Curso Online de Nutrição Funcional: Genômica Nutricional e Imunonutrição

Curso Online de Nutrição Funcional: Genômica Nutricional e Imunonutrição

A nutrição funcional é uma área de conhecimento da nutrição baseada na perspectiva da medicina funcional. O termo “funcional” aplica-se à...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 30 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A nutrição funcional é uma área de conhecimento da nutrição baseada na perspectiva da medicina funcional. O termo “funcional” aplica-se à manifestação de mudanças em processos fisiológicos básicos que refletem sintomas de duração, intensidade e frequência aumentadas, ou seja, não se resume apenas a doenças de origem conhecida, mas alterações precoces nas funções orgânicas que podem evoluir para doenças crônicas ao longo da vida. As condutas da nutrição funcional são norteadas pelos seguintes princípios básicos:

I. Individualidade bioquímica.
II. Tratamento centrado no paciente.
III. Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes.
IV. Saúde como vitalidade positiva.
V. Inter-relações pela teia de interconexões metabólicas.

Mestre em alimentos e nutrição. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Professor de ciências e biologia. Bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia, nutrição e ensino após cursar disciplinas eletivas referentes a estas áreas e fazer estágios no decorrer da graduação.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Nutrição Funcional: Genômica Nutricional e Imunonutrição

    Maior compreensão da interação entre genoma e alimentação contribuirá para a promoção da saúde. Através de dietas personalizadas busca-se a promoção da saúde e a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis.

  • A nutrição funcional é uma área de conhecimento da nutrição baseada na perspectiva da medicina funcional. O termo “funcional” aplica-se à manifestação de mudanças em processos fisiológicos básicos que refletem sintomas de duração, intensidade e frequência aumentadas, ou seja, não se resume apenas a doenças de origem conhecida, mas alterações precoces nas funções orgânicas que podem evoluir para doenças crônicas ao longo da vida. As condutas da nutrição funcional são norteadas pelos seguintes princípios básicos:

    I. Individualidade bioquímica.
    II. Tratamento centrado no paciente.
    III. Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes.
    IV. Saúde como vitalidade positiva.
    V. Inter-relações pela teia de interconexões metabólicas.
    https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/28223950/7cec3aa6dfd8/nutricionista.pdf

  • Podemos dizer que a nutrição funcional tem cinco princípios básicos:

    Individualidade bioquímica cada organismo recebe e reage a um nutriente de forma particular, sendo que a genética interage com a alimentação e o ambiente. Isso determinará quais alimentos funcionais serão benéficos ou maléficos ao organismo, bem como as necessidades e carências específicas.

    Tratamento centrado no paciente conhecendo a individualidade bioquímica, pode-se traçar o tratamento mais adequado a cada indivíduo, considerando sempre os fatores genéticos, ambientais e emocionais que o cercam

  • Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes é importante que a oferta de nutrientes seja realizada em quantidades adequadas e em equilíbrio, para que haja otimização da absorção e o aproveitamento pelas células.

    Inter-relações em teia de fatores fisiológicos todas as funções do organismo estão interligadas; para o adequado funcionamento, tais funções devem estar em equilíbrio. O desequilíbrio é a situação que pode causar doenças crônicas.

    Saúde como vitalidade positiva o estado de saúde é o equilíbrio físico, emocional e ambiental

  • As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são responsáveis por altas taxas de morbimortalidade no Brasil e no mundo. A alta prevalência nos casos de mortalidade e os fatores de risco semelhantes entre as doenças crônicas foram essenciais para a OMS desenvolver estratégias preventivas para o enfrentamento das DCNTs.

  • Pelo fato de o envelhecimento e a longevidade estarem intimamente ligados à nutrição, já há estudos evidenciando a alimentação funcional como aliada na prevenção de DCNTs, tão comuns nessa fase da vida, mas que podem ser minimizadas com uma alimentação equilibrada. Como o organismo está em modificação, com metabolismo mais lento, os alimentos funcionais parecem ser o equilíbrio perfeito para que o processo de envelhecimento ocorra com saúde, adiando o surgimento ou agravo das doenças.

  • Pelo fato de o envelhecimento e a longevidade estarem intimamente ligados à nutrição, já há estudos evidenciando a alimentação funcional como aliada na prevenção de DCNTs, tão comuns nessa fase da vida, mas que podem ser minimizadas com uma alimentação equilibrada. Como o organismo está em modificação, com metabolismo mais lento, os alimentos funcionais parecem ser o equilíbrio perfeito para que o processo de envelhecimento ocorra com saúde, adiando o surgimento ou agravo das doenças.
    SOUZA, L.; MARTÍNEZ, D.G.A. Nutrição Funcional e Fitoterapia. Porto Alegre. SAGAH, 2017.

  • No caso da obesidade, que é uma das doenças crônicas mais prevalentes e que causa a maioria das demais DCNTs, a nutrição funcional tem papel essencial no tratamento, já que, por meio de diferentes alimentos anti-inflamatórios, poderá modular o estado inflamatório crônico.

  • As dietas ricas em alimentos refinados, gorduras saturadas e trans, açúcares, bebidas alcoólicas, pouca ingestão de frutas, hortaliças, grãos e água, tornam a saúde do intestino vulnerável, agredindo-o e inflamando-o. Essa situação provoca complicações que envolvem o sistema imunológico, a permeabilidade intestinal e o enfraquecimento da microbiota benéfica em relação à patógena, o que potencializa os processos alérgicos.

  • Na nutrição funcional, diversos aspectos da saúde do paciente são avaliados.

    Os sintomas são analisados e, a partir daí, busca-se o problema inicial, para realizar o tratamento. Deve ser sempre pesquisado o funcionamento adequado do trato gastrintestinal, que geralmente se encontra em desequilíbrio pelos maus hábitos alimentares. Essa condição pode até reduzir a eficiência imunológica, causando problemas de pele e cabelos, entre outros distúrbios mais graves. Tem-se evidenciado deficiência de absorção de nutrientes e até dificuldade na perda de peso devido ao mau funcionamento intestinal.

  • Consumir grãos integrais pode auxiliar no controle do peso, prevenindo ou ajudando a combater a obesidade. Além disso, os grãos integrais também são fontes de vitamina B, que auxilia na liberação da energia dos alimentos e na promoção da saúde do sistema nervoso, e de minerais, como o ferro, o magnésio e o selênio, que participam na manutenção da saúde do sangue, dos ossos e do sistema imunológico. Cereais como o arroz integral, o trigo integral, a aveia, a cevada, e o centeio, também são fontes de fibras. A ingestão diária de fibras auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

    http://damagrinha.com.br/blog/posts/beneficios-dos-graos-graos-integrais-30
    FERREIRA, Naomi Vidal. Análise e comparação das funções cognitivas dos participantes do estudo Advento praticantes dos diferentes tipos de dieta. 2019. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • NUTRIÇÃO FUNCIONAL
  • EPIGENÉTICA
  • NUTRIGENÉTICA
  • NUTRIGENÔMICA
  • FATOR DE TRANSCRIÇÃO NUCLEAR (NF-kB)
  • NUTRIGENÔMICA E CÂNCER
  • EPIGENÉTICA
  • HISTONAS
  • NUTRIGENÔMICA E OBESIDADE
  • RESTRIÇÃO CALÓRICA
  • IMUNOLOGIA
  • IMUNONUTRIÇÃO
  • IMUNONUTRIENT