ocorre quando a má digestão de lactose produz sinais e sintomas clínicos como distensão abdominal, __________, cólicas e diarreia. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
    A) estômago sacarose dissacarídeo gases
    B) antro lactose polissacarídeo febre
    C) intestino delgado galactose dissacarídeo flatulência
    D) duodeno maltose monossacarídeo visão turva E) esôfago galactose polissacarídeo cefaleia
    C, Prova Nutricionista - Pref. Porto Alegre/RS-2021


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,49
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Digestão
  • Carboidratos
  • Proteínas
  • Enzimas
  • Lipídios
  • Sais Minerais
  • Vitaminas
  • Alimentação e Pele Saudável
  • Prevenção da Aterosclerose