Curso Online de Benefício do Consumo de Uva e Derivados

Curso Online de Benefício do Consumo de Uva e Derivados

Os polifenóis ricamente presentes em uvas e derivados são excelentes para a saúde.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Os polifenóis ricamente presentes em uvas e derivados são excelentes para a saúde.

Mestre em alimentos e nutrição-Unesp. Bioquímico-UFV. Professor de ciência dos alimentos, biologia, química, ciências e bioquímica. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324. Pesquisador de qualidade de vida, alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Especialista em nutrição clínica e esportiva; gerontologia e qualidade de vida. Estudo intensamente nutrição, alimentos, saúde e gerontologia, dentre outras áreas. Nestes cursos transmito informações preciosas e atualizadas sobre alimentação e saúde com total credibilidade e clareza após estudar intensamente cada conteúdo. No final de cada curso não há avaliação. Cursou, aprendeu bastante e não tem a preocupação, ansiedade em ser avaliado (a). No certificado é informado o número de dias em que o curso foi cursado e o tanto de horas que ele foi acessado, diante disto, não convém cursar muito rápido e em poucos dias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE UVAS E DERIVADOS

  • A uva e seus produtos (principalmente o vinho) estão entre os alimentos mais bem investigados quanto às suas propriedades funcionais.

    Produtos não alcoólicos como suco de uva também apresentam propriedades bioativas que tem impacto positivo na saúde humana.

    INTRODUÇÃO

  • Estudos baseados em evidências epidemiológicas e experimentais mostraram que os compostos polifenólicos presentes na uva, principalmente o resveratrol, as antocianinas e a quercetina, apresentam propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antimutagênicas, hepatoprotetoras, cardioprotetora entre outras.

  • YADAV et al, 2009.


    Nesta figura, está destacado vários benefícios que o consumo de uva pode proporcionar.

  • A nutrição e padrões dietéticos adequados, ricos em substâncias antioxidantes, assim como em quantidade adequadas de outros nutrientes e não nutrientes, associados à prática de atividade física, condições adequadas de higiene e moradia e controle emocional têm sido apresentados como alternativa para impactar diretamente a saúde da população, por meio dos benefícios atribuídos à inibição do estresse oxidativo.

  • Devido à crescente preocupação com a saúde humana, pesquisas sobre compostos com atividade antioxidante têm aumentado de forma que, a cada dia, são descobertos novos alimentos ou produtos, os quais apresentam capacidade de combater os radicais livres e espécies não radicalares também fortemente oxidantes inibindo o estresse oxidativo.

  • UVAS

    UVAS

    Os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Bahia, Santa Catarina, e Minas Gerais são os maiores produtores de uvas do Brasil. O Estado do Rio Grande do Sul, com mais de 42.449 hectares plantados, destaca-se como sendo grande produtor de uvas do país.

    Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

  • As uvas são consideradas uma das maiores fontes de compostos fenólicos quando comparadas a outras frutas e vegetais, porém a grande diversidade entre as cultivares resulta em uvas com diferentes características, tanto de sabor quanto de coloração, o que certamente está associado com o conteúdo e o perfil dos polifenólicos.

    Por ser a matéria-prima para a produção de vinhos e sucos, é importante conhecer os teores de compostos fenólicos das uvas, pois estes tendem a influenciar a qualidade dos produtos finais.

  • Os compostos fenólicos das uvas podem ser classificados em flavonóides e não-flavonóides. Do primeiro grupo fazem parte os flavanóis (catequina, epicatequina e epigalocatequina), flavonóis (kaempferol, quercetina e miricetina) e antocianinas, e ao segundo grupo pertencem os ácidos fenólicos, hidroxibenzóicos e hidroxicinâmicos. Além destes compostos, pode-se encontrar também o resveratrol, polifenol pertencente à classe dos estilbenos.

  • As uvas das espécies de Vitis labrusca são denominadas uvas rústicas ou comuns. De maneira geral, estas videiras caracterizam-se por apresentarem elevada produtividade e alta resistência às doenças que normalmente atacam as cultivares de Vitis vinifera, conhecidas como uvas finas.

    Vitis labrusca Vitis vinifera

  • SUCO DE UVA

    SUCO DE UVA

    O suco de uva é uma bebida não-alcoólica que apresenta efeitos como manutenção da função endotelial, diminuição da agregação plaquetária, aumento da capacidade antioxidante e proteção contra oxidação do LDL (lipoproteína que quando em excesso pode estimular a aterosclerose).


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • UVAS
  • SUCO DE UVA
  • COMPOSTOS FENÓLICOS
  • ANTOCIANINAS
  • RESVERATROL
  • VINHO
  • COMPOSTOS FENÓLICOS DA UVA E INIBIÇÃO DA ATEROSCLEROSE